Log Status

Completed

Playing

Backlog

Wishlist

Rating

Time Played

99h 22m

Days in Journal

2 days

Last played

July 13, 2021

First played

January 22, 2020

Platforms Played

DISPLAY


Into the Breach chega muito perto de ser um jogo tático perfeito; tão perto que a única coisa que me impede de classificá-lo como tal é a hesitação natural de rotular algo como "perfeito". Dois elementos chave o fazem ser tão bem-sucedido: seu foco em fazer mais com menos e sua quase total transparência com o jogador.

Uma consequência muito vantajosa do primeiro ponto para um jogo tático é que tudo importa. Por mais que eu goste de jogos de estratégia maçantes e cheios de bilhões de sistemas, admiro essa abordagem minimalista de Into the Breach. São poucos mechas, poucos inimigos, poucas armas, poucos tipos de missões... Até aspectos mais abstratos, como os atributos das unidades, é diminuto - nunca vi uma com mais de 7 de HP e as partidas nunca duram mais de 5 turnos. Por conseguinte, cada movimento em falso ou dano bobo é potencialmente catastrófico.

O segundo ponto reforça o primeiro. A cada turno, o game mostra quais movimentos os inimigos do mapa vão fazer com todos os detalhes, eliminando a necessidade de antecipar as ações do adversário. Assim, Into the Breach consegue ser um jogo quase puramente tático. Boa parte do meu tempo com o jogo foi olhando imóvel para a tela por meia hora e pensando "e agora, qual meu próximo movimento?". Finalmente achar a resposta para essa pergunta e executar minha tática com perfeição, exterminando o esquadrão inimigo com maestria, fazia-me sentir-me um verdadeiro gênio. Isso é muito mais um reflexo da inteligência dos devs em criar cenário táticos tão bem montados do que do que qualquer forma de esperteza minha, claro.

Mas o mais impressionante de tudo pra mim é como um game assim minimalista e transparente ainda consegue ser tão variado. Já que literalmente tudo importa, qualquer mudança, por menor que seja, faz uma enorme diferença. Cada um dos esquadrões que o jogo te dá acesso abre um novo leque de oportunidades táticas para você experimentar - e a geração procedural de conteúdo garante que nenhuma partida seja igual a outra.

Tl;dr: ItB é como aqueles puzzles de xadrez em que você tem que descobrir como dar xeque-mate em 1~3 movimentos, mas com mechas e insetos gigantes.