This review contains spoilers

Posso citar diversos pontos positivos pela genialidade do jogo e diversos pontos negativos por ele ter envelhecido mal.

Muita gente diz que jogos antigos ficam com gráficos datados, eu concordo, mas não no sentido de não terem importância no presente ou de serem ultrapassados e sim no sentido de remeterem a uma época específica. Eu de verdade curto os designs antigos, eles me passam um pouco da sensação de viver naquele tempo. Então isso não chega a ser problema para mim em Half-Life, diferente de sua jogabilidade.

O pior inimigo do jogo é a sua dificuldade. Tem muitos bugs, os inimigos parecem esponjas de tiros com granadas infinitas, há pouca munição pras armas maneiras do game e o level design as vezes peca em guiar o jogador.

Outra coisa pra criticar é o gun play, que eu não achei gostoso, pois são poucas armas que os inimigos parecem realmente sentirem e elas ainda têm pouquíssima munição pra quantidade de militares e aliens bizarros que você encontra pelo jogo. Talvez a sensação de impacto não condiz muito com as armas que usamos.

Acho que a dificuldade de Half-Life faz dele um festival de save state, o que é muito ruim, já que faz o jogador pensar 'nem a pau que eu vou fazer tudo isso de novo'.

Agora falando das coisas boas...

O pouco de história que o game tem é muito interessante, mesmo que por enquanto hajam apenas perguntas pra serem respondidas pelo Half Life 2. Fora todos os encontros com o tal do G-Man do BTS, aquela parte que o Gordon é pego pelo exército, tiram todas as armas dele e jogam ele no compactador de lixo é minha parte favorita. Ter que se virar e escapar sem o recurso mais básico do jogo é sempre legal, é como uma certa parte do Outlast 1.

Aquele incrível final inesperado do jogo me criou um hype absurdo pra jogar o 2° título, mas ao mesmo tempo tenho medo de voltar a criar vários saves pra mim não perder todo o progresso preso em uma valvula.

É inegável a importância desse jogo. Apesar de tudo, ele sempre tenta apresentar desafios minimamente diferentes, o que torna possível continuar jogando. No entanto, no fim do dia, talvez eu prefira jogar Crysis 2.

Reviewed on Jul 12, 2023


3 Comments


9 months ago

pode jogar o hl2 sem medo de ter que dar save state a cada segundo, tem partes que são difíceis sim, mas nada comparado ao primeiro jogo, e em geral ele é bem superior
sobre os caso das munições, eu não lembro :p, mas acho q é de boa

9 months ago

@tyranlum saber disso me da mais animo pra jogar, parece mesmo ser mais divertido que o primeiro, obrigado.

9 months ago

G-man do BTSKKKKKKKK
vsfkkkkkkkkkkkkkkkkkkk