Reviews from

in the past


Jogando indie divertido e além de tudo BR. Guselect amassou nele

Jogo curto mas bem interressante, Moonleap é um jogo que se destaca pela sua arte bonita e music melhor ainda tendo uma dificuldade não muito grande mas que fará você pensar, vale muito a pena compra-lo para se divertir, não é um jogo longo mas é um jogo gostoso.

Ambientação muito fofa com uma gameplay desafiadora que me colocou bastante pra pensar, um dos meus jogos de puzzle favoritos, ainda mais sendo brasileiro

bem curtinho mas vale muito a pena


Moonleap é extremamente competente em tudo o que o pretende apresentar, mas peca um pouco em sua duração. As mecânicas de mudança de fase são bem criativas e vão aos poucos adicionado novas chamadas de dificuldade de forma gradual e com uma curva de evolução que faça sentido. Porém, há algumas fases que necessitam de uma linha de raciocínio bem peculiar, quase complexa demais. E por fim, como dito logo no começo, a curta duração me deixou com um gostinho de quero mais, mas não em um sentido positivo.

Sights & Sounds
- Charming and colorful pixel art abounds. I liked the character and enemy designs. It's like a Game Boy game with actual color
- The music and sound effects follow that Gameboy feel. All the boops and beeps that you could ever hope for

Story & Vibes
- It's a two hour puzzle platformer. There's not much focus on story. Just beat the levels
- Not really sure how to describe the vibes. It may make you feel nostalgic for old handheld games, but that's about it

Playability & Replayability
- You play as a little moon guy who can switch levels between night and day to affect things like platform location, enemy behavior, etc. The puzzles all center around this mechanic
- I played Hue not long after beating Moonleap. The games feel very similar. If you've played that, Moonleap is like a pared-down version of that

Overall Impressions & Performance
- Pretty sure this was a mobile game, so it should be possible to get this running on all but the oldest hardware
- Being a short 2D puzzle game, it was a great Steam Deck title

Final Verdict
- 6/10. If you're really into puzzle platform games, this may scratch an itch if you don't want to commit a lot of time to a new title. Besides that, it's a fun but otherwise missable game with a few secrets but not a lot of depth

Moonleap é um jogo brasileiro de puzzle muito bem trabalhado. O jogo começa com o início de um poeminha, então você se encontra na seleção de fases, bate na porta da fase que você quer entrar (no caso a única possível é a primeira) e o jogo de verdade começa.

As fases iniciais são propositalmente simples pra te fazer entender, sem a necessidade de um tutorial, as principais mecânicas do jogo: você se move, pula e quando você pula as coisas mudam. E assim as fases vão progredindo, cada vez te ensinando mais coisas e, a cada algumas fases, você passa para outro mundo onde são introduzidas novas mecânicas. Por exemplo, se você cair em um buraco, você volta de cima do mapa, os caracóis são plataformas enquanto dormem, mas te matam enquanto estão acordados, e você vai absorvendo essas informações para resolver os puzzles dos níveis seguintes (muito bem trabalhados por sinal). Existem 4 mundos no total. É perceptível o esforço colocado no level design desse jogo.

Os controles são a coisa mais intuitiva possível, você anda e pula, simples, mas é impressionante o quão certinho o código de movimentação e de colisão são feitos. Seria uma mão na roda ter acesso a esses códigos. E é legal considerar esses pequenos detalhes quando se leva em conta que foi um jogo desenvolvido inicialmente para uma Game Jam no GameMaker.

Os gráficos em pixel art são bonitos demais, não sei se quem fez foi o GuSelect ou se teve envolvimento do Gabe Fern, mas isso tá incrível, desde o personagem ao cenário, o sombreamento das folhas no tile set dos primeiros níveis, muito bom. É interessante que nos créditos ele também colocou os softwares em que foram feitos, no caso da arte, no Aseprite, isso é muito bom pros desenvolvedores independentes que se inspiram no jogo.

