Veredito: Não tem defeitos, tem charme.

Acho que já faz quase 20 anos desde que joguei algo novo e caguei pros defeitos. Se teve outro jogo de lá pra cá que fez isso, esqueci. Mas Mirror's Edge conseguiu.

Eu adoro TUDO em Mirror's Edge. O visual branco, com um uso incrível do verde, azul, laranja e principalmente vermelho. A ambientação da cidade distópica policialesca que é vendida como utopia de paz e segurança. A história de conspirações politiqueiras, relações familiares, e corrupção tanto corporativa quanto no poder público. Os momentos de fuga, os de perseguição, e até os simples percursos até o objetivo; passando por tetos de prédios, canteiros de obras, corredores, estações de metrô e por aí vai. Os controles e mecânicas de plataforma em 1ª pessoa imitando parkour e sendo inseridos na ambientação e história do jogo.

E não só as mecânicas, mas o visual que mencionei também dialoga bem com a ambientação. A corrupção dialoga com as relações interpessoais. Os momentos de fuga funcionam porque as mecânicas de plataforma são ótimas. Eu poderia dar mais exemplos, mas deu pra entender: a coesão interna funciona muito bem. Nada está num vácuo, nada fica deslocado, nada parece ter sido feito ou colocado no jogo só como uma formalidade. Pelo menos nada que seja obrigatório.

Ele tem defeitos, claro, mas foda-se. Sei lá pra que servem os colecionáveis e desafios de speedrun mas foda-se, eles são legais de se fazer e não são obrigatórios. Falta polimento mas foda-se, se eu morrer é só recomeçar do último checkpoint. Nem sempre tá claro pra onde devo ir mas foda-se, tem um botão no controle só pra te apontar pro objetivo. O tutorial é meio chatinho mas foda-se, é rápido e opcional. Cara, não vou ficar dando bola pra essas coisas, só quero jogar Mirror's Edge e pronto. Eu gosto de videogame.

Pra mim é fácil curtir um jogo apesar dos defeitos. Mas normalmente é APESAR dos defeitos e não PASSANDO UM PANO DESCARADO pra eles. Não tiro a razão de quem desiste deste aqui antes de zerar, ou de quem acha que ele não é tudo isso. Mas eu acho, então deixa eu ser feliz.

Reviewed on Apr 05, 2023


14 Comments


1 year ago

PS: Dito tudo isso, joguei o port pra Windows pela Steam, mas pretendo rejogar depois no Xbox 360 e ver se ele era menos mal polido originalmente.

1 year ago

Esse jogo tem a qualidade pra se tornar um cult daqui uns anos

1 year ago

Joguei tanto a versão da steam quanto a de 360, em ambas nunca me incomodei com o polimento dele. A da steam só zerei uma vez, mas a do xbox foram varias vezes, pois é um game muito gostoso de jogar e ainda é curtinho.

1 year ago

O visual desse dai simplesmente não envelheceu, único defeito dele é ser curto mesmo

1 year ago

@Felipse Quanto a bugs realmente ele tá super bem polido. Quanto à responsividade das sessões de plataforma, a Faith não errar pelos motivos errados, posicionamento de objetos interagíveis pra manter o fluxo e tals, aí são outros 500. =P

11 months ago

Literalmente falou tudo o que eu penso e sinto sobre esse jogo, EU ADORO ABSOLUTAMENTE TUDO NESSE JOGO CARA

11 months ago

@DznHenrique Eu jogando:
- Pô, mas olha só esse polimento ruim, tou perdendo pelos motivos errados o tempo todo.

Também eu jogando:
- FODA-SEEEEEEEE, BORA MAIS UMA!!!!

11 months ago

@CDX "ah mas porque eu morri de novo pela 5° vez porque não enxerguei não sei oq"
MERMÃO FODASE 12° TENTATIVA E CONTANDO KRL

8 months ago

Esse jogo fez uma coisa mágica comigo, pois da primeira vez encarei como puzzle plataformer e da segunda como Sonic, e tudo isso inconscientemente. Gostoso demais

8 months ago

@noventaporcento A primeira vez que joguei ele foi alugado láááá em 2008, e só passei de umas 3 ou 4 fases. A segunda foi agora, então eu meio que já sabia como era o "jeito certo" de jogar. =P

8 months ago

Exatamente minha experiência, aluguei na Sãens Peña quando saiu e zerei em 2 dias. Amei, mas não entendia muito bem inglês na época. To rejogando justamente agora porque eu tenho um apego emocional muito forte a esse jogo. Na época os vídeos de parkour tava começando a lançar o Youtube como plataforma, então acho que o jogo saiu no timming perfeito. Um jogo em primeiro pessoa de ação onde o foco é a movimentação parecia ser uma parada revolucionária, isso sem falar na direção de arte desse jogo. To nem aí pra textura em 8k eu quero um jogo bonito de se ver e não foto realismo.
Tu descreveu muito a minha experiência com esse jogo, nem vou escrever mais.

8 months ago

@acapivarajorge Se fizer review depois, me marca nos comentários! Fiquei curioso agora. =P

4 months ago

Review foda meu caro, dando play nessa pedrada via Game Pass, acho sensacional a ambientação "Frutiger Aero" e como a gameplay é gostosinha de ser controlada sem nenhum defeito msm. Slc é mt bom, a estória é até interessante e espero terminar até breve, que época emocionante de quando a EA prestava *_*

4 months ago

@Zakbyte A EA nunca prestou, isso aí foi uma rápida espiada que a gente deu numa linha do tempo paralela. :v