Oh boy... por onde eu começo. Tá sendo um pouco difícil organizar meus pensamentos e botar em palavras tudo que achei do jogo, não digo isso de uma forma crítica, mas algo mais pessoal, não mentir pra mim mesmo. Não é nenhum exagero dizer que Persona 5 Royal é um dos jogos que mais hypei na minha vida, e que sempre ficou no topo de jogos que tinha vontade de jogar. Não deu outra, eu já fui com a minha mente presa com a seguinte afirmação, ''vai ser o melhor jogo que já joguei na vida''. Mas será que foi?

Gostaria de cara já tirar o elefante da sala, que nem é tão elefante assim e irei explicar meus pensamentos. O ponto que mais fiquei conflitado foi sua história. Ela é rendondinha e coesa, mas ao fim de tudo, isso se aplicando antes dos acontecimentos do semestre Royal, a primeira coisa que me veio em mente foi: Simples. Isso não é algo ruim por si só, mas pro patamar que eu estava esperando acabou sendo bem comum. Suas reviravoltas não me impactaram tanto, apesar de ter bons momentos em sua reta final. Porém ao mesmo tempo, existe algo que quase inválida o fato da história ser simples e anulando tudo que pensei anteriormente, seus personagens. Não é novidade pra ninguém o QUANTO o jogo é longo. 40 horas de jogo e ainda tinham personagens sendo introduzidos, e por consequência de toda essa longa duração eles são absolutamente incríveis, profundos e relacionáveis, eles movem a história, ponto. Então no fim das contas isso não foi um problema grave, já que um lado nivelou o outro. Persona 5 brilha muito quando explora seus personagens, com todos eles tendo muito tempo de tela e isso não contando seus eventos de Confidant, porque se contar, nossa... Quando eu achava que os personagens já eram completos o jogo achava algum jeito de aprofundar eles ainda mais. Com tantos personagens incríveis desse jeito, não há plot que estrague, é uma história comum elevada por seus temas e personagens incríveis, ponto.

A arte do jogo é uma das mais incríveis que já vi, com a cor vermelho sendo minha cor favorita, acabei sempre me admirando com tudo. Sua trilha sonora é absolutamente incrível, em especial seus temas cantados que estão no hall da fama de soundtracks dos jogos eletrônicos. Pena que as músicas que se repetem TODA hora durante o Slice-of-Life
...chega, não quero ouvir nunca mais (bom dia BENEATH THE MASK). O gameplay é tudo que peço em um JRPG, combate coeso, fluído e divertido, a mecânica de combar fraquezas com o Baton Pass é sensacional e muito divertida, tendo um bom desafio na dificuldade normal, apesar de alguns bosses terem sido bem facinhos, com exceção de dois.

Agora queria expor meus pensamentos sobre os palácios, eles são incríveis. Tanto por suas estetícas quanto por seus temas, eles são sensacionais. Tirando o do espaço que é realmente chato, com o pior boss do jogo, todos eles tem um design sensacional e estão entre as melhores dungeons que já vi. Meu favorito foi de longe o da pirâmide, tanto em como abordou o fundo da psique da personagem, quanto por seu design incrível tanto estético quando no uso de puzzles espertinhos. Foi realmente incrível e é daqueles que quando você acaba diz ''ufa'', sensacional. Pena que esses elogios não se aplicam aos Mementos, achei um saco.

Persona 5 não se tornou *O* meu jogo favorito, mas foi uma experiência bacana e entregou bastante, apesar de não chegar atropelando nos meus jogos favoritos como eu esperava. Um plot bacaninha com personagens fora de série pra mover a trama, tive uma expêrincia incrível nessas 120 horas que gastei nele e já me sinto nostálgico.

Reviewed on Dec 11, 2022


13 Comments


1 year ago

Bela análise, o final tbm achei abaixo de toda a jornada em si, nada que altere minha nota.

Não sabia da existência do Palácio secreto até querer miletar o joguinho (depois de zerar, PAIN). Não via problema, queria brincar com a coleção de Personas do jogo depois de zerar, mas descobri que o New Game Plus reseta praticamente tudo, inclusive nosso nível (sem sentido já que podemos manter nossos personas registrados, bora fora Atlus), rejogar foi basicamente by the myriad truths em todo mundo até fortalecer vínculo com Caroline/Justine e poder fundir Personas acima do meu nível.

