Persona 5 é especial.

Sim, esse jogo é tudo isso (e muito mais) que você ouviu falar por aí, e eu juro, eu não sei nem por onde começar a minha review, mas sem protelar demais... A forma que eu conheci Persona 5 é curiosa. Eu nunca me interessei nesse jogo e em nenhum outro da franquia mesmo sabendo de sua existência, não tinha ideia do que poderia se tratar mas só conhecia por suas músicas e artes estilosas. E foi assim por longos anos até que esse ano, um ano bastante complicado pra mim já que, foi em 2023 que minha depressão previamente desenvolvida por várias questões pessoais se agravou a um ponto que eu não estava preparado pra lidar. Pensamentos terríveis rondaram a minha mente por bastante tempo, descontamento comigo mesmo, estar odioso ressentido com tudo e todos e claro, mais triste do que o comum.

E em momentos de tristeza eu sempre tive o costume de ouvir música, um aspecto muito importante da minha vida, algo que me acompanhou desde pequeno e sempre estará comigo. E em um desses dias, em que eu estava escutando músicas de jogos que eu curto no auto-play do Youtube Music, subitamente começou a tocar "Life Will Change" de Persona 5 e logo, tive vislumbres de anos atrás em que eu costumava escutar muito as músicas desse jogo, seja pra escrever histórias, desenhar ou apenas pra passar o tempo. Foi meio nostálgico, mas é estranho dizer isso já que eu nunca joguei esse jogo, e todo esse emaranhado de sentimentos fisgou a minha mente, coração e eu passei a me atentar mais ao jogo em si, não dando foco só em suas artes, músicas, mas entender o que era aquele montante tão chamativo por sua estética, queria destrinchar o interior daquele jogo, entender o que é Persona 5. E sério, eu não tinha - e nem poderia - ter noção do que me aguardava.

Rapidamente, fui capturado por uma trama densa e extremamente envolvente, o modo que esse jogo se manifestava o tornou extremamente único pra mim, tudo naquele mundo era único e especial, como se esse jogo fosse pincelado detalhe por detalhe por um artista extremamente apaixonado pelo seu trabalho, e todo esse carinho com todos os aspectos do jogo me fez ficar imerso naquele mundo de modo que eu não esperaria que ficaria, eu realmente não estava esperando algo nesse nível, achei que seria mais um jogo que eu iria jogar e gostar e logo iria esquecer, mas não, foi totalmente o contrário desde o meu primeiro contato com ele. Como há inúmeras tramas se desenvolvendo não só sobre o protagonista, e sim como todos ao seu redor faz esse mundo ser extremamente rico e vivo, a dinâmica de você se atentar ao dia a dia, tendo que gerenciar bem o que você precisa fazer pra poupar e aproveitar o seu dia ao máximo, é exemplar e algo que aumenta a tensão caso você tenha feito algo errado ou não aproveitado direito os dias e isso impacta sim diretamente na gameplay e em praticamente tudo. Você é instigado a ser literalmente categórico para que as coisas possam correr bem, não se prolongar em coisas inúteis e saber o que é certo, não é um RPG que você só precisa farmar e farmar pra ficar forte, aqui, há inúmeras coisas dentro e fora do combate que você precisa fazer pra evoluir, pra avançar, pra conseguir alcançar o ápice do seu personagem.

Não é atoa o fato de eu ser fisgado pelo jogo e praticamente morar nesse jogo, tudo isso o torna ele mecanicamente e tecnicamente pra mim, perfeito. É uma fórmula infalível e praticamente sem defeitos, o jogo sempre te apresenta coisas novas que não o torna maçante, e apesar de tudo isso eu demorei longos 5 meses pra zerar esse jogo e por que? É simples. Eu não queria ir embora desse jogo de maneira alguma, queria ficar lá pois, eu me sentia confortável, conseguia esquecer de problemas pessoas, de cobranças, de todas essas coisas que estão aqui pra nos estressar, quando eu começava a jogar, era só eu e uma jornada imprescindível, estilosa e com mensagens que pareciam ser feitas pra mim. Sim, Persona 5 carrega inúmeras mensagens, a esse ponto você não deve se surpreender com isso, mas sinto que nem todo mundo pode ter captado as mensagens desse jogo com a intensidade que eu as captei. Era exatamente o que eu precisava ouvir, era exatamente o que eu precisava pensar, e eu esperava ter respostas assim lendo algum livro, vindo dos conselhos de alguém, descobrindo através dos meus erros e acertos, e não vindo de um jogo. E ter essas respostas vindo de uma mídia como essa, só prova a minha tese que jogos são sim arte. Na verdade, a arte mais completa de todas se você souber abusar bem disso, já que envolve todos os aspectos da arte, desenho, realismo, música, poesia, exatamente tudo e Persona 5 consegue fazer tudo isso com proeza e maestria.

É ridículo o quanto Persona 5 me ajudou. Digo que ele se tornou o jogo mais importante da minha vida por vir num momento aonde eu estava carente de ajuda e precisava de algo pra poder me reencontrar, e sim, eu consegui encontrar esse algo dentro desse mundo, aprendi coisas que ninguém nunca havia me dito, reforcei coisas que pessoas importantes pra mim já me falaram e até mesmo, sinto que passar tanto tempo com o protagonista e tendo que gerenciar o dia a dia, fazendo as melhores escolhas pra mim e para aqueles ao meu redor dentro do jogo, me tornou uma pessoa melhor já que eu tentei copiar a fórmula do Persona 5, cada dia eu faria algo semelhante ao que eu fiz no jogo (exceto os dias que eu invadia Palaces e matava inimigos monstruosos), seja fazer uma caminhada, ir pra academia, sair mais com as pessoas ao meu redor, fazer mais amizades. E isso com o tempo foi começando a tirar aquela tristeza de dentro de mim, sim, ela continua aqui, mas está muito mais leve do que antes, é como se esse jogo ajudasse eu a carregar todos os meus fardos os tornasse o mais leve possível pra eu conseguir levar a vida com mais tranquilidade e suavidade. E eu não tenho palavras pra explicar o quão grato eu sou por ter jogado esse jogo.

É por isso e muito mais que sim, Persona 5 é especial e se tornou o melhor jogo que já joguei e o mais importante.

Reviewed on Aug 28, 2023


5 Comments


9 months ago

Amazing! <3

9 months ago

MELHOR

REVIEW

DO SITE!!!!

9 months ago

Ah, e melhoras aí pra tu! ❤️

9 months ago

Ótimo review, eu tive uma experiência muito parecida com a sua, em relação ao momento da minha vida a as mensagens do jogo, uma década atrás, com Persona 3, e desde então a série virou uma das minhas favoritas (inclusive ansioso pro remake de P3 que sai ano que vem).

9 months ago

Muito obrigado gente!