4 reviews liked by Koli


o jogo é maravilhoso, tudo nele é praticamente perfeito, tirando algumas poucas vezes em que eu tinha q fazer respiração boca a boca ou pilotar uma moto e os controles da steam tavam uma merda e todos confusos, tipo quadrado era L1,
triângulo era start, quadrado era triângulo, era impossível fazer qualquer outra coisa que não seja combate e por falar em combate, eu curti muito o combate do jogo, é muito bom e as combinações de materiais que dá pra fazer são muito fodas

só terminei isso pq fui ameaçado de morte

This review contains spoilers

"Stronger ties you have, more power you gain."
"You are not alone anymore."
Quando eu zerei Persona 3, eu imaginei que nenhum outro Persona iria conseguir alcançá-lo. Talvez o 5, por ser o mais famoso e venerado, mas se tem uma coisa que eu não esperava, era que Persona 4 se tornasse meu favorito.

O jogo pega todos os defeitos de Persona 3, como:
A falta de um modo easy que seja EASY de verdade, a falta de aprofundamento dos personagens masculinos por conta da falta de Social Link dos mesmos, e conserta. Além de consertar ainda fez muito bem, Persona 4 Golden pode ser jogado sem necessitar de Grinding uma vez sequer, (no very easy) o que me deixou muito feliz e me fez aproveitar do jogo da maneira que eu prefiro. (Dedicando meu tempo apenas para as Social Links e o resto das coisas que não envolvem entrar no Midnight Channel)

Já posso começar a falar do melhor ponto do jogo, o que me prendeu tanto e o que me fez gostar mais ainda de Persona 4 do que eu gostei do 3, os personagens.

Além dos personagens serem muito divertidos e terem uma dinâmica incrível juntos, eles são absurdos e muito bem construídos, é ridículo como eles tratam de temas sérios que são tópico de discussão até hoje, isso em 2008.
E de uma maneira tão descontraída e sutil, como a dificuldade da Naoto de ser aceita por conta de seu gênero, o preconceito por conta da aparência do Kanji e de sua sexualidade não importar nem um pouco, a personalidade falsa que a Rise foi obrigada a criar por conta de seu trabalho como Idol, tudo isso é um belo reflexo da sociedade atual. E de novo, isso foi feito em 2008. Foi de verdade uma atitude muito corajosa.
Todo o tema do jogo de auto-aceitação e amizade é tão lindo que eu não acho que teve outro jogo que eu tenha chorado mais no final.

A trilha sonora de persona 4 também é igualmente espetacular a qualquer trabalho do Shoji Meguro, em especial minhas favoritas são:
"I'll Face Myself", "Heaven", "Reach out to the Truth", entre muitas outras.

Esse jogo pode não ter uma história cheia de simbolismos e significados como Persona 3, mas ele te conquista de outra forma.
Esse não é um jogo sobre morte, como foi o seu antecessor, é um jogo sobre auto-aceitação e amizade, o carisma que ele possui é único, seus personagens são tão vivos e o sentimento de se jogar o jogo é tão leve, tão confortável, e acima de tudo, é incrivelmente divertido. E se é divertido, acho que cumpre seu papel principal como um jogo.

Acho que no mais é isso, super recomendado para qualquer pessoa que já tenha o mínimo de experiência com jogos.