Estou quase finalizando por completo e já posso dizer que o Palácio secreto é uma adição maravilhosa, acima dele apenas o Palácio da Futaba pra mim. Enfim... Jogão, de longe o melhor JRPG que já joguei! Que venha Persona 4 Golden.

1 year ago

@yLucas, a lista de conquistas do jogo foi misericordiosa, porque se quisessem mesmo apelar iria ser um saco. Eu já até imagino como seria se tivesse conquista de completar todos os awards do Thieves Den, tem coisa lá que só com o planejamento do Batman daria pra completar em uma run, e olhe lá. Eu sempre dou uma pesquisada quando inicio algum jogo longo pra ver se ele tem multíplos finais, pois perder true ending em um jogo de 100+ horas é complicado.

O Golden eu tenho um hype ainda maior, já que ele se trata de Murder Mystery, gênero que eu sou completamente apaixonado. Temos que agradecer todo dia ao Deus Phil Spencer por trazer tudo isso pra gente, o cara trouxe os jogos da Spike Chunsoft, Yakuza, Persona, Guilty Gear e a lista só cresce, o cara ta trazendo um por um dos jogos que queria KKKK, só os da Sony que não tem jeito.

1 year ago

Pô, os jogos da Sonypelo menos tão sendo portados pra computador, vá lá. Foda são os da Nintendo!!! XD

Ótimo texto, aliás. Medo de quando chegar minha vez de conhecer Persona.

1 year ago

@CDX, mas e o meu Bloodborne e Demon's Souls como fica...?

Obrigado amigo. Ele deu uma revitalizada na minha coragem pra jogar jogos mais longos de novo já que fazia muito tempo que não passava das 100 horas em algo. Agora eu olho algum RPG bacana que tenha suas humildes 30~40 horinhas e sigo com mais coragem de jogar.
Rapaz, parece que esse vai ser meu tipo de jogo. Boa análise!

1 year ago

@GamebreakerGabe, valeu amigo. Se você curte JRPGs o tiro é certeiro.

1 year ago

Fica na esperança, por enquanto. 👀 Estamos todos cruzando os dedos! :v

1 year ago

Ótimo comentário, foi a minha 2 rejogada completa recentemente, gostei menos que a primeira, mas pude apreciar mais.
Joguei todos os personas tirando uns de dança e o de luta, posso afirmar que persoma 4 tem o melhor cast da franquia, já história...bom deixo que você mesmo me diga oque achou quando jogar

1 year ago

@ForeverTrickster, valeu! Seu comentário não me passou muita segurança kkkk, mas meu train hype pra ele já ta desgovernado.

1 year ago

Depois de 2 meses jogando essa mitada, finalmente finalizei ontem e não deu outra, jogo da minha vida kkk eu fui com o mesmo pensamento que você citou no primeiro parágrafo. Uma pena que pra ti não teve o mesmo fim..

E concordo com basicamente tudo que comentou, principalmente sobre o palace do espaço que realmente é o mais paia. Mas diz aí, qual foi seu favorito?

E é isso, mês que vem tem mais persona. Pode vir 3 e 4!

1 year ago

@Meo, ainda é indiscutivelmente um baita jogão só que infelizmente não no pedestal que eu queria botar.

O da Pirâmide foi de longe o mais interessante tanto em design quanto em contexto, achei fantástico. O do banco também gostei bastante mas pelo level design, contexto é só outro badguy. O do Casino também foi super interessante com boas gimmicks, e claro, a música dele. Acho que esse foi meu top 3, o único meh é realmente o do espaço mas ei, um JRPG sem uma dungeon insuportável não é JRPG.

Bom, vamos ver o que me aguarda no 3 e 4, já que meu Game Pass acabou é hora de focar em alguns jogos que comprei e depois assinar de novo no dia que eles saírem pra gastar todo o tempo da assinatura com eles.

1 year ago

boa review irmao

1 year ago

@EnelFlamengo, valeu mano!