Acredito que pouquíssimas pessoas do Brasil (e talvez do mundo) jogaram "Rocket Power: Beach Bandits", sendo bem aquele jogo "nicho do nicho", feito totalmente baseado no desenho de mesmo nome que passava na Nickelodeon, publicado pela "THQ". O jogo tem algumas coisas legais, como principalmente a mecânica de usar o skate a qualquer momento e o fato de poder jogar com qualquer um dos quatro protagonistas a qualquer hora pelo menu de pausa do jogo. No entanto, no geral, ele é bem simples, tendo envelhecido mal atualmente, sem tanta garra para prender ou interessar a longo prazo o jogador que não estiver tão disposto a isso ou tenha alguma carga nostálgica com ele de ter jogado naquela época. Pois, alguns problemas evidentes do jogo são a falta de dificuldade nas fases, as músicas serem bem artificiais e repetitivas, e também algumas missões que te obrigam a desacelerar para pegar algumas moedas pelo mapa, necessárias para "pagar" alguém no mapa (mais precisamente em uma espécie de parque de diversões que sempre terá isso) para conseguir continuar a campanha, o que prejudica um pouco o ritmo da gameplay, mas felizmente, são pouquíssimas moedas que o jogo pede, e é facílimo obtê-las só explorando pelo mapa (sendo bem estilo colecionável), que aconselho que use o skate para isso, por sorte, não acontece com tanta frequência e é o menor dos problemas do jogo, que se a gameplay se sustentasse mais, isso nem seria um problema.

   Não cheguei a assistir ao desenho no qual esse jogo é baseado quando criança, mas tenho uma vaga memória de vê-lo passando na "Nick & Nite" (um quadro que passava desenhos mais focados em adolescentes na Nickelodeon) e nunca tive interesse em vê-lo, pois, se me permitem dizer, tinha um estilo artístico bem "esquisitinho". Sobre a fidelidade do desenho com o jogo, não tenho como opinar, mas acho legal que tenham se baseado exatamente no traço do desenho, como se fosse um episódio mesmo. Agora, é engraçado como os olhos dos personagens são sempre trincados enquanto falam, gerando muito a sensação de "Uncanny Valley" (Vale da Estranheza), como se estivessem olhando diretamente para sua alma enquanto dialogam entre si ou com os personagens do jogo. Fora a construção e fala dos diálogos, que são bem exagerados e caricatos a todo momento, mas como o jogo é feito para crianças, é compreensível ser assim. A trama é interessante, um mistério relacionado a uma organização e um prefeito que aparece para ajudar a cidade de "Ocean Shores", que teve a areia de sua praia "evaporada" do dia para a noite, cabendo aos três garotos (e a garota) desse desenho (Otto, Reggie, Twister e Sam) resolver esse problema.

Enfim, a primeira fase do jogo é bem nostálgica para mim, porque foi a única parte que tinha jogado na primeira vez que joguei na época do meu antigo PlayStation 2. Não sei se foi devido ao CD ter vindo arranhado, fazendo com que, ao passar da primeira fase, ele travasse, ou pelo fato de ter aprendido que podia usar livremente o skate dos personagens já na primeira missão, que com isso, eu só pensava em ficar fazendo manobras pela praia, a qual é a coisa mais divertida de fazer nesse game (embora também seja possível usar os patins a qualquer momento, mas na minha opinião não é tão bom quanto o skate). Zerando o game, percebi que a maioria das missões são rasas e a história não te prende como deveria, mas ainda assim é um game que se equilibra pelo menos em algo jogável, com muitas missões de corrida, de juntar pontos fazendo manobras com o skate, de explorar e passar pelas fases e etc, que trazem uma certa variedade para a estrutura das missões, não deixando tão repetitivo quanto podia ser, em que a melhor missão, para mim, foi a de disputar contra um dos vilões do jogo em um "carrinho de bate-bate" em uma espécie de 3 rodadas com vários competidores, que foi a mais divertida, na minha opinião.

Reviewed on May 22, 2024


7 Comments


23 days ago

Eu era FÃZASSO de Rocket Power, sempre quis um jogo deles feito com carinho. Mas né, THQ...

Fiquei bolado agora de saber que a trilha sonora ser artificial e repetitiva. Porque a do desenho era FODA!!!!

23 days ago

Haha! Po cara que legal, esse daqui pelo que vi acho que é o melhor dentre os jogos que tem de Rocket Power, e realmente a do desenho que tu linkou tem uma baita personalidade, devia ter dado uma chance na época ao desenho, pois eu amava a maioria dos desenhos (e programas) da Nick & Nite, todos eram excelentes!

23 days ago

Assim, eu ando constantemente de bicicleta e de skate né, e sou tenho uma ligação ESPIRITUAL com o surfe. Então Rocket Power meio que foi feito pra mim. XD

Sem contar que, né, o desenho é bem bom.

23 days ago

Esportes radicais dos anos 90: Existem

CDX: "I have found my purpose in life"

21 days ago

@lpslucasps

Quem não gosta de surfar não é digno de confiança, falo logo. :v

18 days ago

@CDX Falo com tranquilidade que o maior acerto da THQ foi os jogos WWE Smackdown VS RAW.

18 days ago

@jacksh0w Mas aí eu teria que ser fã de luta-livre. =P