Veredito: Um começo bom, um final magnífico e um tédio no meio.

É fácil ver por que Omori é tão querido, mesmo não sendo um jogo pra quem tem coração fraco. Seus tópicos de trauma, morte, luto, medos, culpas, depressão, suicídio, crises de ansiedade, perda e superação, negação e aceitação, amizades construídas, despedaçadas e reatadas... são todos trabalhados com muita maturidade e seriedade, por devs que sabem a importância desses temas.

É um jRPG padrão bem sólido, com batalhas em turno simples e intuitivas que qualquer um aprende fácil, mas elaboradas o bastante pra se manterem envolventes até o final. O visual simulando rabiscos com lápis de cor é LINDO DE MORRER PQP, criando um contraste brilhante entre a temática pesada da trama e o fato de ela estar sendo vivida por crianças, com todo um ar infantil. A história começa promissora e te dá motivos suficientes pra querer avançar nela, os personagens todos são muito bem feitos (ESPECIALMENTE o protagonista, que mesmo sendo o tropo do avatar-mudo-pro-jogador-se-espelhar é um personagem super completinho e bem escrito pra cacete), e o último ato do jogo está entre os mais bem feitos e tocantes de toda a história gamística.

Mas o meio do jogo, ai meu caralho de asas, é um SACO. A introdução é excelente e quando você recebe um objetivo concreto - procurar X - se sente de fato envolvido nele... por um tempo. "Procurar X" é uma constante absolutamente imutável e monótona do começo ao fim da jornada. É ficar preso num ciclo infinito de "fomos em tal lugar e não encontramos X, e fizemos um desvio de rota sem motivo pra uma dungeon, vamos tentar agora naquele outro lugar porque sim" de novo, e de novo, e de novo... e de novo. É uma temporada de caça ao pato que nunca termina, nunca vai a lugar nenhum e nunca muda até você ter feito todas as dungeons do jogo. Sabe como em Chrono Trigger e Final Fantasy 6 você tem uma única meta o jogo inteiro que é derrotar Lavos/o império, e percorre várias etapas - pegar a Masamune ou entender a origem dos Espers - até conseguir? Imagine isso porém sem essas etapas, sem uma progressão na trama, sem uma sensação MÍNIMA de avanço, sem nada além de "estamos correndo atrás, confia". Isso é Omori desde o fim da introdução até o começo do último ato, salvo pequenos (e EXCELENTES) interlúdios. A apresentação top de linha e o combate bem estruturado seguram as pontas por um tempo, e o mundo ser criativo pacas (muito mais imaginativo do que os clichês medieval/futurista) não atrapalha, mas MEU DEUS DO CÉU, tudo tem limite.

Ah sim, e têm um porrilhão de sidequests. Todas uma bosta, não recomendo nenhuma. (mas fikdik: se não quiser ter retrabalho, pegue as letras sempre que passar por elas)

Dito tudo isso, repito que o último ato (pelo menos o da minha rota) é genial. Imaculado, emocionante, perfeito. Dá todo um significado novo pra um milhão de coisas que eu só achava que tinha entendido. Várias decisões que tomei ao longo da jornada e que nem sabia que eram decisões (sim, o jogo tem rotas) se encontraram aqui e concluíram com maestria o arco do protagonista e das pessoas que ele amava. Quase faz valer a pena os vários nadas que eu tive que aturar antes de ver os créditos.

Reviewed on Aug 30, 2022


13 Comments


1 year ago

Então o jogo sobre depressão e sofrimento mental te coloca num ciclo interminável e maçante que suga todas suas forças e te dá vontade de abandonar tudo? 👀

1 year ago

Exato, mas não de um jeito bem feito. 👀

1 year ago

Mano, em quantas horas você zerou ele? Porque se foi o padrão das 30 horas que a maioria dos RPGs tem, imagino que dado ao que você disse, deve cansar bastante, mas ainda sim conseguiu despertar um pouco mais do interesse que eu tenho em Omori.

1 year ago

Sweetheart >>>>>>>>>>>>

1 year ago

Cara, levei 48h. Mas isso é porque sou maluco e faço questão de completar todas as sidequests por mais imbecis que sejam, de interagir com cada cantinho de cada mapa, e de explorar o mundo mil vezes pra ter certeza que não deixei nada pra trás.

Numa jogatina normal (sem fazer nenhuma sidequest e sem ficar dando voltas) imagino que leve umas 20~30h, que foi mais ou menos o que um amigo lembra que levou. E sim, mesmo numa jogatina normal você vai ficar de saco cheio. =P

1 year ago

@Archagent
Kel = Protagonista = Mari = Basil > Aubrey = Hero > Spaceboy >>>>>>>>> Sweetheart

E tenho dito. =P

1 year ago

Leia minha crítica para que você saiba por que Sweetheart é peak

1 year ago

@Hunyoshi Pra efeito de escala, eu diria que uns 60~70% do jogo 'normal' (sem contar sidequests e as voltas desnecessárias que eu gosto de dar) são a temporada maçante de caça ao pato que mencionei.

1 year ago

@Archagent Li sua (excelente) crítica e mantenho que Kel = Protagonista = Mari = Basil > Aubrey = Hero > Spaceboy > Sweetheart. =P

1 year ago

Ótima Review

1 year ago

Obrigado! ^_^

1 year ago

Esse jogo parece ser um sono, namoral

1 year ago

Conheço gente que reagiu diferente do que eu ao meio do jogo. Acho sinceramente que vale uma zerada, contanto que você não faça nenhuma sidequest, e se limite à história principal e às letras que aparecem no caminho pra coletar.