Weird West 2022

Log Status

Completed

Playing

Backlog

Wishlist

Rating

Time Played

--

Days in Journal

1 day

Last played

August 17, 2023

Platforms Played

DISPLAY


INJUSTIÇADO!

Não consegui jogar praticamente nada enquanto estava jogando Weird West, ele prendeu totalmente minha atenção.

Gosto muito da liberdade de abordagens, as consequências das escolhas, o mundo reativo e sistêmico, características essas que são comuns de Immersive Sims (como Dishonored, Deus Ex, Prey, etc).

A história é legal, porém o texto em si é muito bom, os diálogos são maravilhosos, dá vontade de ler tudo. Eu me peguei diversas vezes lendo livros e documentos do jogo simplesmente por que são bons de ler e sempre tem algo a acrescentar no lore ou até mesmo no contexto do que você está fazendo. Alguns documentos fornecem informações sobre locais, criaturas e história que mudam a forma como você joga.

O mundo que eles criaram aqui é muito interessante, e a exploração compensa com o quanto você pode descobrir sobre o mundo. O jogo possui 5 mini-campanhas que se resolvem todas no final, no geral eu gostei da trama de todas, e de todos os personagens envolvidos nelas.

Eu tenho críticas ao jogo, mas é bizarro o quanto elas não importam muito pro fator diversão. Acho que muitos jogadores que gostam de immersive sims passam por isso, por exemplo, Dishonored tem problemas mas ainda assim é muito divertido.

Mas vamos às críticas, um dos os pontos que mais me incomodam no jogo é uma certa facilidade. Tive que aumentar a dificuldade no meio do jogo por que depois de um certo progresso, as soluções se resumem a "vou matar geral mesmo", fica muito fácil virar uma máquina de matar. Acredito até que a forma ideal de jogar é a "Nimpossível".

Ainda quanto às diferentes soluções para as missões, achei os poderes dos personagens meio inúteis, terminei sem usar quase nada. São poderes meio sem graça, e quase não ajudam em situações do jogo que não sejam combate (salvo algumas exceções como ficar invisível na terceira campanha).

O Save Scumming é praticamente uma mecânica do jogo. Porém toda vez que você volta o save em um local, as IAs são resetadas, então já me deparei com situações bizarras onde resetei o save numa situação e quando carreguei todos no local viraram zumbis, totalmente aleatório. Teve uma situação em que eu estava invadindo um local e fui pego, mas mesmo assim salvei, e ao voltar o save um pouco depois, simplesmente todos passaram a me ignorar como invasor.

O jogo é ambicioso e tem muitas possibilidades! Me surpreende muito ver um estúdio pequeno como esse fazendo algo tão grande. Isso reflete em alguns problemas, mas que eu resolvi simplesmente evitando eles, como mapas e encontros casuais repetitivos.

Apesar das leves críticas, o tempo que passei em Weird West foi super divertido, o jogo me fez buscar soluções criativas em vários momentos, e estou animadíssimo pra ver o que mais esse estúdio (de um dos fundadores da Arkane) vai fazer no futuro.

De qualquer forma fico muito feliz em ver que os Immersive Sims não morreram, e que é possível um estúdio indie fazer algo com esse escopo!

-------- CRÍTICA COM LEVE SPOILER AGORA ---------
Por último, acredito que o final poderia ser mais punitivo com certas ações, eu matei mais de 400 pessoas no jogo e não colhi nenhuma consequência disso. Basta responder a pergunta de forma certa e pronto? Podia ter ousado mais.