Afinal, o que simboliza Mario? Esperança? Pureza? Alegria? O que o bigodudo italiano traz consigo?

Perguntas que o jogo, em sua odisseia, nos convida a pensar. A estrutura do jogo é baseado em viagens: Mario visita mundos em que Bowser deixou rastros, conhece seus habitantes, derrota os inimigos e explora esse espaço. Mas mais do que isso, constantemente viajamos por toda a história do encanador que por si só se concilia com a história dos video-games; afinal é Ele, o símbolo maior, Mario, que deu ar para indústrias a 40 anos atrás. Aqui, os 8-bits e o 3D se misturam, dançam. Há pequenas fases plataformas que remetem ao primeiro jogo do Mario que fazem parte da exploração.

Explorar, aliás, é o que há. Mario procura as ''Moon Stars'' para consertar sua nave. E para isso temos a presença do ''Cap'', que introduz a mecânica de incorporar objetos e animais que vai ser definidora no jogo todo. Por vezes, senti que o cap não era explorado por inteiro, mas ainda sim adiciona uma dinâmica muito bacana durante a exploração.

O mais bacana é que o Cap também faz parte da movimentação. Podemos usar ele como impulso, quase um double jump. Inclusive o moveset do Mario é o mais completo dentre todos os seus jogos 3D, permitindo pulos incríveis (vejam alguma speedrun do jogo e vejam o que falo. é incrível!). A exploração é tão satisfatório muito por conta por que mover o Mario é incrível, quase terapêutico.

Em relação aos mundos, poucos são desinteressantes, a maioria é muito bacana de explorar e tem segredos bem legais. Os habitantes são um show a parte, e os diálogos são bem engraçadinhos. Eles reagem ao mundo, o que dá uma vida para o povo. O mais memorável talvez seja o Metro Kingdom, o mundo em que Mario visita o que seria Nova York, e que quebra diversos paradigmas. Simplesmente Mario de motoca, quicando em táxis para explorar os prédios e mais. E também é o local em que toda essa homenagem ao Mario que vem sendo construída chega em seu (talvez?) ápice, com o festival da Pauline que canta a belíssima ''Jump Up, Super Star!'' enquanto jogamos Donkey Kong de arcade, a primeira aparição do Mario. Digo talvez por que o último mundo é muito lindo, mas não quero dar spoiler. Vá no youtube!

Enfim, é um jogo lindíssimo tematicamente e graficamente, mas que cai um pouco no seu pós-game, já que a exploração fica um tanto repetitiva. Adiciona umas salas de desafio em que se habita o pico de dificuldade do jogo, algumas moon stars e é isso. O mais legal do pós-game é ver o que acontece com o mundo sem Bowser, com todos os reinos visitando entre si. Talvez seja demais criticar o pós-game do jogo, mas o fato é que a sensação é que o jogo só acaba quando se coleta todas as powers moon, e o que se tem até lá não é tão bacana assim. Até!

Reviewed on Mar 06, 2023


5 Comments


1 year ago

Meus reinos favoritos são Snow, Sand e Lake Kingdom, adoro Shiver Town e os NPCs ursos (?) são muito fofinhos ! A cidade de tostarena, os esqueletos mexicanos e o Jaxi são bem legais e adoro a estética do Lake Kingdom, a música calma é muito boa.

1 year ago

Geno, os meus são os mesmos! Citei Metro Kingdom por que na review por que é uma fase que é bem marcante no jogo, mas a minha favorito sem dúvidas é o Sand Kingdom. O visual, a exploração, a luta com o boss interagindo no cenário todo, enfim, MUITO bom! O único que eu fiz 100% fora o Cloud Kingdom. O Lake Kingdom eu gostaria que fosse maior, é muito bom também. Os ursos NPC's foram meus favoritos, e a corrida com eles quicando são muito boas. O deserto foi um mundo que foi crescendo em mim aos poucos, no final eu curti bem mais do que a primeira vez. Ele é bem largo, de fato o Jaxi é muito divertido de andar, mas o destaque para mim é a música. Talvez minha favorita. Eles conseguem compor uma música que passa por diversas culturas que contêm o deserto, assim como o próprio mundo homenageia diversos tipos de deserto. Deserto maia, deserto africano, enfim.

1 year ago

@fulyyuri sem contar que a primeira coisa que a gente viu foi o Mario andando no Sand Kingdom e olha que isso foi bem no dia do anúncio do Switch, então a nostalgia com esse mundo específico faz mais em sentido ainda.

1 year ago

Passando só pra dizer que a melhor música do jogo é a do Wooded Kingdom. 👀

10 months ago

@CDX você tem razão mesmo.