No dia 21 de fevereiro desse ano houve uma Nintendo Direct Partner Showcase, uma Direct não tradicional focada majoritariamente em jogos Third Party que ninguém se importa, assisti a Direct junto com meu amigo, achamos ela ok mas ele teve a ideia da gente ver a Direct japonesa, tudo estava normal até que Mother 3 foi anunciado para o Nintendo Switch Online do Japão e minha decepção foi imensa, com certeza a vez que mais fiquei decepcionado com um vídeo game na minha vida. Era a chance perfeita da Nintendo trazer pro ocidente mas não foi dessa vez (de novo) e acho que nunca veremos esse jogo oficialmente traduzido, graças a esse acontecimento eu planejei em zerar todos os 3 jogos da franquia Mother de novo só por causa da minha decepção.

Agora falando do jogo mesmo, Mother 1 ou Earthbound Beginnings é o primeiro jogo dessa maravilhosa trilogia feita pelo Shigesato Itoi, Mother 1 de fato foi o primeiro jogo dele pois o Itoi não é um desenvolvedor de jogos, mas será que mesmo sendo o primeiro jogo dele ainda é bom mesmo tendo mais de 30 anos? Bem... Eu diria que sim e não.

Começando pela História, ela é simples mas muito envolvente, a introdução do jogo explica que o casal George e Maria desapareceram misteriosamente de sua pequena cidade. Dois anos depois George volta de uma maneira muito misteriosa e começa um estudo sobre os poderes psíquicos, Maria também desapareceu mas não se sabe de seu paradeiro. Após a introdução o jogo começa de fato, 80 anos se passam e controlamos Ninten e sua casa é atacada por objetos mal assombrados, após isso Ninten começará sua jornada para descobrir o que está acontecendo com a America.

Isso é só o começo do jogo, é claro que o jogador irá descobrir o que está acontecendo de fato mas o jeito que ela é contada é bem legal, os personagens assim como a história são simples mas carismáticos, cada personagem tem diálogos únicos e esquisitos, o jogo também possui temas como relação de mãe e filho, amizade e etc, sim o jogo é bem maluco mas TUDO funciona tão bem.

As músicas são SENSACIONAIS, é a minha trilha sonora favorita do NES/Famicom, o jogo tem poucas músicas mas elas conseguem ser bem marcantes e especiais, eu não consigo explicar mas todas elas me deixam com uma sensação feliz sabe? Eu diria que é uma trilha sonora que exala sentimentos de emoção, felicidade e nostalgia.

Minhas músicas favoritas são:
-Mother Earth
-Pollyana (I Believe in You)
-Bein' Friends
-Eight Melodies
-Yucca Desert
-The End

Os gráficos são até que ok para um jogo de Famicom mas não acho que envelheceu tão bem assim, os sprites dos personagens são bem bonitinhos (pelo menos pra mim) é possível perceber que os personagens tem uma estética parecida com o desenho do Snoopy (Dog 🍁🚬) e é bem legal na verdade. A parte que é possível ver que envelheceu mal foi definitivamente os cenários, eles são bem parecidos e a cor verde é bem predominante, tão predominante que é a cor do chão das cidades, floresta e dos locais que você entra tipo casas e prédios.

O sistema de batalha é o tradicional JRPG, batalha de turno, eu não tenho nada pra reclamar do sistema em si, eu diria que o diferencial dele para os outros RPGs é o PSI, são poderes psíquicos que iremos usar na jornada inteira, existem vários tipos como por exemplo:

-PSI ofensivos como PK Fire, PK Thunder, PK Freeze e etc.

-PSI defensivos como PSI Shield, PSI-Magnet.

-PSI de suporte para recuperar vida ou tirar status negativos como LifeUp e Healing.

-PSI que apenas usamos fora das batalhas como Telepathy e Teleport.

A maioria dos PSI tem versões mais poderosas tipo PK Freeze Alpha e Beta mas eles gastam mais PP.

Infelizmente eu já falei de todas coisas boas do jogo, Earthbound Beginnings sofreu com a idade, um monte de coisa ficou bem datada.

Começando pela progressão do jogo, é muito zoada, eu só não sofri porque eu já conheço o jogo faz tempo mas para as pessoas que nunca jogaram eu recomendo fortemente um detonado, o jogo não te fala as coisas direito e o mapa mais atrapalha do que ajuda, infelizmente o jogo é bastante confuso.

Assim como todos os JRPGs da época, você batalha com os inimigos através dos encontros aleatórios, simplesmente só andando você já encontra um inimigo e nesse jogo é um saco, toda hora aparece um encontro aleatório, teve vezes que depois de eu terminar uma batalha só eu andar 2 passos e outra batalha começava e tinha vezes que eu andava pra caramba e nada acontecia e olha que eu estava nas áreas que era pra ter algum inimigo, é bem inconsistente.

