Absolutamente um dos melhores jogos que já joguei
Nunca vi um jogo poder falar tão bem sobre ansiedade, sobre saúde mental, sobre dificuldades. Celeste é desafiador em um nível tão profundo e, ao mesmo tempo, balanceado, que da gosto passar cada sala dessa obra

Eu não peguei ainda todas as fitas nem todos os corações, usei uma tech de speedrun para passar do portão dos corações na dlc, então fiz todos as áreas e o capitulo farewell. Joguei até uns modzinhos aqui e ali

Completei o jogo com 45 horas e 10k mortes

Passei raiva, parei de jogar, voltei a jogar, xinguei o jogo, elogiei o jogo, tudo isso. Não me arrependo de nada, é uma experiência que simultaneamente desejo para todos e ao mesmo tempo não desejo para ninguém

Joguem. Especialmente se tu não estiver num bom momento da sua vida. Suba a montanha. Prove que você consegue. Vai valer a pena

Nunca vi um jogo conseguir me fazer sentir saudade de uma lootbox

This review contains spoilers

Fantástico. Completamente submerso no jogo e na tensão que ele te coloca. Recomendo bastante.

Não aprovo muito a decisão deles de mostrarem o monstro mais para o final, não sinto que foi a melhor escolha do mundo, mas ainda um ótimo jogo do começo ao fim.

Genuinamente não sei como falar disso aqui.

Esse é aquele tipo de jogo que tu termina, sente vontade de ter mais e continua tentando explorar. Explora tanto que, quando tu perceber, cada % do jogo você completou, cada chefe você aprendeu como vencer sem pensar, cada pedaço do mapa, por mais minusculo que seja, você tem decorado na palma da mão. Hollow knight é o tipo de experiência que vai te prender por um bom tempo.

Não vou tentar fazer reviews indiretas e vagas como fiz com meus outros jogos favoritos, Hollow Knight já é vago o suficiente para isso, o ponto meu é: Hollow Knight é impecável. Tudo nele ele faz direito, desde a arte, design de mapa, trilha sonora, rejogabilidade, história, gameplay pura, combate, tudo, tudo mesmo.

A sensação de tomar a capa de um cavaleirinho que explora um mundo de insetos atrás de uma missão que nem mesmo você entende é algo que é incomparável, a sensação de se perder nas cavernas sem fim de hollownest é algo que vai te viciar (digo, sério, já imaginou a ideia de você gostar de se perder em um jogo? Eu não, não até esse jogo de insetos malditos passar pela minha vida)

Agora, em um tom mais emocional, esse jogo também carrega muito peso para mim, foi o que me inspirou a entrar no mundo de desenvolvimento de jogos, foi o que me aproximou de muitos amigos (já que eu e um bando de idiotas adorava competir para ver quem terminaria o panteão primeiro) e também me ajudou a entender melhor meus próprios gostos para jogos.

Obviamente, para mim, o jogo tem suas falhas, não gosto do sistema de dinheiro do jogo e tenho problemas MUITO sérios com dois chefes em especifico, mas os pontos positivos desse jogo sobressaem os pontos negativos violentamente.

Tendo tudo isso em mente, recomendo isso seriamente, é quase um roubo um jogo desses não custar 200 reais que nem outros AAA por ai.

Vou falar isso da forma mais direta possivel: Você vai ficar maluco jogando essa porra. Essa cria do inferno em forma de obra de arte vai entrar na sua cabeça sem falar uma unica palavra, vai te ensinar regras estranhas e confusas que sempre estiveram ao seu dispor mas tu era burro demais até entender.

Mas tu vai se sentir burro.

Mas tu vai ficar maluco.

Mas é uma experiência que desejo a todos, pelo menos em algum momento, darem uma chance, mas como outer wilds, tunic e outros jogos baseados em conhecimento, tentem ir atrás disso o mais cegamente possível, mergulhem de cabeça nesse mundinho, vai valer a pena.

Esse jogo, também, é meu exemplo perfeito para um experimento e uma experiência. Meu sentimento com ele foi que, ao mesmo tempo que jogava um jogo completo e interessante, aquilo tudo era um teste, um experimento doido que saiu de ideias de banho de alguma mente insana e que decidiu colocar isso tudo em um projeto tão detalhado, bem feito e impecável como the witness.

Um dos motivos, em especifico, de porque eu falo sobre esse jogo com tanta paixão, é pela simplicidade dele. The Witness é um jogo simples. As vezes vai sentir que é simples até demais, já que o jogo tem uma mecânica e apenas uma durante todo o tempo de sua jogatina, mas a parte que torna isso tão bom é a capacidade dos desenvolvedores de explorar tanto algo tão simples quanto ligar pontinhos e linhas numa tela.

Todas as mecânicas desse jogo sempre estiveram na ponta de seus dedos, tu só não sabia como usar elas. E o jogo nunca vai te explicar falando, nem mesmo com voz ou um tutorial. O jogo vai dar um jeito de te ensinar, devagar e indiretamente, como ser jogado.

