Log Status

Completed

Playing

Backlog

Wishlist

Rating

Time Played

--

Days in Journal

2 days

Last played

October 10, 2023

First played

September 22, 2023

Platforms Played

DISPLAY


Olha, de longe o melhor jogo de luta que já joguei até agora.
E isso está vindo de alguém que nunca foi fã do gênero, mas devido as inúmeras melhorias com relação ao seu antecessor e de suas novidades vistas por conta do marketing, me rendi e comprei SF6.

Esse jogo consegue ter uma identidade visual tão bem estabelecida que não acaba se perdendo entre os vários títulos de mesmo gênero, além de ser bem convidativo para quem nunca encostou em um Fighting Game.
Acredite, esses dados são verídicos após uma sessão com familiares em um churrasco, e todos conseguiram se adaptarem aos controles Modernos.

É até bizarro que de algo mais "bonecão de massinha" de SF5 a direção de arte tenha ido para uma estética mais realista, nem parece ser da mesma franquia. Mas ainda bem que teve essa mudança misturada com traços caricatos sem exageros. Cada design de personagem é bem memorável, isso serve tanto para os antigos com visuais revisados e para os novos. Espero que venham muitos outros personagens balanceados pela frente (de preferência kkkk).
E sim, quando o jogo estiver mais esquecido eu planejo... comprar os outros personagens... dá até uma dor no coração, mas infelizmente eu sou mais um refém do capitalismo.

A acessibilidade está inexplicável, comento isso principalmente por conta da implementação do controle Moderno. Eu particularmente jogo desse jeito, até porque no momento eu não tenha coordenação e memória o suficiente para lembrar que pra um Agarrão bem implementado preciso fazer um "código secreto de setas".
Eu até tentei jogar no controle Clássico, mas infelizmente meu cérebro e coordenação motora não se conversavam.
Ah é, caso esteja pensando que não existe um equilíbrio entre Clássico e Moderno, sendo bem sincero, só irá depender do seu nível de competitividade e reflexos, até porque em um X1 franco só sairá vencedor aquele que conseguir ler o jogo do adversário e dar a volta por cima... a não ser que você vá de JP, Ken ou Dee Jay. É muita farofa com eles.
E sim, estou ciente de que no Moderno os personagens perdem alguns golpes, mas como eu sou bem casual então não me importo tanto com esse detalhe.

A experiência que eu tive com a comunidade foi a mais saudável possível. Pessoas se ajudando, ensinando, farmando e respeitando uns aos outros na medida do possível. Eu só não sei como está hoje em dia, porque não estou com Plus ativa (consolista só se fod#) e não estou tendo tempo de entrar por conta que a vida adulta chegou com os dois pés na porta, mas eu recomendo fortemente tal comunidade.

O conteúdo Offline, sendo eles o World Tour e Fighting Ground, prometem te prender por bastante tempo.
World Tour se resume a você criar um avatar e viajar pelo mundo enfrentando diversos personagens, encontrar personagens clássicos e novos, e pedir à eles que se tornem seus Mestres para desbloquearmos novas skills e skins referentes ao "Outfit 2" com 10 cores extras.
E o Fighting Ground se sustenta com Arcade, Treinamento, PVP, Batalhas Extremas e Ranked/Casual.

Agora vamos para os pontos negativos:

- Missões do World Tour no geral são bem qualquer coisa, chegando até ser broxante por vários personagens principais e secundários não terem uma dublagem completa sem estarem em uma cutscene ou "diálogo de level up" (eles tem aquele "hmm" como diálogo). E ainda tem o fator dos personagens mais overpowers terem muitos frames de invencibilidade, o jogo nem esconde essa trapaça;

- Agarrão está bem quebrado nesse jogo, chegando até mesmo do Throw Loop ser possível. No geral é algo fácil de ser evitado, mas cheguei a ver uma situação na qual o Agarrão teve mais prioridade que um Soco Leve;

- Levou o adversário para o canto (corner) é certeza que as chances dele sair vivo de lá são menores do que 30% (chutei um número);

- "Seu oponente foi desconectado" após você amassar ele em uma MD3, esse tipo de gente deveria levar um ban de 1 mês pra parar se ser trouxa, e o jogo deveria dar os pontos para aquele que permaneceu na partida, faz parecer com que ela nunca tenha existido;

- Conteúdo como skins além do Outfit 2 serem caras demais para a realidade de muitos.


CONCLUSÃO
No geral, o jogo é incrível e se eu tivesse mais tempo tentaria levar minha Juri e Manon para uma classificação maior que Prata 2 kkkk.
É bem notável o empenho e carinho impostos em SF6 após longos anos sofridos de SF5, e espero que isso se mantenha no decorrer da existência relevante desse novo jogo.
Continuarei a jogar SF6 por bastante tempo, mas não com tanto empenho quando eu o comprei.