Que jogo. Meu Deus do céu que jogo. Não esperava que fosse jogar Guilty Gear -Strive- tão cedo mas graças a Deus ele saiu no Xbox direto no Game fucking Pass e a vontade reprimida que tive desde 2021 quando o jogo foi lançado saiu de uma vez só. Vou ir direto ao ponto, o gameplay do jogo é perfeito. Tudo nele é incrívelmente satisfatório, cada golpe tem impacto, desde o soquinho mais básico até cada um dos movimentos especiais são uma delícia de acertar e parecem avassaladores, cada counter te faz se sentir o cara mais foda do mundo, cada bloqueio te faz se sentir uma muralha, tudo nesse jogo tem impacto, TUDO. E o que falar do visual? É uma verdadeira obra de arte, desde os gráficos, a direção de arte, os efeitos de partículas, as cores, os cenários, o design dos personagens, tudo é simplesmente incrível. E a trilha sonora simplesmente dispensa comentários. Strive tem um scale de dano altíssimo, os golpes tiram muita vida e rounds podem terminar em segundos, isso só torna o jogo mais viciante pois um set de três partidas no online podem levar menos de três minutos pra acabar e mesmo quando se perde a vontade de ''mais uma partida'' acaba sendo inevitável, sem firulas, sem pontinhos de ranked match, apenas entre num lobby, procure alguém e lute, repeat até cansar.

A história do Guilty Gear é um show a parte, uma lore incrível que faz questão de contar tudo que ocorre naquele mundo, dando uma atenção e profundidade a seus personagens como poucos. História não é um ponto obrigatório em jogos de luta pois o gameplay é o que importa, não discordo disso, mas quando se tem uma lore riquissíma com personagens incríveis no roster acaba engrandecendo e muito o jogo, quando algum personagem que você curta acaba tendo uma história/passado/desenvolvimento bacana acaba sendo um plus a mais, ainda mais quando você acaba crescendo com alguma franquia e aqui não é diferente, todos os personagens tem motivações e sentimentos. O fato de eu jogar com o King do Tekken desde criança por exemplo, ou o Kyo do KOF, e continuar até hoje me faz ter uma conexão com o personagem. Felizmente muitas franquias dão atenção a sua história tendo personagens com arcos incríveis quem permeiam desde o início de suas franquias e quando você envelhece junto com certos jogos, acaba se tornando algo sensacional. Ver todo o mal caminho que o Kazuya trilhou desde o primeiro Tekken onde tudo começou com uma vingança e terminou com uma sede insáciavel por poder, toda a jornada do Ryu pra se tornar o ''melhor lutador do mundo'', ver todo o perrengue que o Kyo passou tendo que carregar o legado de sua linhagem, e claro, em ver como nosso Sol Badguy, ou melhor, Frederick acaba se soltando mais e se tornando um dos meus personagens favoritos de todos os tempos. Os personagens acabam crescendo assim como nós conforme os anos se passam e eu acho isso algo de valor inestimável em jogos de luta. E a história de Guilty Gear se encerra (até o próximo jogo) num modo história cinematográfico.

Strive é um game que vou passar um bom tempo jogando, não sei se é o melhor fighting game da história, afinal são muitos e muitas franquias que amo, mas ele tem todas as qualidades pra ser tratado como tal e se tornou um dos meus jogos favoritos de todos os tempos.

Reviewed on Mar 13, 2023


5 Comments


1 year ago

consegui sentir sua emoção daqui, muito foda! eu particulamente sempre fui da turma do Street Fighter pela forma como o jogo compreende o neutro, mas Guilty Gear é uma franquia que eu espero explorar mais! Comprei nessa sale, joguei umas 2 horas e amei a Giovanna.

1 year ago

@fulyyuri, quem não ama ela? Hehehe...

1 year ago

Nunca vi essa daí, mas certeza que o Hunyoshi gosta dela pela contribuição que ela dá pro enredo e pelo balanceamento das técnicas. 👀

1 year ago

Cara chamou Phil Spencer de Deus

1 year ago

O Senhor é nosso pastor e nenhum jogo nos faltará...