Deve fazer uns 10 anos que não jogo Super Mario Galaxy até o fim. Ele costumava ser um de meus jogos favoritos, mas bastante tempo se passou desde então e muita coisa mudou no mundo em geral e eu em particular — especialmente meus gostos por jogos. Será que meu amor pelo game saiu ileso do teste do tempo?

A resposta é não. De lá pra cá, descobri um bocado de games que gosto mais que SMG; e rejogá-lo me fez perceber também que não gosto dele tanto quanto antes. Mas, no final das contas, meu apreço por ele não mudou tanto assim? Beleza, ele pode ter caído um pouco em meu ranking pessoal, mas ainda está nos tiers superiores. Se há outros jogos que hoje em dia considero mais favoritos que SMG, isso não tira o fato de que SMG ainda é um dos meus favoritos.

E dentro do gênero de plataforma 3D, SMG ainda reina supremo com sua sequência (que gosto mais por sua pureza mecânica, mas falo mais sobre ele quando rezerá-lo). Dentre seus congêneres, simplesmente nada chega sequer perto da qualidade, criatividade e pura diversão desse game, talvez com a solene exceção de Super Mario Odyssey (que ainda jogarei). Incrível como a Nintendo parece não ter rivais a altura nesse nicho.

Reviewed on Sep 07, 2023


5 Comments


8 months ago

Mal posso esperar pra você também não gostar tanto de Galaxy 2 quanto antes. 👀

8 months ago

@CDX Não duvido, mas creio que ele "caiu" ainda menos que o SMG1.

6 months ago

Opa meu amigo, ultimamente estou rejogando o primeiro Galaxy, dessa vez buscando os 100% que estava devendo.
Devo concordar contigo em alguns pontos. Todos sabem que o Galaxy 2 possui fases com um level design mais redondo e bem trabalhado, além de maior diversidade de mecânicas e power ups. O primeiro Galaxy tem algumas estrelas extremamente bullshit de se conseguir, deixando a experiência de quem se tenta os 100% bem menos agradável que no SMG 2.

Mas, dentro da comunidade de Mario, sempre fui veementemente contra a ideia de se colocar o segundo Galaxy a cima do primeiro, se tratando de qualidade mesmo e o que eles representam.

Videogame, acima de tudo, trata-se de experiência, e não consigo ignorar alguns pontos que fazem o Galaxy 1 muito mais especial que seu sucessor. A começar por ser o conceito único e original, que explode nossas mentes ao jogarmos pela primeira vez; SMG foi um marco absoluto na indústria em 2007 e não é por menos. Algumas outras decisões da Nintendo para o 2 tbm não me agradam, a exemplo de um hub muito mais sem graça que o comet observatory, além da remoção da parte maior de narrativa, a mando do próprio Miyamoto que não gostou nada da ideia da história da Rosalina no primeiro jogo. Tudo isso e mais alguns pontos que poderia mencionar como uma trilha sonora mais assertiva agregam pra um atmosfera por muito superior a do segundo jogo. Acho muito complicado afirmar que o Galaxy 2 é o ápice da criatividade sendo que apenas faz o mínimo como sequência. Não vou chegar ao extremo de usar o termo bossal de "DLC" que gostam atribuir erroneamente a qualquer sequência hoje em dia, mas sempre vi ele como um Galaxy +.

SMG 2 é o único da linha de jogos 3d do Super Mario que é sequência direta, indo na contra mão da filosofia da série que gosta de inovar seja a fórmula, conceito e setting dos jogos em todos eles, de 64 ao Sunshine, Galaxy a 3d world e Odyssey, temos jogos incrivelmente diferentes, enquanto o Galaxy 2 apenas cumpre o papel de aprimorar seu antecessor em alguns níveis.

Obviamente, longe de mim dar pitaco na sua preferência pessoal, qualquer um dos jogos 3d do Mario é excelente o suficiente para ser o favorito de alguém, mas pelos pontos por mim mencionados, me entristece um pouco quando colocam Galaxy 2 no tier de maior patamar para o que ele representa para a série.

6 months ago

@Kijimoshi Eu joguei SMG2 antes do 1, então a "falta de originalidade" dele nunca me afetou. Provável que se tivesse jogado SMG1 primeiro minha opinião seria diferente, though.

6 months ago

Pra mim a diferença entre o 1 e o 2 é tão pouca que nem faz muita diferença, hahahaha

Eu gosto muito do 1 e do 2, os dois são uns ápices do que é Mario bom 3D. Que diferença faz se o 2 ou o 1 for um pouco melhor?

Galera usa "essa continuação é só uma DLC" como se isso fosse um xingamento. Qual o problema de a continuação ser um Galaxy +? É a mesma coisa que o Tears ser um Breath+, que o Sonic & Tails 2 ser um Sonic & Tails +, etc. Por que isso tem que ser algo ruim?