Afasta de mim esse cálice, pai, ou posso perder o controle da minha vida

Eu preciso continuar sendo um adulto funcional.

Picross DS
Picross DS
Qualquer picross.

Literalmente qualquer picross.
Pikmin
Pikmin
Por um tempo, fiquei na dúvida de se deveria ou não botar ele na lista. Porque afinal, é um jogo zerável e até que bem curto, e depois que você vê os créditos ele não tem taaaaaaanto atrativo assim pra tu continuar jogando, fora um modo multi legalzinho, uns desafios e a sua própria vontade de conseguir otimizar os recursos ao máximo.

Mas tive que ceder, porque até esse momento de zerar, ele é ópio puro.

O jogo tem um sistema de dias lúdicos que, a cada dia, você precisa fazer n coisas num tempo limitado: pegar um tesouro, abrir uma porta gigante, derrotar um chefe. Até aí tudo bem. O problema é que você SEMPRE tem mais coisa pra fazer do que o jogo te mostra. Abriu a porta? Atrás dela tem um monstrengo guardando um tesouso. Matou o monstrengo? Pena que não dá tempo de carregar o tesouro até a nave antes do dia acabar, né, volta amanhã. Pegou o tesouro? Depois dele tem um novo tipo de pikmin pra desbloquear.

"Só mais uma partidinha" nunca foi tão real. "Vou só pegar aquele último tesourozinho e aí eu paro."

kkkkkkkk, o jogo ri na sua cara.

(ainda não joguei o 2 e o 3, dizem que o 2 é ainda mais tenso nesse sentido)
Threes!
Threes!
O jogo que começou a febre dos puzzles matemáticos e espaciais nos celulares. Ele é enganosamente simpático: as cartas têm nome próprio, carinhas e animações fofinhas específicas para cada carta. Parece muito o jogo da imaginação de uma criança, querendo parecer assustadora mas sendo só uma criança fofinha fantasiada pro Halloween mesmo.

Cuidado: ele vicia.

De início você perde de bobeira porque tá entendendo as estratégicas básicas e tá distraído demais com as cartas bonitinhas, mas quando saca a estratégia (dica, monte uma pirâmide com os valores) você entra num ciclo infinito de sempre conseguir cartas maiores. O risco-e-recompensa é tentador e assustador: quanto mais enche a mesa com as cartas certas nos lugares certos, ao ponto de quaaaaaaaase perder, maiores as chances de você conseguir fazer um mega combro e depois ficar só com umas poucas cartinhas com números ENORMES ao invés de muitas com números baixos.

Depois de uma eternidade tentando, finalmente você conseguiu o 192? Você vai querer fazer o 384, afinal, ele está logo ali. Perdeu, mas insistiu, e um dia chegou no 384? Ora, por que não tentar o 768? E que tal o 1536? Afinal, você está quase lá.

Fica melhor ainda por um detalhe: ele tem uma versão grátis sem microtransações nem propagandas invasivas. É você - e não o jogo - quem decide quando quer assistir a uma propaganda. Cada propaganda te permite jogar 3 partidas.

Era comum eu ir cuidar da casa (alimentar os gatos, varrer o chão, etc) e deixar as propagandas rolarem soltas lá, pra quando terminar ter crédito pra umas 200 partidas se eu quisesse.
2048
2048
Threes pode ter começado a febre, mas foi 2048 que levou ela a outro patamar.

Comigo pessoalmente, ela levou a patamares bizarros. Meu celular na época era muito arcaico (um dos primeiros androids que teve no Brasil, inclusive ele não tinha Google Play, tinha Android Market) então eu podia instalar o que quisesse sem medo. E assim eu fiz com 2048: era grátis, não tinha propaganda, e era UM VÍCIO TERRÍVEL.

O quanto eu viciei nesse jogo, você pergunta? Eu jogava ele dormindo. Não, é sério. Tenho vídeos e testemunhas pra provar, meus colegas de faculdade não perdoavam nos trabalhos de campo, hahahaha. Eu deitava jogando ele pra dormir, mas continuava jogando depois que caía no sono. Meu polegar se mexia sozinho E JOGAVA DA MANEIRA CORRETA CONSEGUINDO NÚMEROS ALTOS enquanto eu roncava a sono solto.

Eu conseguia o número 8192 com facilidade em poucos minutos, e algumas vezes cheguei muito perto de conseguir um 16384.

Afasta de mim esse cálice, pai.
Crazy Taxi
Crazy Taxi
Teve uma época na minha adolescência que eu simplesmente era incapaz de passar um dia inteiro sem jogar Crazy Taxi no meu Cube.

