Ender Lilies é um RPG 2D de ação, construído em cima do gênero metroidvania. Mesmo que vários jogos com essas características sejam lançados a todo momento nos últimos anos, com uma ou outra variação, a história de Lily conseguiu me pegar de surpresa e fazer com que se tornasse um dos meus jogos preferidos do ano.

É perceptível o carinho que os desenvolvedores tiveram com esse jogo. Mesmo com um orçamento limitado, eles entregaram uma ótima gameplay, bem fluida, inovação no combate num gênero já tão saturado, com a adição de stands customizáveis que a personagem principal utiliza para atacar, uma narrativa que conseguiu me prender do início ao fim, prestando atenção a todos os detalhes dos segredos e informações que encontrava, além de uma trilha sonora impecável.

Alguns detalhes impedem que eu considere um jogo perfeito, por exemplo, falta de alguns efeitos sonoros mais sólidos, como melhor feedback auditivo em algumas ações que a personagem realiza (ataque, pulo duplo, passos...), e o que mais me deixou "desapontado": algum tipo de dublagem em cenas chave do enredo. Não que eu não goste de ler, mas as cenas chave da ótima história seriam ainda mais marcantes com uma dublagem (entendo por causa do orçamento). Mas, como falei, são pequenos detalhes que não tornaram o jogo perfeito e um dos meus favoritos da vida, porém é excelente e obrigatório para fãs de metroidvania.

Reviewed on Jan 04, 2022


1 Comment


9 months ago

Concordo que o jogo poderia ter aquele plus nos sound effects, embora eu ainda esteja com o som da prece de cura na mente até agora kkk