É por isso que eu amo videogames

Uma gratíssima surpresa descobrir Tinykin no gamepass e poder desfrutar, de forma descontraída e descompromissada, por mais de 12 horas, a gigantesca exploração através de cenários cheios de vida, divertidos, extremamente criativos e, por fim, que nunca dão a sensação de cansaço.

A exploração nesse jogo é tão sensacional que você só quer descobrir cada cantinho e como as coisas foram criadas para trazer o sentido de realidade para aquela situação. Afinal de contas, somos um ser humano minúsculo que desbrava uma casa rodeada por insetos que dominaram e fizeram ali cidades e templos.

O que são as ÓTIMAS referências a praticamente tudo nesse game? A forma como referenciaram Star Wars, Titanic (temos um Jack e uma Rose e é muito engraçado), Bob Esponja, Homem aranha, artistas musicais, esportes (principalmente formula 1), e até a aplicativos que consumimos diariamente, foi simplesmente muito interessante essa ótica.

Zoam com política, terraplanismo, relações trabalhistas e por aí vai. Você provavelmente não vai passar mais de 10 minutos sem notar uma referência.

Sobre o final, eu esperava muita coisa, menos o que de fato aconteceu. Toda aquela sociedade de insetos a forma e em prol do que eles vivem foi MUITO maneiro de experenciar, mas tiro o chapéu para cada tipo de civilização entre os insetos e a forma como eles vivem e suas próprias histórias, me diverti e ri bastante com muita coisa.

Jogar Tinykin me fez sentir nostalgia e a saudade de quando eu era criança, onde jogar videogame não tinha compromisso e nem preocupação, apenas diversão. Me fez lembrar das sensações de descoberta e de passar de fase em jogos como Donkey Kong, além de ter uma estética que me remeteu muito a Toy Story, fato esse que me lembrou como eu era fissurado em assistir o filme e que sempre que eu ia na locadora alugava Toy Story.

De um anos pra cá, o final de ano se tornou um momento um pouco chatinho na minha vida e descobrir Tinykin nesse período me fez distrair, me divertiu e me encantou demais. Finalizei a história e quase consegui pegar tudo com apenas uma run. Agora, vou em busca das coisas que ficaram escondidas, com certeza mais diversão me espera.

Por fim, estou extremamente ansioso pela continuação pois ficou claro com esse final totalmente em aberto.

Reviewed on Dec 23, 2022


10 Comments


1 year ago

Textão mano! A sensação de voltar a ser criança de novo é mágica, eu me senti assim agora com o Crash e fico feliz que você também, e espero que o que quer que seja que esteja passando vá embora logo.

Essa magia de jogar videogame não tem preço, sentimos muita falta daquela época descompromissada onde só divertir era o que importava, e curiosamente jogos de aventura/plataforma são os que mais dão essa sensação maravilhosa de revisitar a infância.

1 year ago

Obrigado pelo elogio no texto e pelos votos de melhora cara. Com certeza o tempo vai ajudar a sanar todos os problemas, já foi maior um dia e daqui a pouco será quase ou quem sabe zero.

Exatamente, os de plataforma realmente tbm são os que mais me trazem esse sentimento, além de Resident Evil, que por mais que seja horror é uma franquia que me conectei desde mt pequeno. Sobre sua jogatina no Crash, mt legal ver a sua ótica e em como tu tá curtindo, ainda mais sobre o Crash 2 que tu despertou a minha curiosidade com relação a repetição

1 year ago

Que isso mano, não foi nada, o tempo realmente é o melhor remédio, e foi um textão! Preciso jogar Tinykin antes que ele saia do Game Pass.

Cara agora que você mencionou Resident Evil, a minha primeira memória da franquia foi com o meu primeiro jogo quw joguei, Resident Evil 2, e lembro que morri várias vezes no começo pois não sabia como atirava KKKKKKKK, lembro vividamente. Eu joguei isso aí muito novo bicho, acho que era coisa de 7 anos. Outra coisa bizarra era que a capa do meu jogo era uma foto do ônibus que você passa no começo. Porque? Não sei, mas era.