Era mais forte que eu. Eu podia estar super sobrecarregado na escola (era uma escola técnica extremamente puxada e que ficava a mais ou menos 1h e meia de distância de casa), ou então ter brigado com meus pais, ou estar doente, ou estar há dias indo dormir tarde pra acordar cedo, ou tudo junto. Eu TINHA que jogar pelo menos uma partidinha pra ficar em paz comigo mesmo. Isso quando não jogava 3, 4, 5 partidas seguidas.

Crazy Taxi tem um espírito de arcade inabalável. Quanto melhor você joga, mais tempo você aguenta. Você até pode configurar pra jogar por 3, 5 ou 10 minutos independentemente da sua habilidade, mas vamos ser honestos: a graça mesmo era conseguir aguentar o máximo possível até o jogo te derrotar. Numa partida normal, Crazy Taxi te derrota em poucos minutos. Todos os meus amigos quando jogavam por tempo faziam isso porque, se jogassem pelas regras de arcade, eles não conseguiam durar nem 5 minutos.

Eu conseguia durar mais de 3 horas. Para cada partida.

Se um dia eu rejogar umas 3 partidinhas de Crazy Taxi "só pra descontrair", vou ter que dar adeus à minha família, amigos e tirar férias do trabalho até conseguir me afastar de novo.

O vício é real.
Stardew Valley
Stardew Valley
Mestre absoluto na arte de te prender sem você notar.

No começo é só um joguinho legal: rega umas plantinhas, vende uns vegetais, ganha uma graninha, fala com os vizinhos, decora a casa, tudo bem banal. Mas quando se dá conta, você tá preso num ciclo infinito de "só mais uma partida" e daí tu nunca mais volta a estudar/trabalhar.

Stardew Valley tem quantidades pornográficas de conteúdo: dungeons pra explorar, melhorias pra fazer na comunidade, personagens novos que aparecem, portas secretas que você não vai sossegar enquanto não descobrir o que tem atrás delas, relacionamentos pra upar, animais pra criar, melhorias pra fazer na fazenda, ferramentas pra craftar que vão facilitar sua vida de fazendeiro/explorador de dungeon/descobridor de lugares novos, um centro comunitário pra restaurar, uma fazenda pra deixar cada vez mais bonita (ou no meu caso, engraçada), alguém pra casar... a lista continua, e continua, e continua.

A sensação de "AAAAAHHHH, COMO É QUE EU VOU CONSEGUIR FAZER TUDO ISSO HOJE???" é esmagadora, porque todas as atividades parecem divertidas e importantes. Você se sente numa sorveteria em que cada sorvete tem cara de estar mais gostoso que o outro, e alguém te fala "pode comer o quanto quiser que eu pego" mas seu estômago simplesmente não aguenta.

Você fala pra si mesmo que não vai voltar pra mais depois, fala que já teve o suficiente.

Mas no fundo você sabe que está mentindo.
Stardew Valley Expanded
Stardew Valley Expanded
...mas digamos hipoteticamente que Stardew Valley tenha pouca coisa pra você. Que você já fez tudo o que queria nele e ainda quer mais.

Bom, tem o modo coop. A comunidade do jogo é bem robusta, e é super fácil marcar partidas com amigos ou desconhecidos na internet. Já fiz isso no discord oficial do jogo e recomendo.

MAS O QUÊ??? VOCÊ ESTÁ DIZENDO QUE AINDA NÃO É O SUFICIENTE?!?!?!

Você quer ainda mais????

Ainda mais mapas, uma fazenda ainda maior, conhecer ainda mais personagens (Sophia melhor waifu ❤️), craftar ainda mais itens?

SEUS PROBLEMAS ACABARAM!!!!!

Stardew Valley Expanded (e o Immersive Farm 2 Remastered, que vem junto a tiracolo) é o mod que você queria. Ele tem TANTO conteúdo novo e de excelente qualidade que chega a ser humilhante.

Não são mods maiores que o jogo-base. Eles não são um conteúdo novo separado. Eles AUMENTAM O TAMANHO do jogo-base, que por si só já era IMENSO. Com SVE e IF2R, Stardew Valley facilmente passa de "puta jogo viciante do caralho que nunca termina" para "PUTA QUE ME PARIU QUANDO É QUE ESSA CARALHA VAI PARAR DE TER COISA LEGAL PRA EU FAZER SOCORRO!!!"

