Recent Activity


7 days ago


9 days ago


vdevilhena finished Bloodborne
É um jogaço. Eu tenho meus problemas sérios com alguns aspectos da filosofia de game design da From Software, mas ao mesmo tempo não posso negar que gostei (e muito) do meu tempo com Bloodborne.

Muito se fala do combate dos Soulsborne, mas o level design da From talvez seja a maior pérola dos jogos deles pra mim. Todos esses níveis muito intrincados, com passagens secretas, becos sem saída e atalhos, e um mapa nunca me pareceu necessário. Isso sem falar na arte em si né. O mundo de Bloodborne é, se é que faz sentido, maravilhosamente horrendo. A arquitetura, os detalhes e as paisagens são lindíssimos, e mascaram e incrementam o jogo a ponto de eu nem sentir os gráficos de um jogo que já tem quase dez (!!!!) anos.

O combate é muito bom. Tenho meus problemas para avaliá-lo, já que o único outro título da From que joguei foi Elden Ring. Se comparado com ele, a variedade e até a profundidade acabam pecando um pouco aqui, mas isso é basicamente comparar um combate quase perfeito a um que (pra mim) é de fato perfeito. A variedade de inimigos impressiona muito também, e a grande parte dos chefes são muito bons. Tem aquele velho problema da câmera se perder toda em chefes muito grandes e é realmente um saco, mas dá pra relevar e incluir isso como um desafio por si só.

A história como é contada fica muito esparsa para enteder os detalhes e, mas indo atrás da lore (obrigado mais uma vez Vaati!), também é muito foda e um retrato extremamente singular de feminilidade. O sangue, o ventre, o bebê, a gravidez compulsória... abre espaço pra muitas metáforas e uma discussão muito interessante e basicamente única nos jogos.

Honestamente, se eu estivesse mirando em apenas zerar o jogo e boa, Bloodborne provavelmente seria um 10/10. Agora, meus problemas vêm junto com a platina.

Começando por como a From aborda sidequests, que embora eu entenda e ache super legal na teoria, basicamente te obriga a ficar seguindo guias se quiser zerar em um playthrough só, o que é um saco e tira muito da magia da exploração do jogo. É fácil até demais se perder e ser bloqueado de personagens ou até áreas inteiras do jogo pela From seguir essa filosofia.

Sem dar spoilers e sem nenhum exagero também, chega ao ponto de não poder aceitar itens de um NPC X, porque se aceitar o NPC Y fica com ciúme e mata ele e te bloqueia de receber de um dos itens mais importantes do jogo. Como que eu ia prever isso acontecendo sem um guia???

Meu outro problema na caminhada para a platina foram as chalice dungeons. Lembra daquela magia do level design que citei no começo da review? Então, joga isso no lixo e troca por dungeons sem graça, feias , ruins de se navegar, com muitos inimigos se repetindo e dependendo do seu nível, difíceis pra um caralho. É uma parte muito infeliz que o jogo demanda que você vá atrás se quiser platinar, e que se fosse completamente deletada do jogo não faria falta alguma, até melhoraria o jogo base.

Enfim, a platina fez cair uma meia estrela aí. Ainda gostei pra caralho do jogo, e é muito legal ver como Elden Ring realmente expandiu muito e poliu absurdamente a fórmula da From Software. Estou preparado para Shadow of the Erdtree!

9 days ago


Filter Activities