Outra coisa importante é a sua Party, no caso de Earthbound Beginnings temos 4 personagens principais sendo eles Ninten, Lloyd, Ana e Teddy todos eles são legais mas são bem desequilibrados, Lloyd e Ana entram na equipe no LEVEL 1, você terá que farmar se não eles vão morrer com muita facilidade (e já morrem facilmente mesmo com Level bom) e eles não são tão fortes como o Ninten no quesito força e defesa, Teddy é bem forte e rápido mas ele é um parceiro temporário. e ele substitui Lloyd por um tempo muito curto, seria melhor se pudéssemos usar os 4 personagens de uma vez, ia facilitar o jogo bastante.

Apesar do sistema de batalha não ser ruim, os inimigos são um problema, na maioria das vezes os inimigos não são tão injustos, porém na reta final eles ficam difíceis pra porra, eu juro que o chefe final não é nada comparado aos inimigos comuns, eles são muito mais perigosos. Pior que literalmente a equipe de desenvolvimento não conseguiu testar a última área, então se você estiver em Mt. Itoi tenha cuidado.

A falta de chefes também incomoda, 97% dos inimigos são apenas batalhas normais e uns 3% são chefes e só o último chefe é de fato uma batalha porque os outros são feitos para você ganhar, o que é o caso dos robôs da série R7037, eles não são ameaça nenhuma você só ganha de graça.

Farmar é essencial, felizmente ou infelizmente você precisa farmar para progredir no jogo senão as coisas vão ficar muito mais difíceis, eu pessoalmente gosto de farmar Level mas eu sei que muita gente detesta ficar matando inimigo toda hora.

E por último as 8 Melodias, elas são pedaços de uma canção que reunidas formarão uma única música, elas são essenciais na história e na gameplay já que o final do jogo depende delas, elas estão espalhadas em toda a America e não é uma tarefa fácil, o jogo tenta dar umas dicas mas não são muito úteis, algumas melodias são fáceis de achar mas outras são bem específicas e aleatórias como em Yucca Desert que você precisa encontrar um cacto diferente de todos os outros porque ele tem a melodia mas ele tá na puta que pariu.

Apesar de ter muitos problemas que não podem ser ignorados eu ainda gosto muito do Mother 1, é um jogo bem velho mas tem seu charme e personalidade, os sucessores são mil vezes melhores mas ainda vale a pena jogar se você é fã da série ou quer se tornar um fã.

Esse é o único jogo que merece um remake na minha opinião, consertar todos esses problemas de progressão e dificuldade deixaria o jogo MUITO melhor.

Reviewed on Mar 04, 2024


9 Comments


2 months ago

Otima Review !!!! Amo as franquias da Nintendo, mas nunca dei chance pra Mother, porém sua analise me incentivou a conhecer.
Tem alguma diferença dessa versão pra de SNES ?

2 months ago

@Xablaulino valeu cara! A versão de SNES é a continuação do Earthbound Beginnings, mas explicando melhor:

-Earthbound Beginnings= Mother 1
-Earthbound= Mother 2

Durante anos o ocidente só teve o Earthbound/Mother 2, mas só em 2015 pro Wii U que foi lançado Mother 1 e o título foi trocado para Earthbound Beginnings.

2 months ago

Se você procura um remake desse jogo, tem um que é feito por fãs chamado de Mother Encore, que segue mais o estilo do Mother 3. Ele ainda não está completo, mas o pouco que vi parece interessante.

2 months ago

@Yanser94 eu coloquei o Encore na minha wishlist faz poucos dias kkkkkkkk assisti alguns vídeos e parece espetacular!

2 months ago

gosto demais daquela trilha sonora de batalha que é literalmente a música do chuck berry

2 months ago

@ximitos essa música né "Johnny B. Goode", de fato a franquia tem músicas que se parecem com outras.

2 months ago

@Geno123 Valeu!!!!

1 month ago

Mother 1 é um jogo bem especial pra mim, não só por ter me introduzido a essa trilogia maravilhosa como foi um jogo que joguei e pretendo cobrir no YouTube algum dia assim como o Robbie fez de Silent Hill, mas eu não considero esse jogo pior que o 2.

Meu Rank:
1- Mother 3
2- Mother 1
3- Mother 2

Eu não desgosto do 2 mas ele é facilmente o pior da trilogia ao menos pra mim pois os outros são jogos acima da média.

1 month ago

@Sandht eu acho que cada jogo fica melhor mas tudo bem você achar o 1 melhor, ele é um jogo especial no sentido de ser único.