Esse é o jogo que eu queria ter crescido jogando ao invés de Forbidden Memories.

O bacana desse aqui é que bem de início ele te dá um deck com cartas bem relevantes, e assim torna o jogo muito mais justo, interessante de maneira que você consegue escalar a dificuldade de um jeito muito legal com os oponentes do jogo que se comportam e duelam de forma bem particular.

Não é um jogo perfeito. Por ser um jogo pra ser jogado na telinha do GBA, ele tem informações compactas até demais, ou até mesmo a falta delas; e ainda nota-se uma falta de polimento, tendo alguns glitches como algumas cartas armadilha não funcionando da maneira que deveriam em momentos bem específicos que podem te custar o duelo.

No final do dia, no entanto, esse aqui é um Yugioh de respeito que serve tanto como uma introdução para quem quer (re)aprender como era o jogo na época, mas além disso um simulador muito competente, ágil, balanceado, e que vai te passar como era a sensação de jogar as cartinhas na época. Tive muitos momentos humilhantes, momentos de felicidade, e momentos de pura agonia já que é preciso pensar em jogadas vários turnos a frente para derrotar alguns dos duelistas mais apelões.

A melhor maneira de se jogar esse Yugioh é em doses homeopáticas. Joguei bastante indo pro trabalho, no almoço e voltando pra casa. Não senti ser uma coisa maçante e pude apreciar bastante o jogo.

O metagame atual do TCG não entra na minha cabecinha, e por causa disso, pra mim, esse aqui é o puro suco do Yugioh que eu conheço e gosto.

Reviewed on Sep 24, 2022


5 Comments


1 year ago

O metagame atual é diferente porque mudaram regras e mecânicas ou porque introduziram cartas apelonas? XD

1 year ago

Um pouco de tudo kkkkk

O jogo evoluiu em um ponto em que não apenas foram criadas mais mecânicas como os monstros synchro, monstros XYZ, monstros pendulum, Banish Zone, etc; como também as cartas evoluíram em um ponto em que os textos dos efeitos se tornaram enormes já que hoje em dia cada uma delas faz coisas extremamente específicas já que são pensadas para combar com outras cartas muito específicas. Esses combos se tornaram muito complexos e poderosos em um ponto que é muito difícil uma pessoa querer iniciar no jogo sem ter que estudar a fundo o metagame ou gastar um dinheiro absurdo. Fora que a maioria das cartas antigas são praticamente inúteis hoje em dia com exceção de algumas magias e armadilhas específicas.

O yugioh competitivo hoje em dia se resume em ver o seu oponente jogar o primeiro turno dele por uns 10 minutos, e caso você não tenha uma quick trap que possa ser usado direto de sua mão para atrapalhar o combo dele, é praticamente jogo perdido mesmo que não tenha sido sua vez de jogar ainda kkkkk

1 year ago

XD

Numca joguei nada de Yu-gi-oh, por sinal. No máximo vi alguns episódios do anime sem prestar atenção nas regras, hahaha

1 year ago

De Synchro pra frente eu já não sei mais o que é Yu-Gi-Oh!, ainda prefiro o convencional de antes, sei lá, era mais versátil e menos pura tática e estratégias pra ficar combando, achava mais legal quando a sorte era um fator mais predominante.

Eu amo Yu-Gi-Oh, mas faz uns 10 anos que não jogo algum jogo da franquia, sinto muita saudade. Aliás mano, quanto tempo você demorou pra zerar esse?

1 year ago

@CDX
Ah, sim! Se algum dia quiser jogar um Yugioh mais simples seguindo as regras do TCG só para brincar, esse é bem interessante. O único ponto negativo é que você vai ter que olhar na internet para ver quais cartas são oferecidas em cada pacotinho no final das partidas para melhorar o baralho de forma mais eficiente.

@Hunyoshi
Minha situação é parecida! Eu acompanhei Yugioh só até a fase Duel Monsters, a do Yugi, fora que nunca tive dinheiro para investir no TCG ou em um portátil na época. Voltei a ter interesse no jogo agora esse ano e do nada tentei jogar o Master Duel, mas não tankei. Minha memória afetiva da época do Duel Monsters e a curiosidade em aprender as regras "de verdade" fez eu jogar esse Worldwide Edition e eu me diverti muito.

Não vou saber exatamente quanto tempo eu levei, mas se for fazer uma média aqui levando em consideração que joguei cerca de 1 horinha por dia durante um mês até zerar a missão principal, acho que tenho umas 20 horas de jogo. Tem muita sorte envolvida, além de que é possível deixar as coisas mais otimizadas olhando a lista de cartas de cada booster pack, por isso esse tempo pode variar bastante.