O Pior Shin Megami Tensei que já joguei..

Soul Hackers 1, o smt que desde o início me parecia estranho e fraco mas q dei uma chance para ver qual era a dele, e eu não podia estar mais do que correto de que este jogo é sem graça, desinteressante, chato, datado, e fraco. Eu fiz uma "jornada" de vários SMT's pra jogar no meu 3DS e soul hackers 1 foi pra finalizar com chave de decepção e vazio.
Soul hackers 1 tem um culto de fãs por aí, que afirmam coisas boas do game e que ele é um hiddem gem da série, pena q ele não é isso que pintam dele... bora lá

= A história é desinteressante, não te cativa com o que vai acontecer, o mundo deste jogo é básico, não te intriga em nada, o decorrer dos acontecimentos mais me pareceu uma coletânea de informações sem nenhuma marcação relevante para o enredo como um todo, sua premissa também não é complexa, e não surpreende, Basic Basic. Única coisa que foi "ok" de começo são as vision quest's de poucos personagens que estão entrelaçados no enredo principal, que servem de background para te situar do que já aconteceu e te dar informação da Lore do jogo, que logo em seguida você vai esquecer de tão Basic q ele é. Minha vision quest q mais gostei foi a última , a sessão da "Naomi" de resto, que caia no esquecimento.

= Os personagens são todos 90% sem carisma..... sério, eu não me importo com nenhum deles.
O protagonista foi o pior de todos que eu já vi, tanto visualmente e quanto mecanicamente, o fdp não acerta porra nenhuma, não usa magia, e morre pra qualquer peido q ele sofrer de algum inimigo,só serve pra trocar ideia com os demônio e falhar miseravelmente ( a mas tem o set do masakado, pena q só dá pra pegar ele no final do jogo então não adianta de merda nenhuma ).
A E A NEMISSA?????? sim ela é a garota propaganda do jogo, e a sua party member mais IMPORTANTE  DO JOGO TODO( isso apenas na gameplay kk ) tirando tudo isso, ela apenas é uma personagem q vai te acompanhar com Amnésia do seu passado e que carrega algo importante pra lore q só é revelado pro final do jogo ( não é grande coisa....) no começo sua personalidade seria uma personagem debochada, que com o passar do tempo adquire respeito pela humanidade e por sua equipe Spookies que é o seu grupinho de amigos no jogo.
Agora bora ver o grande elenco de soul hackers 1 valendo!

Hitomi- Amiguinha do protagonista, gentil e que só tem um tempo de tela por conta  da nemissa ter possuído nela,e pra fazer uma ceninha sem graça escolhendo a roupa pra nemissa que não acrescentou em porra nenhuma

Lunch- O carinha revoltado com o pai porque ele fez algo ruim com sua mãe, e depois se reconcilia com seu pai. Uau

Six - Covarde do grupo que tenta ser algo mas falha por ser inútil e é constantemente zoado pela Nemissa

Yu-chi - o mulekinho do grupo, q se sente inútil e que quer mostrar seu valor no grupo, grande coisa....

Spookie - O mentor do grupo, o cara que está carregando investigação e que se importa com seus parceiros. Uau

Percebeu o quanto foi vago cada descrição deles? Infelizmente com o passar do jogo eles não tem nada alem desta premissa básica cara, nada mais nada menos. Não tem momentos emocionantes que me fazem lembrar do personagem em nenhum momento, nada de interessante de se acompanhar do personagem. Eu já disse que eles não tem nada de interessante?

Enfim com o passar do jogo vc terá q resgatar seus membros de perigos q irão acontecer mas como eu já disse...... neste jogo, eu não me importo com eles :D

Agora os personagens secundários? - oque q vc acha? Nada além de uma  referência ao jogo anterior Devil summoner, como a rei kuzunoha, que aparece na  trama principal mas que fica de lado tbm. Quem diria...

Os antagonistas e a phantom Society..... fracos também kkkk eles literalmente são um grupo do mau q quer coletar as almas das pessoas porque faz parte do seu plano maligno do paradigm X deles. Ou seja apenas um grupinho do mal pro seu jogo que muitos dizem ser um Hiddem Gem incrível e desvalorizado. Boa campeão
Os vilões são completamente bregas e terríveis, imagina ter q lutar com um golfinho random q tá afim de comer a minha irmã no metaverso? Uau mas q jogo foda hein(inclusive a forma de lutar com ele é estúpida assim como o chefe).a única coisa legal foi ver da onde surgiu o nosso querido Azazel ( porque ele é daora? ) apenas visualmente, de resto é brega como todos os outros :)
O final boss é feio, seu design não é daora, é tbm não me pegou.

