Uma das melhores sensações ao experimentar qualquer forma de arte é se surpreender de forma positiva com uma obra que você não nutria tantas expectativas. Após uma experiência excepcional com Resident Evil Village, fui jogar o remake/remaster de Bob Esponja para relaxa, sem esperar uma grande experiência, mas algo que aliviasse as tensões após visitar o vilarejo amaldiçoado. No entanto, encontrei um jogo absolutamente sólido e divertido, que consegue reconstruir o universo de uma outra mídia sem sacrificar suas próprias potencialidades enquanto jogo. Dessa forma, Bob Esponja se revela um exemplar incrível de plataforma 3D, relembrando os melhores momentos de uma franquia que amo: Crash Bandicoot.

Para realizar isso, o game abraça elementos tradicionais do gênero e não busca explicá-los: eles apenas existem para reforçar as mecânicas de gameplay que, por natureza, surgem de forma orgânica e variada, contendo um ótimo ritmo que vai de seções de saltos perigosos a combates e puzzles simples. Não existe nada de muito desafiador no game e ele pode ser completado sem a necessidade de se coletar todas as Espátulas Douradas (item que desbloqueia as fases). Isso, porém, não é um demérito, mas uma força que dá mais poder de decisão ao jogador sobre quais desafios lhe são interessantes. No meu caso, me vi tão investido que coletei todas.

Para além do próprio level design (que remete ao desenho e é encantador em todos os sentidos), o jogo também apresenta variação em seus três personagens: Bob Esponja, Patrick Estrela e Sandy. Ainda que de forma sutil, cada personagem se encaixa em momentos específicos das fases, dando um respiro quando algo começa a soar repetitivo.

Termina sendo um jogo que relaxa, mas que também diverte ao extremo com seu universo que não se leva a sério, contando ainda com uma trilha sonora (não apenas a musical, mas também todos os efeitos) cartunesca e que nos permite adentrar ainda mais nesse universo infantil e, ao mesmo tempo, crítico. Ainda que carregue algumas questões técnicas da versão original do jogo (como a câmera às vezes problemática), é impressionante como Bob Esponja consegue ser viciante e variado, sendo um dos jogos mais divertidos que tive o prazer de jogar este ano até o momento.

Recomendo muito para qualquer fã de plataforma e Bob Esponja!

Reviewed on Mar 27, 2024


1 Comment


30 days ago

This comment was deleted

30 days ago

Talvez eu gostasse mais do jogo se não me lembrasse da minha ex