Se você for um explorador ou tem essa vontade de tentar ao máximo quebrar jogos fazendo coisas inesperadas, uma hora ou outra você vai achar um segredo. No jogo existem 4 fases secretas (só encontrei 2 delas jogando da primeira vez, não pesquisei nenhuma) e 4 segredos (tinha encontrado só um, mas não soube resolver), uma fase secreta e um segredo em cada mundo. As fases seguem o padrão, são bem elaboradas, mas a última fase secreta é impressionantemente difícil; não sei qual era a maneira certa de passar, fui da maneira mais porca possível - tem um bichinho que anda de um lado pro outro e nessa fase as coisas não mudam quando você pula, mas sim quando você vira o personagem de lado - eu fui virando de um lado pro outro pro bichinho continuar perto da plataforma da qual eu teria que pular, uma hora deu certo. É meio difícil de explicar em palavras, mas qualquer pessoa que tenha jogado essa fase vai entender o que eu quis dizer. Quanto aos segredos, são interessantes de se resolver. Um deles eu vi no Twitter sem querer (o da biblioteca), o "Roda, Roda, Vira" eu consegui por mim mesmo, o da velocidade dos pulos eu tive que pesquisar (mas eu juro que eu tentei, fiquei muito tempo pulando aleatoriamente vendo as luzinhas acenderem até a terceira ou a quarta) e a do Twitter é meio que obrigatório pesquisar.

O jogo é curto, zerei em um único dia, tomou pouco menos de 2 horas, e só fui jogar outro dia em dezembro pra pegar todas as conquistas (dito e feito) e pra ter mais algum embasamento pra essa review. Tomou pouco mais de 3 horas no total.

Depois que você passa os 4 mundos, abre-se uma porta na qual você é levado para uma sequência de "fases" (creio eu que feitas na mesma room da seleção de fases no GameMaker), cada uma com uma mecânica de cada um dos mundos que você acabou de passar, e conforme você vai passando-as aparece uma frase nova que constitui uma nova parte do poema introduzido no começo do jogo, e então você termina o jogo com o final do poema, terminando o jogo lindo, redondinho.

Quando você zera o jogo, aparece uma tela mostrando quanto do jogo você terminou, quantas das fases você completou, quantos corvos você pegou (não mencionei na análise, mas são tipo coletáveis, são legaizinhos de pegar), indicando assim quão perto do 100% você tá, o que, pra mim, é muito bom, odeio quando eu tento fazer 100% de um jogo, fica em 96% e eu fico sem saber o que falta.

No mais, é incrível a história de Moonleap; como um jogo brasileiro feito em um tempo limitado em uma plataforma que pode ser parcialmente acessada gratuitamente, o GameMaker, para uma Game Jam tomou proporções como essas: um jogo redondo perfeitinho na Steam, com port pra Nintendo Switch e Mobile em mais de uma língua. Enquanto aspirante a game dev e alguém que tá estudando GameMaker, esse jogo chega a ser inspirador. Além de tudo, sempre bom apoiar a indústria brasileira de jogos. Jogo belíssimo, meus parabéns ao GuSelect e toda a equipe envolvida.

"Depois das nuvens, o sol.
Do inverno, a primavera.
Depois da chuva, o arco-íris.
Pois de mudança é feita a vida.

Depois da noite, vem o dia
que a treva então desfaz.
Depois dos altos e baixos da vida
conforto e doçura da paz."

mais um joguinho brasileiro que eu amei!!! é bem curtinho, mas proporciona uma gameplay divertida e relaxante. em 2 ou 3 horinhas você consegue facilmente terminar o jogo. eu recomendo muito e acho que vale a experiência

puzzles mt bem feitos gameplay divertida e simples

Moonleap is a charming platformer puzzle game where jumping changes from day to night, with enemies and hazards changing behavior or moving accordingly. The pixel art is charming and full of character, the music is moody and immersive, and overall it's a fun experience you can complete in an evening.

The puzzles ramp up nicely, starting out simple enough to get a feel for the day/night change while jumping. This can be tricky at first as you'll try to jump to dodge an obstacle, only for the obstacles to rearrange themselves and potentially having you hurl yourself into danger, but figuring out how maneuver in both forms of each level is a big part of the fun.

