2 reviews liked by Nad0tti


(8.5) Dps do jogo anterior q foi bom, mas decepcionante e com um final q n foi do meu agrado (pra mim ele é um epílogo do Kiryu Saga e fodase, O 5 é a verdadeira conclusão mas isso fica pra outro dia), temos um início de uma nova saga... E q jogo e inicio bom em?

Não diria q é um dos meus favoritos da franquia e tenho problemas significativos com ele, o combate por mais q divertido e uma ótima mudança pra fórmula da franquia (eu prefiro o combate corpo a corpo pra franquia, mas rpg é meu gênero favorito junto com Visual Novel, então foi um sopro de ar fresco mais q bem vindo), claramente não foi planejado pra ser assim no início do desenvolvimento e tu vê isso na (falta de) movimentação dos party members, a inconsistência no posicionamento dos inimigos e na colisão, oq torna o jogo muito frustrante em alguns momentos, principalmente nas dungeons. Pelo menos o 8 foi planejado com um rpg turn based desde do início, e tudo q foi mostrado do combate parece q vai ser uma melhoraria IMENSA, muito mais polido e com bastante opções, tô muito animado. E em relação a narrativa, quando deixa de focar nos temas e nos personagens pra focar no plot e em conspiração (basicamente o cap 5 até o 10 foca maioritariamente nisso e perde muito gás), fica muito hit or miss, e na reta final tem algumas crinjadas (Vai tomar no cu Mirror Face VAI TOMAR NO CU) q realmente me incomodaram. E por mais q tem ótimos vilões como o Sawashiro e o Ryo, a maioria acho bem meh infelizmente (pelo menos não são uma atrocidade igual os do 6 ou o Munakata do 4, pelo menos).

MAS meu amigo, os highlights são tão foda q sinceramente tô me fudendo muito pouco pra esses pontos q acabei de citar, por mais q sejam relevantes. Junto com o 5 tem o meu conteúdo secundário favorito da franquia, os minigames são os melhores disparado e com tanta profundidade, polimento e são PEAK ENJOYMENT e as side quests são as melhores junto com o do 5 tbm (por motivos diferentes), muito memoráveis seja pela comédia, ou quando são genuinamente tocantes ou quando são os dois. Mas a onde o jogo brilha msm e MUITO, como em quase todos da franquia, são nos temas e nos personagens. Eu adoro praticamente todos os personagens da party (PISA EM MIM SAEKO) e eles tem uma química simplesmente linda, parecem amigos e uma relação de pessoas q sem amam de vdd. E porra, Ichiban é um puta personagem foda, ao msm tempo que é tão diferente do Kiryu, eles tem uma similaridade q é algo crucial, q é o quão foda e lindo eles afeta as pessoas ao redor deles, mesmo q cada um do seu próprio jeito. Mesmo que o Kiryu seja meu protagonista favorito de videogame junto com o Keiichi de Higurashi (e é até desonesto comparar os dois, já q enquanto o Ichi teve até agr 1 jogo só como protagonista sem contar o 8, o Kiryu teve FUCKING 8 SEM CONTAR OS REMAKES E O 8), é um personagem muito foda e teve uma introdução mais q excelente (e terminando sobre os personagens quero dar um destaque pra os excelentes voice actors, principalmente o Kazuhiro Nakaya q já era sensacional como Nishiki, mas nesse jogo ele tá em outro patamar. Dá tanta profundidade, humanidade e caracterização pro Ichi). Os temas desse jogo e como explora eles são do caralho, e muito relevantes, não vi outro AAA dizendo em como nunca é tarde demais em começar sua vida, msm q tu seja adulto com 50 anos e já teve inúmeras frustrações... Ainda é cedo pra tu recomeçar sua vida e ser feliz, se tu ficar sua vida inteira reclamando em como ela foi uma merda, se vitimizando e falando 2050 arrependimentos diferente, mas não querendo sair da mediocridade e não querer DE FATO mudar, e só ficar esperando um "milagre", não vai adiantar de porra nenhuma e vai desperdiçar o tempo q tu tem de vida lol . Assim como minha obra favorita fala, Higurashi When They Cry Kai, um milagre só ocorre se tu realmente quiser mudar sua vida e for atrás (Irei ainda fazer o texto sobre btw, mas é uma obra tão importante e pessoal pra mim, que eu vou dar o meu máximo pra fazer-lo e quero me focar quando chegar a hora, então esperem ate chegar a hora de acontecer alguns eventos na minha vida e eu estar preparado). E pra terminar, a franquia sempre foi extremamente progressista, e só foi amadurecendo nesse sentindo em cada jogo... Mas eu definitivamente não esperava o quão afundo esse jogo foi comentando sobre política e sociedade, fiquei extremamente feliz com os assuntos q ele aborda e o quão humano e com tanto tato faz isso.

Mas é isso, msm q eu prefiro a visão do Nagoshi pra franquia, o jogo de estreia do Yokoyama e Horii como cabeças da franquia foi extremamente foda.