2019 foi definitivamente um dos anos de Pokémon, aquele ano foi bastante polêmico, tudo por causa dos jogos Pokémon Sword e Shield, várias tretas como a National Dex cortada, entrevistas estranhas do Masuda, Animações reaproveitadas dos Pokémon e dos personagens, mas será que apesar de tudo isso, eles são bons ? É o que vamos ver !

Começando pelos gráficos... É, são bem feios, de longe um dos jogos mais feios da série, perdendo apenas para os jogos de Game Boy mesmo, as texturas são feias, sem graças, quase todos os cenários são vazios e genéricos, a única excessão é Ballonlea, aquela floresta que tem um ginásio do tipo fada, aquilo sim é extremamente bonito.

A história é muito sem graça, infelizmente Galar não possui uma boa história e Lore, a história do Zacian, Zamazenta e Eternatus tinham muito potencial, mas foi jogado no lixo, a parte do Dia da Escuridão foi uma péssima ideia.

A Gameplay é a mesma de sempre, as batalhas em turno funcionam da mesma maneira como nos outros jogos, mas existe uma nova mecânica chamada Dynamax, o Dynamax é um fenômeno que deixa o Pokémon gigante, assim deixando seus Status bem maiores, além da vida aumentada, os golpes também mudam, também existe o Gigantamax, basicamente é o Dynamax mas além de deixar o Pokémon gigante, ele muda a aparência e dependendo do Pokémon ele terá um golpe exclusivo, poucos Pokémon podem ter a Gigantamax, ao contrário de todo mundo, eu gostei muito dessa mecânica mas ela foi mal aproveitada, a gente usa poucas vezes e os Pokémon com Gigantamax são basicamente Pokémon de Kanto e Galar, isso mesmo, KANTO, de novo.

Outra coisa nova da Gameplay é a Wild Area, basicamente é a área mais mundo aberto, mas é só uma área com vários Pokémon, nada de cidades ou algo do tipo e é feia demais, você pode fazer as Max Raid Battles, são batalhas com um Pokémon em Dynamax ou Gigantamax, são bastante divertidas, encontrar Shiny nas Max Raid Battles é bem legal também.

Os Pokémon novos são muito bons como sempre, temos uma média de 80 Pokémon novos, os Starters são Grokey, Scorbunny e Sobble, uma coisa que retorna são as Galarian Forms, elas são formas alternativas de Pokémon de outras gerações, mas ao contrário das Alola Forms, você não é limitado apenas Pokémon de Kanto, temos Pokémon de várias regiões, como Johto, Hoenn e Unova e também temos evoluções de Pokémon antigos ! Como o Obstagoon que é a evolução do Galarian Linoone, Cursola que é a evolução do Galarian Corsola e etc.

Os Designs dos personagens da região também são muito bons, o que é um destaque da série, acho que essa região de longe possui os melhores líderes de ginásio, os NPCs que lutamos nas rotas também são bem legais.

Vamos falar da polêmica, o corte da National Dex, muitos não gostaram por limitarem a Pokédex, mas na minha opinião foi muito bom, mais do que a obrigação, exatamente, primeiro que completar a National Dex com 898 Pokémon seria um tremendo saco e segundo que você só pegaria os mesmos 6 Pokémon de sempre.

Outra polêmica são as animações, principalmente as animações de batalha, elas são as mesmas dos jogos de 3DS, mas por algum motivo eles conseguiram piorar, o Double Kick é vergonhoso e engraçado, agora sobre as animações no geral, o Hop (o nosso "rival") possui as mesmas animações do Hau (nosso "rival" lá de Sun e Moon) e os personagens quando tentar ir para outras direções, eles ficam girando, isso é BASTANTE notável principalmente os lendários girando no Pós Game.

OUTRA polêmica foram as entrevistas do Junichi Masuda, já que ele tinha dito que o corte da National Dex foi para equilibrar o competitivo e melhoras as animações, sendo que elas estão piores do que nunca, essa desculpa não rolou para os fãs, ainda mais que depois eles adicionaram alguns dos antigos Pokémon como DLC, além disso, ele também disse que as mecânicas como Mega Evolução e Z-Move não voltariam nesses jogos.

Uma das piores coisas é o Pós Game, especificamente a história dele, depois de zerar a campanha principal, o jogo apresenta dois novos personagens, o Sordward e o Shielbert, que são de longe um dos piores personagens da franquia, além de repetirem os cenários, é extremamente chato, basicamente é enfrentar os Pokémon Dynamax e é só isso, existe a Battle Tower também, mas é só uma série de batalhas que só acabam quando você perde, mas isso não é novidade.

A trilha sonora é muito boa ! Todas elas são muito boas, especialmente os temas dos lendários Zacian e Zamazenta e os remixes de batalhas do Regis, a música da Battle Tower é nada mais e nada menos composta pelo Toby Fox ! Exatamente, o mesmo compositor do Undertale e Deltarune, ultimamente ele está fazendo músicas para todos os jogos da Gamefreak, ou seja, isso é absolutamente divino.

As DLCs vou falar nas análises que farei algum dia delas, mas resumindo, são melhores que o jogo base mas o problema é que deveria estar no jogo base e não como DLC, sinto que é mais obrigatório como um bônus.

Pokémon Sword e Shield não são jogos ruins, mas como um Pokémon do Switch, eles deviam ser muito melhores, minha nota é um 6,5 ou 7, mas isso por causa das DLCs, eles tem coisas boas, o jogo é divertido mas possui problemas que não podem passar batido.

Reviewed on Sep 27, 2022


6 Comments


1 year ago

🤨 pela análise eu sinto q a nota tá muito misericordiosa.
O pior q fiquei sabendo desse jogo, foi uma polêmica bem grande mesmo

1 year ago

Ainda é Pokémon, ou seja, dou aquela passada de pano, mas ele é um dos mais fracos da série principal.

1 year ago

👀

1 year ago

Que foi @CDX ?

1 year ago

Tou só te zoando, hahahaha, nada demais. =P Por conta daquele papo na minha lista de opiniões impopulares.

"É Pokémon, ou seja, dou aquela passada de pano"

1 year ago

Entendi agora kkkkkkk