Senpre curti a ideia de jogar um pokemon mainline mais difícil. Infelizmente, Inclement Emerald não implementa isso de forma satisfatória.

Em toda rota, você encontra trainers com pokémons com estratégias de torneio, mesmo que o oponente seja um grunt imundo, ou um zé buceta bug catcher. Isso acaba quebrando um pouco da imersão do jogo, porque em todo RPG (independente da dificuldade), você precisa encontrar oponentes ruins e fracos para ter o senso de progressão de sua jornada.

Além disso, o level cap acaba sendo mais inútil do que um artifício interessante pra aumentar a dificuldade. Como TODOS os pokémons do jogo scalam pro seu level, ter ou não ter cap é irrelevante. Se o level cap é 30, você vai encontrar treinadores com level igual ao seu, ou npcs importantes um ou dois níveis acima. Se você não está no máximo do cap, não tem problema, eles também estarão na sua faixa pra que o desafio continue sendo o mesmo. Então pergunto, pra que cappar o nível?

Além dos pontos já citados, temos o problema dos npcs sempre terem acesso a golpes muito melhores do que o seu. Qual a graça de jogar contra um líder q tem blizzard e earthquake se vc não tem acesso a esses golpes? Até entenderia um ou outro pokémon do lider usar isso, mas quando a diferença é tão gritante as coisas são só desanimadoras.

Vale lembrar que, não é porque a dificuldade é a mais difícil que a experiência tem que ser massante, a ponto de jogar com fastfoward ser uma necessidade. Gosto de jogos e RPG s difíceis, desde que o jogo passe a sensação de que está sendo justo (o que não é o caso aqui).

Inclement Emerald acaba por acrescentar coisas demais à versão, mas nem sempre mais é melhor. É uma experiência pouco balanceada, que só os fãs mais hardcore de Pokémon (gen 3 especificamente) talvez gostem.

Reviewed on Jun 18, 2022


2 Comments


1 year ago

[advogados da Nintendo entraram na sala de bate-papo]