Jogado para o MASTER MANDOU Volume 7, evento do servidor Game Design Hub do Discord. Fui sorteado pelo @ZakVi

Não sou fã de jogos de puzzle e tenho frescura com câmera isométrica. Nada disso é capaz de me cegar do quão incrível Cocoon é.

Imerso num ambiente biotecnológico intrigante e ansioso pra saber os limites do conceito de "A Origem" nos videogames, percebi como seu level design DIVINO me fez gostar desse jogo. Ele é intuitivo DEMAIS.
O limiar entre o simples e o complexo é quase imperceptível, onde todas as possibilidades de ações são claras, mesmo que te façam quebrar a cabeça. Não me senti perdido, mas também não senti que estava sendo carregado pelo jogo. O mesmo vale pra história, que não é contada, apenas percebida e interpretada, parecendo confusa mas posteriormente encasulando todos os seus temas.
A medida que o jogo progrediu e se tornou mais complexo, percebi como o conceito de mundo dentro de mundo evoluiria. Essa previsão não é difícil, mas também não tira desafio ou mérito nenhum, pelo contrário: consigo ver como os desenvolvedores poderiam reutilizar ideias com pequenas diferenças para aumentar o jogo, mas ao invés disso decidiram apresentar as melhores versões de suas ideias num casulo conciso e bem polido nessas cinco horas de jogo, que terminei de uma vez sem querer de tão bom que tava.

Os chefes trazem uma boa variedade e mudança de ritmo, tendo gosto de molho barbecue em cima de uma costela que já era deliciosa. Eles são muito criativos, mas se é pra citar defeitos, digo que o primeiro é fraco, aqueles puzzles de achar os símbolos são sem graça, e o final poderia ser um pouco mais climático. Ter que segurar o botão pra entrar num mundo depois de tantas vezes também se torna chato.
Nada disso é o que faz faltar essa meia estrela final. Pras cinco, só faltou eu ter criado algum tipo de conexão emocional com essa maravilha.

Não ver o céu não me incomodou, pois atrás dele, também há outro mundo abaixo de outro céu que não vejo- a perspectiva perfeita. E na minha, esse jogo, que só poderia ser um jogo, é quase.

Reviewed on Feb 22, 2024


3 Comments


1 month ago

E põe preconceito com jogo isométrico nisso, pelo menos depois de tantas reviravoltas, esse jogo estava esperando pra ser jogado por você. Pelo jeito o que mais tem de especial nele é a ludonarrativa? Não sei.
Não lembrava muito desse jogo e depois bateu uma curiosidade sobre ele, ainda mais depois de um hater de jogo isométrico como você ter gostado.
Ao mesmo tempo da felicidade por você ter curtido, sinto muito por não ter estabelecido uma linha emocional, o que você acha que faltou pra ele te fazer criar isso?

Quanto mais você fala de puzzle nesse jogo e ele sendo focado nisso, mais penso que a maioria deles devem ser muito bons mesmo, visto que você tbm não é o fã número 1 de puzzle, ainda mais quando não há motivação
@cellerepe não sou tão preconceituoso, só não curto kkkkk

Não acho a ludonarrativa dele graaaande coisa, o mais especial é o design dos puzzles.

Não sei o que faltou pra isso, talvez lidar com algum tipo de tema que eu tenha apreço, mas não é um problema.

1 month ago

"Não sou fã de jogos de puzzle e tenho frescura com câmera isométrica."

Tá fodido quando jogar Tunic. XD