The game shines in its hub world, which fully commits to the idea rather than feeling like a glorified level select. The music is beautiful and haunting, adding so much atmosphere to the game. Each screen of the hub world has secrets to discover, some small and simple, but the best-hidden secrets are obscure enough to leave you thinking about their purpose as you play through the rest of the game. Some of these secrets were more fun than others, the jumping one was a bit too much of a logical leap for me to understand it, and even after looking up the solution later, it was not obvious how to execute the jumps in the correct timing. Ultimately, some of these secrets were more fun to discover and wonder about than to actually solve, but it was still a great time and added a lot to the game.

Curtinho, extremamente fofo, música linda e extremamente competente no Game Design que se propõe a fazer

Jogo BR recomendadíssimo! Especialmente se vc gosta de platformers (:

Moonleap é um jogo bem criativo e tem um estilo único, é bem divertido e executa bem sua proposta, só acho que não é grande coisa, um joguinho normal, mais tem seu estilo.

Jogo hipnotizante! Os visuais, a trilha sonora e a narrativa te prendem nesse curto jogo de puzzle. Dá pra zerar em uma jogada só. Muito bom!

Tão simple e tão bom
Na moral quero DLC.

Achei fofo e legal mas deveria ter mais levels

Jogo bem divertidinho!

É bem curtinho, zerei em literalmente 1 hora. Mas a mecânica de quando vc pula o cenário todo muda é muito divertida.

Os puzzels são bem fáceis, o jogo num geral não tem muito desafio, mas vale a pena jogar por ser tão curto.

Este jogo é maravilhoso, sua ambientação, escolha artística, dificuldade das fases e suas mecânicas, absolutamente tudo é feito com o máximo de detalhes possíveis e da melhor forma, isto para mim é oq descreve Moonleap como um jogo. Só vá logo fazer a sua compra.

Jogo super gostoso e fofo do
guselect
, tava com saudades de jogos puzzles 2D e essa belezura atendeu minhas expectativas.

"Depois das nuvens, o sol.
Do inverno, a primavera.
Depois da chuva, o arco-íris.
Pois de mudança é feita a vida.
Depois da noite, vem o dia
que a treva então desfaz.
Depois dos altos e baixos da vida
conforto e doçura da paz."

Curtinho, simples. Não me diverti taaanto quanto esperava, mas é sem dúvidas um espetáculo visual e sonoro. Gosto muito do Guselect e amei ver esse projeto finalizado.
Senti falta de um modo Speedrunner, criação de fase ou algo do gênero para incentivar o replay, mas gostei muito de todas as life quality inseridas, como as fases sinalizando os colecionáveis que faltam e a porcentagem do 100% que você está no momento.
Fácil, barato e curto, vale a pena.

cute lil puzzle game and a decent challenge. should be a great puzzle game for beginners (since I have played much harder)

As ideias dos puzzles são bem divertidas, com uma certa variedade apesar da simplicidade das mecânicas. O poema usado para o jogo também faz uma alegoria interessante à vida e suas dificuldades. Sempre legal ver um projeto indie terminado, especialmente de um brasileiro!

Joguinho curtinho, mas cumpre muito bem seu objetivo.
A pixel art é bem charmosa e os puzzles são bem simples, porém muito legais de resolver.

Vale a pena dar uma olhada, principalmente pois é brazuca! 🇧🇷

gostei do design dos níveis :-)


Moonleap é um plataforma 2D brasileiro bem bonitinho e super caprichoso. Tem puzzles bem criativos e uns segredos bem legais de encontrar.
Ah! Também é bem curtinho, o que pra mim é sempre um plus.

ive seen this on opera gx event,pretty creative and cute

Um joguinho de puzzle muito fofo e divertido.

As músicas são tranquilas e muito boas,
os puzzles são bem construídos,
os segredos são criativos.

Uma experiencia rápido e divertida demais.