Bio

Nothing here!

Personal Ratings
1★
5★

Favorite Games

Final Fantasy XIV Online
Final Fantasy XIV Online
Final Fantasy IX
Final Fantasy IX
Chrono Trigger
Chrono Trigger
Legend of Mana
Legend of Mana

003

Total Games Played

001

Played in 2024

012

Games Backloggd


Recently Played See More

Final Fantasy VII Rebirth
Final Fantasy VII Rebirth

Mar 09

Baldur's Gate 3
Baldur's Gate 3

Sep 02

Final Fantasy XVI
Final Fantasy XVI

Aug 08

Recently Reviewed See More

É um Masterpiece. Square Enix conseguiu mais uma vez criar uma obra de arte e um mundo rico com muito side content, desafios e fator replay.

Eu terminei o jogo com 83h de jogo e não fiz tudo que era possível. Com certeza irei revisitar ele no modo Hard e fazer tudo que está disponível nele.

Final Fantasy XVI foi uma montanha russa de emoções do inicio ao fim tanto falando em questão de história quanto em sentimento pela franquia que eu tanto amo.

A história e o universo do jogo é extremamente bem feito e elaborado, aqui o jogador dificilmente vai encontrar algum ponto solto ou vago. Tudo é bem construído e mastigado pro jogador no final não ficar com nenhum "e se?".

Mas nem todo jogo vive de história e na questão jogabilidade caso você esteja esperando um RPG ou um Action RPG vai acabar se decepcionando pois Final Fantasy XVI ele quase não carrega nenhum elemento desses dois gêneros. O jogo é praticamente um Hack 'n Slash super frenético estilo Devil May Cry que usa dos elementos de Final Fantasy, você vai encontrar magias como Fire ou Fira, Potions ou Hi-Potions, mas nada disso passa de uma espécie de um nome apenas pra deixar os jogadores antigos se sentido em casa e não sentir falta de como esses itens antigamente eram.
Outro ponto importante é na questão dos equipamentos, eles existem, mas eu não senti aquele prazer de trocar os equipamentos que os outros jogos da franquia traziam.

As side quests também são uma critica forte no jogo pois inicialmente elas parecem bobas e genéricas não levando a lugar algum, mas conforme o jogador vai realizando as side quests lá no final elas recebem um final merecedor. Infelizmente pra chegar nesse final o jogador vai precisar de paciência pra chegar até lá pois muitas vezes são diálogos enormes e muitas vezes chatos dando vontade apenas de desistir das side quests.

Outro ponto importante e que me deixou um tanto incomodado foi o jeito que o jogo acontece, uma hora você está numa batalha épica e no minuto seguinte após a batalha você está pegando itens bobos pra uma quest principal boba e que poderia ter sido simplificada. E eu digo que isso me deixou incomodado porque foi muito brusco o jeito que eles aplicaram isso, aquele momento de adrenalina e emoção e depois uma calmaria exorbitante e um tanto tediosa. Acredito que se tivessem feito isso de uma maneira mais sútil teria sido melhor e causado menos incomodo no meu ver.

O jogo possui fator replay ou seja assim que você termina ele você libera um modo de New Game Plus com um modo mais difícil e nesse modo o jogador pode ir até o nível 100.

Vale ressaltar que as batalhas são incríveis e épicas, o áudio do jogo é uma das coisas mais incríveis que eu já vi e a história principal é muito forte e emocionante.

Por fim meu sentimento pela franquia não muda e espero que os próximos títulos sejam mais voltados pro público que ama RPG e pros fans de longa data.

Se você é amante ou já experimentou alguma vez RPG de mesa e gostou, Baldur's Gate 3 vai ser a melhor experiência que você vai ter dentro do universo de D&D num PC/Console.

O jogo é cheio de possibilidades e com várias escolhas dentro dele variando totalmente os cenários dos personagens e na história no decorrer dos Atos.

Porém nem tudo é flores, atualmente estou no Ato 3 e jogando no PlayStation 5 (não sei se no PC ele tem os mesmos bugs) e o jogo sofre com alguns problemas de otimizações e bugs. Esses bugs você começa a notar eles com mais frequência no Ato 3 e às vezes atrapalham um pouco o jogo.
Alguns exemplo de bugs que podem acabam te atrapalhando são: você selecionar uma habilidade e o personagem demorar pra executar ela ou ele não mostrar a animação, às vezes eu noto que quando tem muitos inimigos na área a IA do jogo acaba simplesmente pulando o turno e/ou o inimigo não executando ação, o som do jogo desaparecendo, texturas às vezes demorando pra carregar e também notei um diálogo opcional no Ato 3 que está sem voz.

Aos poucos a Larian está lançando patchs que corrigem esses bugs. Acredito que num futuro tenhamos uma versão definitiva de Baldur's Gate 3 assim como os outros jogos da Larian receberam com o tempo, mas mesmo com esses bugs minha experiência com o jogo não foi afetada a ponto de eu desistir dele pois todo o universo, narrativa e desafios acabam compensando isso.

O jogo merece 5 estrelas porém por faltar alguns polimentos e correção de bugs eu vou dar 4.

É um jogão e é meu goty desse ano de 2023.