De qualquer forma, eu não tenho muito o que falar, mesmo que seja um dos meus jogos favoritos, especialmente porque to ocupado tentando conectar pontos e linhas na vida real. Eu to falando, essa p*rra de jogo vai te deixar insano.

(Inclusive, façam o labirinto no final do jogo. Isso para mim foi a cereja no topo do bolo desse jogo e é bem facil de perder isso quando tu chega no final. Se preciso até pesquisem, mas não deixem isso passar)

Eu me recuso a marcar spoiler nessa review. Me recuso á ideia de dar um spoiler sobre esse jogo, então quero poder comentar sobre da forma mais vaga e, simultaneamente, concisa o suficiente para poder explicar a experiência que é Outer Wilds

O ponto dessa preocupação minha é quanto informações são necessárias nesse jogo. Informações sobre o que? Simples, o universo que o jogo te coloca.

Imagine assim a ideia: Um jogo onde todo, TODO seu progresso é completamente baseado no que você mesmo sabe sobre o mundo a sua volta. Onde você demora 20 horas para finalmente aprender o suficiente para terminar o jogo mas, ao mesmo tempo, pode criar um save zerado e acabar o jogo em menos de 10 minutos. É nesse nível o quanto o puro conhecimento desse universo é importante para o progresso.

Por esse motivo recomendo fechar a página desse jogo, fechar qualquer video no youtube que você possa querer ver sobre outer wilds, fechar os olhos completamente até o dia que, de alguma forma, você possa por si só experiência isso. Entre de cabeça nesse universo confuso e agradável

Eu só vou dar uma dicazinha, para caso você tenha se convencido da loucura que eu estou falando e foi atrás de testar o jogo:
- Esse jogo pode ser bem confuso as vezes de saber para onde ir, se estiver perdido demais, sem saber para onde ir, da uma olhada no diário de bordo da nave. Ou, se tu é que nem eu e curte anotar coisas, tenta anotar a ideia geral de tudo que tu descobrir, isso vai fazer milagres para você em alguns momentos.
- Não tenha medo de ler o que estiver por ai. Como eu disse, o saber nesse mundo é sua maior arma.

Também quero dizer que, mesmo assim, o jogo não é perfeito, tem suas falhas, mas é o tipo de experiência que recomendo para toda e qualquer pessoa que se interessa, mesmo que um pouquinho, em jogos de exploração, investigação e mistério (e talvez em terror, se tu comprar a dlc, mas shh abafa abafa)


Uma obra de arte de jogos de survival horror.

Um jogo impecável que gira em torno de horror cósmico construido de um jeito incrivel. Não só isso também como carrega consigo um mapa muito cheio, combate muito fiel ao gênero, um ar nostálgico de horror que lembra muito de jogos como Resident Evil ou bioshock, além de ser insanamente bonito, com um estilo visual muito autentico e próprio, tanta personalidade transbordando em cada pequeno detalhezinho.

Inclusive, um jogo nunca conseguiu me fazer ter tanto pavor de tomar qualquer tipo de decisão. Um tiro errado, uma arma desperdiçada, um calculo de espaço no inventário errado, qualquer uma dessas pequenas escolhas que deveriam ser tão fáceis, aqui se tornam muito mais aterrorizantes.

Pois, afinal, cada recurso gasto pode ser um recurso necessário no futuro.

Sim, claro, isso é algo comum de jogos do gênero, mas nenhum conseguiu, para mim, fazer isso de forma tão natural e boa.

Uma experiência ótima para qualquer um que curte cosmic horror, survival horror, cyberpunk e coisas do gênero.

Por sinal, se você chegou no final e sentiu que a história não estava completa, te digo o seguinte, com uma pitadinha de spoiler para apimentar as coisas:

Esse jogo é ótimo em te enganar. Certeza que você terminou o jogo mesmo?

2022

A logica aqui é simples: Sabe quando tu ta mexendo nas configurações de um jogo e sem querer muda a linguagem do jogo e agora tá todo confuso e perdido sem saber o que fazer porque tu não entende BULHUFAS do que está escrito? Isso é Tunic. E é incrivel.

Como o resto dos jogos desse tipo, baseados em conhecimento, Tunic é o tipo de jogo que vale a pena tu não saber nada sobre antes de jogar. Claramente inspirado nos antigos jogos de Zelda, é uma experiência muito divertida onde você precisa se guiar por esse mundinho tendo como professor só um manual de páginas rasgadas que, lentamente, ficará mais completo com o passar do jogo.

Puzzles complexos e interessantes, boss fights muito desafiadoras, um mundo divertido de explorar. Simples e direto, do tipo que revira na sua cabeça por dias depois que terminou o jogo, ou até antes de terminar, tantos mistérios dentro de um jogo tão bonito.

100% recomendo para qualquer amante de jogos de puzzle e/ou combate. Ou se tu curte Zelda.

Inclusive, boa sorte tentando descobrir que que é a cruz sagrada que o manual do jogo tanto fala...