Ocarina of Time nunca esteve num pedestal pra mim. Posso com segurança dizer que nunca o superestimei. Tem jogo melhor, tem até Zelda melhor. Mesmo em seu lançamento, apesar de sua excelência artística e técnica, isso já era verdade.

Por outro lado, não creio que sou similarmente culpado do pecado de subestimar Ocarina of Time. Se é contestável dizer que ele é o "melhor jogo de todos os tempos", é inegável que ele é um dos melhores. Mesmo 26 anos depois, isso permanece verdade.

OoT é uma aula de como se fazer uma aventura 3D, aula que até hoje muitos desenvolvedores não absorveram plenamente. Seja em ritmo, controles, world design, dungeons, variedade, atmosfera, temas... Cada um de seus elementos é feito com uma excelência tão profunda que é até compreensível alguns fãs mais animados o conclamarem como perfeito. Isso, é claro, é exagero. Mas bem menos do que se imagina...

P.S.: Joguei a versão decompilada, Ship of Harkinian. Ter a oportunidade de jogar OoT em 1080p, 120fps, com loadings praticamente inexistentes e vários QoL é prova de que pirataria, principalmente de games da Nintendo, é belo e moral.

(pelamor, eu sei que decompilação não é pirataria, me deixa em paz)

Reviewed on Feb 11, 2024


4 Comments


2 months ago

E sobre a versão de 3DS, vale a pena?

2 months ago

This comment was deleted

2 months ago

@Geno123 Vale sim, é uma ótima versão de OoT. A repaginada visual é muito boa e tem uns QoL que parecem pequenos mas fazem uma baita diferença

2 months ago

"que até hoje muitos desenvolvedores não absorveram plenamente"

Que jogos você diria que se aprenderam com Ocarina mas não tanto quanto precisavam?

2 months ago

[aponta pra Ubisoft em geral]