Após um hiato considerável, recheado de desilusões com jogos (não por culpa deles), voltei a ter uma experiência incrível.

Eu não conheço ainda uma franquia tão imersiva quanto Silent Hill. Todos os elementos necessários para um jogo de terror fantástico são combinados de forma única e o resultado é o sentimento de pavor e ansiedade em ambiente controlado perfeito e que eu amo.

A sound design é horrível (no bom sentido! Na verdade, no melhor dos sentidos!) e é um dos pilares fundamentais, se não o mais importante, para a experiência definitiva do jogo. O sons dos monstros são PAVOROSOS. Há dias que fico imaginando como os devs fizeram aqueles sons infernais, parece animais e pessoas sendo torturadas e é impossível não ficar desconfortável ouvindo. Durante as partes mais de terror do jogo, tocam esses sons perturbadores dos monstros, o som estático do rádio pra avisar do perigo e mais uma trilha sonora frenética - inclusive, que parece que visitaram aquelas fábricas cheias de equipamentos e máquinas pesadas e que fazem um barulhão danado, gravaram os sons dessas máquinas pesadas e melodiaram depois, ou só começaram a derrubar canos de metal e remixaram (não tô ficando louco, olha isso e vê se não parece: Exemplo 1 Exemplo 2 ) - e isso é incrivelmente apavorante.

Além disso, o que falar dos cenários? Dá pra sentir o nojo e o horror de estar presente naquele inferno, eu amava ler as reações da Heather com os bagulhos podres jogados por aí. A transição do mundo normal para o other world é impecável, como sempre foi nos jogos anteriores, só que com mais detalhes de textura: as paredes ficam podres, nojentas, imundas, a ferrugem nos canos e em outras coisas feitas de metal, o sangue em excesso por todo canto, corpos jogados, aqueles bichos de cenário que você não enfrenta mas eles ficam por aí fazendo maldades, os vários e vários detalhes horripilantes.
O jogo sabe lidar muito bem com a escuridão também, a luz que você tem é fraca e se estiver num corredor, tu mal vai ver 3 metros à sua frente. Isso combinado com a música e os sons que descrevi acima, meu amigo, é um gerador de pânico e ansiedade infinito, eu realmente sentia meus batimentos cardíacos aumentando nessas partes kkkkkkkk

Meu amigo @Maruu me falou sobre como o jogo ter uma protagonista influencia no terror que causa, por abordar mais os medos do cotidiano feminino, como por exemplo estar sozinha em lugares comuns, como o metrô e o shopping, no escuro e bastante vulnerável. Sabendo desses detalhes, sua visão do jogo muda muito. Depois desse papo, reparei também no sentimento estranho que dá quando você fica Stunned no chão por causa dos ataques dos monstros, que tem um design bastante sugestivo também. E também tem as Death Scenes da Heather, que são bem sugestivas: vídeo.

E a história macabra continua como sempre envolvendo cultos, invocação de demônios e rituais bastante questionáveis. Não achei ruim não, ainda prefiro a do Silent Hill 2, mas dá pra engajar na narrativa facilmente. Eu não gostei lá muito dos personagens em geral, mas eu gostei muito da Heather, ela realmente é uma baita protagonista e a história e trama dela são muuito interessantes mesmo e até dá saudade de saber mais sobre quando o jogo acaba.

Comecei o ano gaymer bem com essa pérola.

Reviewed on Jan 23, 2024


2 Comments


3 months ago

Eu gosto bastante dessa outra trilha sonora: https://youtu.be/mccKRVBE4jw?si=NChQBrlzHFGKDs6_

3 months ago

@Felipse atemorizante...