Eu cresci jogando Doom 3, e junto dele os ports das versões originais. Por mais que eu gostasse do Doom 3, achasse muito interessante ele ser uma coisa mais terror, eu sempre fiquei mais instigado em jogar essas versões mais antigas. Essa jogabilidade mais despretensiosa e rápida permitia eu jogar da maneira que eu quisesse, seja para zoar com os códigos, fazer uma partidinha rápida, ou até mesmo para tentar jogar legitimamente.

Dessa forma, essa reinvenção de Doom é o que mais chega perto de recriar essas memórias em mim. Misturaram todos esses elementos junto desse clima mais terror e "realista" do Doom 3, mas agora tudo faz muito mais sentido e joga da melhor forma possível.

O que brilha aqui é o sistema de batalha que é gostoso demais, rápido, e muito recompensador. Não tem tempo para pensar, chega uma hora em que você e o Doomguy se tornam um só, e de maneira puramente instintiva e frenética você vai colocando todos esses demônios em seus lugares da maneira mais agressiva possível. Toda hora em que o metal começa a tocar eu fico 200% aquele meme do "macaquinho neuron activation". Minha Super Shotgun e o Gauss Rifle foram meus melhores amigos do começo ao fim, e a sensação de virar o tiroteio ao seu favor é boa demais, quase como se você sentisse que seus inimigos sabem que não podem fazer mais nada para te parar.

Apesar disso, gostaria que tivesse uma maior variação das fases até porque chega um momento em que o jogo fica vermelho demais e você começa a se perder. O jogo conta com um mapa 3D que eu meio que não consigo entender porra nenhuma, e por isso, não consegui tirar muito proveito dos itens opcionais escondidos pela fase já que eu começava a ficar frustrado muito fácil. O jogo tem também uns desafios extras para ganhar as tais das relíquias, mas acho muito idiota o jogo simplesmente te tirar da fase e colocar seu boneco em um outro contexto nada a ver que poderia facilmente ser resolvido tirando esse desafio e só te dando a bosta da relíquia. Esses são os maiores pecados do jogo, e de certa forma, acredito que isso vá na contramão dos originais. Além disso, é meio bobo que não dá para trocar o idioma do jogo, e por isso precisei jogar em português, sendo que na verdade eu queria jogar no idioma original.

Em conclusão, o jogo tem tropeços, mas o combate é foda demais. A experiência poderia ter sido ainda mais foda, no entanto.

---

Eu gosto quando junta um monte de zumbizinho e aí eu faço uma sucessão de glory kills gigantesca quase como se eu estivesse em um filme de kung fu arregaçando todo mundo.

Reviewed on Apr 26, 2023


1 Comment


1 year ago

Lembro que GTA5 no PS3 também não permitia mudar idioma. Eu tinha que MUDAR O IDIOMA DO CONSOLE TODO pra jogar com ele em inglês.