1 year ago

Que texto legal mano! Esses últimos tempos foram duros comigo, acabei perdendo a minha mãe poucos dias antes do meu aniversário em setembro, ainda estou na escola e isso interferiu diretamente no meu desempenho escolar. Eu até disse na review de Overwatch que eu fiz que eu estava passando por dificuldades e tudo mais, e era isso...
Eu fico muito contente com jogos que fazem você sentir isso, por isso fui cativado ao ler seus sinceros sentimentos.
Fiz um pequeno desabafo do que passei, mas é por ter sentido algo parecido. Ainda mais jogando jogos de pokémon que eu tanto ansiava quando mais novo, joguei pouco de Pokémon Platinum, e logo na primeira rota havia uma música que eu ouvia muito quando mais novo. E, mesmo sendo minha primeira vez no jogo eu cantei ela como se eu conhecesse e um amigo meu @Davi_fg estranhou, pq ele tava vendo minha tela na horaKKKKK
E eu juro que quase chorei, eu me senti em casa jogando aquilo. Todo dia a partir daquele, fiquei colocando essa ost quando eu acordava, foi mágico demais haha

1 year ago

@Hunyoshi, tenho a sensação de ele entrou recentemente no gamepass, então julgo que tem bastante tempo ainda até o dia que ele vá sair, maaaas é isso, não deixa de jogar não.

Sobre Resident Evil, idem aqui, tbm foi o primeiro jogo que joguei da franquia lá com uns 8 anos. E detalhe, eu descobri ele depois que meu padrinho me deu uma porrada de revista da Super Game Power e dentro de uma delas tinha um detonado CHEIO de fotos do jogo com muito zumbi e monstros. Pra mim, que até aquele momento só tinha jogado Mario e Donkey Kong no meu SNES, quando descobri aquilo eu enlouqueci e fiquei fissurado. Ele tinha um PS1 e quando viu meus olhos brilhando, deixou eu jogar (e morrer muito) eu amo demais esse jogo.

E sobre a capa do jogo kkkkkkkk outra nostalgia de ir na feirinha comprar jogos e ter capas tipo essas, mt duvidosas

1 year ago

@GaiBrusX poxa cara, meus sentimentos. Não consigo imaginar pelo que vc tem passado e as vezes é até difícil de ter palavras que amenizem qualquer coisa, mas se agarre nas memorias, nas coisas boas, nos seus amigos, familiares e até msm em nós, seus amigos virtuais de jogatina e conversa, pq tenho certeza que essas boas distrações, nos conduzem para sentimentos e momentos mais felizes.

Fico feliz que meu texto tenha despertado esse sentimento de lembrança em você com Pokemon e toda essa energia contagiante e de memórias tenha sido criada entre nós aqui nos comentários. É muuuuito legal que tu tenha falado dessa parada com Pokemon pq eu tbm ansiava MUITO poder jogar pq quase todos os meus amigos tinham como jogar e por mt tempo eles só falavam disso. Agora, com os emuladores da vida, eu vou conseguir tbm ahahahha

1 year ago

Sim sim, uso emulador a rodo e vou jogando todos, dei uma pausa agora mas foi uma época boa ahsuashua recomendo bastante!

1 year ago

@OGabrielMac77, eu tive uma dessas mas era do Code Veronica e do 0, eu lembro que sempre lia elas quando eu já era um fãzinho da franquia, ainda no meu PS1 e ficava imaginando como os jogos seriam pelas fotos na revista. Tô ficando velho...

1 year ago

@GaiBrusX, meus pêsames mano =/, eu entendo como é essa dor pois perdi meu pai, mas é algo que o tempo da um jeito. Não cura, mas você aprende a lidar.

Nostalgia realmente é um sentimento maravilhoso.

1 year ago

@Hunyoshi definitivamente é, nostalgia é um dos melhores sentimentos, que, independentemente da situação, me traz conforto e lembro de tempos melhores.