Os npcs? São apenas npcs, muitos deles eu não vou me importar com eles até porque não tem motivo, além do nosso Victor, e o dono do mercadinho na esquina que te vende itens. O engraçado é q nesse jogo eles deram bastante portraits e ilustrações para os npcs, oque é incrivelmente estúpido kkk imagina vc desenhar uma porrada de personagens da forma mais esquecivel possível? Aqui nesse jogo você tem ;)

Gameplay - Imagina pegar um jogo antigo datado, velho e ainda assim sofrer com a idade do jogo? E aqui aonde tudo isso acontece, ele não é intuitivo, o tutorial dos status do jogo é uma merda, principalmente em relação ao seu protagonista inútil, a dificuldade do jogo é horrível mais pela progressão e exploração, com um monte de demônio que podem te matar e que vão te matar do nada apenas por ser apelão. O sistema de personalidade dos demônios é chato, e frustrante ( sly, calm, kind e etc ) imagina ter q coordenar uma party q não te obedece e q não funciona tirando a porra da nemissa? Yeah..... pois é.
As conversas com os demônios são horríveis também, com as falas mais estúpidas do porque vc não pode tê-lo na sua party, e também dos motivos mais idiotas do porque ele querer entrar na sua party, enfim... estúpido.

Dungeons longas e chatas, nenhuma é marcante e legal, a taxa de encontros aleatórios do jogo é horrível de chato, ele é do começo ao fim irritantemente frequente, forçando vc a lutar, fugir ou conversar e adivinha o elemento comum destas 3 opções?   Sim...... todas são ruins neste jogo ;)

Tem o sistema de mag que serve apenas pra te deixar mais uma dorzinha de cabeça porque este jogo é o "hiddem gem" né kk

A trilha sonora de início foi um dos poucos pontos que me fizeram olhar e pensar " até que tem 1 ou 2 ost's legais aqui" o resto já sabe, vazio.

Bom acho que já acabou por aqui. Realmente este jogo foi a pior experiência q já tive envolvendo frustração e tédio, pena q esse jogo até onde pesquisei ganhou um certo culto na Internet ( principalmente dos gringos ) de que ele é subestimado e desvalorizado, se caso vc ainda tenha interesse em jogar, jogue a versão de 3DS pois é a única oficial, e a melhor q tem, ela tem um ajusta de dificuldade decente e um mapa um pouquinho melhor q acredite em mim vc vai querer usar estas 2 funções, se com elas eu senti que o jogo beirou o INJOGAVEL imagina sem kkk e olha que eu alternei várias vezes essas opções pra sentir a diferença pra ver se o problema era meu mesmo e não se preocupe com o que os outros pensam disso, a gameplay deste jogo é uma merda mesmo, a versão de 3DS tem mais demônios e tem bosses a mais pra enfrentar que são outros personagens da série devil summoner como o Raidou e o prota do 1° jogo. E uma única coisa boa deste jogo.... a abertura deste jogo é legal kkk enfim obrigado por ler até aqui, tem muitos jogos pra vc jogar e este daqui com certeza não vale o seu tempo ;)

Reviewed on Apr 17, 2024


3 Comments


O que achei estranho no jogo, foi a mensagem dita no final... que é a MESMA de persona 1, e não se conecta em nada com o que se passa no jogo, meteram ali só pra falar que tinha mensagem bonitinha.

Nessa parada de gameplay, acho que tu jogou errado man. Tem bastante espada forte com pouca chance de acerto. E na parte do protagonista morrer rápido, saiba que nesse jogo existe um invisível sistema de fraqueza, o jogo mostra isso visualmente, e sim nas descrições de equipamentos, então muitos chefes as vezes te matavam em uma lapada, mas isso era por causa da armadura utilizada. O sistema de demônios funciona como um pet digital, pra ele te respeitar, você tem que domar ele. Se prestar atenção, vai ver uma barra com 5 números nos status do demônio, esse é a representação do nível de respeito deles. Ficando entre 1-3, ele faz o que quiser, e irritando muito ele, o demônio sai da party. Para ter o respeito dele, faça os gostos do demônio, Isso fica perceptível na opção que deixa ele agir por conta própria. Se o demônio gosta de bater (lá ele) dê comandos a ele envolvendo golpes físicos, se o demônio gosta de usar magia de cura, mande ele usar magia de cura, e assim vai indo.

Foi Um detalhe paia da versão de 3ds não mostrar as mecânicas do jogo, como ocorre nos SMT da era ps2, já que com a caixa do jogo de ps1, vinha as instruções de como jogar.

15 days ago

"neste jogo, eu não me importo com eles :D" achei engraçado essa parte kkkkkk

Eu já não me interesso por SMT e depois de ver essa Review o interesse diminuiu mais ainda.

15 days ago

Sim @Jorge_padarias, mas eu tentei utilizar a mecânica de comportamento e fidelidade dos demônios, e os únicos que chegam a funcionar direito seriam os calms, sly e kind. O resto parece uma montanha de sentimentos confusos, infelizmente acabou sendo mais uma bagunça nesse quesito. E também literalmente eu trocava meus equipamentos com o Best-Equip que tem no jogo e adivinha?? kkk o meu prota só apanhava, só depois que eu peguei uma bota do masakado que ele começou a acertar os ataques kk. Só não sabia desse sistema invisível de fraqueza que tu falou, do resto eu tava ciente mas mesmo assim achei bem paia do jogo