Eu não sou muito fã de plataforma 3D. E collectathon me da uma preguiça inimaginável. Por esses motivos eu quase cometi o enorme erro de deixar esse jogo passar. Testei porque os amigos elogiaram e insistiram muito, tava ali no game pass, então por que não tentar? E ai eu não consegui mais parar.

O lance do Tinykin, para mim, não são as duas mecânicas citadas acima. É a exploração. Eu AMO explorar cenários. E poder ir em cada cantinho dos lugares e olhar os detalhes das fases temáticas encantadoras, já que eu adoro essa ideia de ser uma pessoinha num mundo gigante, foi algo que me deu muito prazer.

Coletar os itens NUNCA pareceu trabalho, chatice ou foi algo que ficou no caminho. Pelo contrário, a disposição dos colecionáveis era quase um guia pra você saber onde ir e explorar.

É um jogo delicioso de jogar, e acho que isso só da pra entender jogando mesmo. Os controles funcionam bem, a movimentação é gostosa. Os objetivos que as fases ter proporcionam são legais de cumprir, com puzzles leves pra resolver. O clima é uma delicinha, desde a música das fases até os divertidos NPCs, que estão por todos os lados e criam uma mini história em cada fase e tornam a exploração ainda mais divertida. É tudo muito relaxante, não tem inimigos, não tem nada estressante. É só algo gostoso e agradável, mas sem ser sem sal, sem deixar de ser interessante.
A história talvez seja o ponto fraco, mas ao contrário das pessoas que eu conheço, ela não me incomodou e eu achei legalzinha e engraçadinha. Mas acho que as histórias individuais de cada mini civilização contida nas fases são mais legais.

E eu não sabia que estava sentindo tanta saudades de um jogo com fases, até eu jogar esse aqui. Como é bom não ter um cenário infinito e longo pra explorar e em vez disso ter um cantinho fechado apinhado de coisas que você completa e ai vai pra outro cantinho apinhado de coisas. Da uma sensação de progressão e completude que eu realmente adorei e percebi que estava precisada de um jogo assim.

Joguei sorrindo do início ao fim e fazia muito tempo (tanto tempo que eu nem me lembro quando foi a última vez) que um jogo não me conquistava desse jeito. Bateu aquela coisa de "pô, videogames né, videogames são muito legais e eu amo eles, de novo" ao jogar Tinykin.

Reviewed on Oct 13, 2022


2 Comments


1 year ago

Bem surpreso que tu não gosta de coletatons mas adora explorar cenários. XD

1 year ago

GOTY