Recomendo.
Sonic Adventure 2
Sonic Adventure 2
Zerar Sonic Adventure 2 é papo de poucas horas, ainda mais pra mim que já zerei tanto que consigo jogar no piloto automático. Agora platinar Sonic Adventure 2, SENTA AQUI JOVEM que a jornada é longa...

Aperfeiçoando as ideias trazidas por Adventure 1, o 2 traz um sistema de emblemas melhorado, que são parecidos com o que seriam as conquistas/troféus hoje em dia. Cada vez que você completa um objetivo no jogo, ganha um emblema.

Que objetivos? Bom, de início é só passar das fases na história principal mesmo. Cada fase passada, toma um emblema. Mas aí você descobre que as fases trazem também 4 missões extras além da inicial (que é só passar de fase): uma de pegar 100 anéis o mais rápido possível, uma de achar um colecionável específico super escondido, uma que é um time attack e uma que é uma versão mais difícil da mesma fase, com inimigos reposicionados, obstáculos novos etc. TODAS as fases do jogo têm as 5 missões, e cada missão dá um emblema.

Acabou? Nem de longe. Você também tem emblemas pra conseguir no Jardim dos Chaos, que é basicamente uma sidequest de criar tamagoshis fofoletes, alimentando eles com pequenos itens encontrados nas fases normais. Quanto mais você alimenta seu bichinho, mais forte/rápido/etc ele fica, podendo assim vencer nas competições de chaos. São várias competições (corrida, luta, etc) baseadas apenas nos números que você consegue acumular alimentando e fazendo carinho neles. Cada competição vencida, um emblema.

Some a isso algumas boss rushes e versões levemente alteradas de certas missões (como as de corrida envolvendo o Tails e a Rouge) pra você ganhar mais emblemas.

E pra fechar com chave de ouro, o jogo também tem um sistema EXTREMAMENTE PUNITIVO de avaliar seu desempenho nas fases! Ao contrário da fama dos jogos futuros da franquia, como Generations e Forces por exemplo, que são conhecidos por te dar nota máxima só por você não morrer, Sonic Adventure 2 não tem nenhum medo de te dar notas mais baixas a menos que você prove que realmente dominou todas as nuances mínimas da movimentação dos personagens. Você vai suar MUITO a camisa se quiser conseguir nota máxima em algumas delas. É papo de se sentir um DEUS DA VELOCIDADE ou então pular fora. Git gud.

E adivinha só? Existem emblemas pra conseguir nota máxima em TODAS AS MISSÕES. Não é "em todas as fases". É em cada uma das 5 missões de todas as fases. Se não tirar nota máxima em TUDO, beijinho e tchau tchau platina.

"Mas quantos emblemas são no fim das contas, seu viciado do capeta? 30? 50? 100?"

Quase 200 no total.

Como se a audácia desse fdp já não estivesse alta o bastante, ele não vai te recompensando ao longo do caminho como em Mario Odyssey ou Banjo-Kazooie. Depois que você zera (2 campanhas paralelas e com fases e enredos diferentes uma da outra + uma minicampanha final pra fechar a trama) você nunca mais vai receber nenhuma recompensa... até pegar o último emblema. Só então você terá algo novo que seja palpável, algo além do mero orgulho de ter conseguido.

Mais uma vez: git gud.

17 Comments


1 year ago

quantidades pornográficas de conteúdo kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

1 year ago

Colega, tu não tá entendendo.

Nem o X-Videos vai conseguir te manter entretido por tanto tempo.

1 year ago

@CDX kkkkkkkkkkkkkkkkkk que isso mano

1 year ago

Verdades. Apenas verdades.

1 year ago

que bom achar alguém que ama Crazy Taxi tanto qnto eu sahuhasuhusa esse jogo é maravilhoso!!!

1 year ago

Rapá, tu me respeita que o rank aqui é de CRAZY!!!!! pra cima.

Se pego um AWESOME eu fico chateado.

Se pego S eu me sinto um merda. :v

1 year ago

Você é a única pessoa que conheço que se diverte nesse nível com jogo de puzzle com números

1 year ago

Sou nada, hahahaha

@gabtoshi, voa aqui rapidinho... 👀

1 year ago

"Paro de jogar Crazy Taxi quando eu quiser".

1 year ago

Você me representou no Sonic Adventure 2.

1 year ago

É compensação pelo Kirby Triple Deluxe, hahaha! =P

1 year ago

@CDX pois é kkkkkkkkkkk

1 year ago

Você deletou a aquela lista dos Sonic Rezerados ?

1 year ago

1 year ago

@CDX mil desculpas, sou cego.


Last updated: