um jogo que se recusa a morrer, isto é vampire: the masquerade
esse jogo me levou a conhecer um mundo totalmente novo dos RPGs, a lore por trás da sociedade dos vampiros, lobisomens, múmias etc é simplesmente fodástica e esse jogo é só a ponta disso tudo
não vou me alongar nessa análise, o jogo é uma pérola, personagens interessantes e intrigantes e uma história muito boa que te prende do começo ao fim
infelizmente fica o gostinho de que esse jogo poderia ter sido muito mais, os incontáveis bugs e outros problemas deixam esse sentimento na gente
em resumo, vampire: the masquerade, como um bom vampiro, se recusou a morrer e continua vivo como um clássico dos RPGs.

É difícil falar totalmente o quanto essa trilogia significa pra mim, eu acho que nunca estive tão imerso em um universo quanto em Mass Effect.
Já escrevi sobre o 1, é perfeito, é incrível e fantástico, ele te apresenta esse universo e só te deixa mais animado pra conhecer e explorar o que tem nele.
O 2 te da uma completa reviravolta na série, você começa a trabalhar, basicamente, pro ''inimigo''. O que era só uma organização de missão secundária no primeiro, vira sua casa no segundo. O 2 é sensacional, ação pra todos os lados, personagens incríveis, cada um com sua história, problemas e dilemas (que por sinal, você pode fazer missões com cada um dos seus companheiros pra conhecer melhor sobre seu passado e sua vida no geral, essas são as melhores missões do jogo na minha opinião).
O 3 é genial, você é a linha de frente pra resolver os inúmeros problemas da galáxia que lhe foram apresentados no 1 e no 2, problemas esses que você provavelmente pensou que não iria conseguir resolver, mas você foi lá e conseguiu, da melhor maneira possível. No 3 você é agraciado com inúmeros desfechos incríveis para diversas histórias, momentos emocionantes e muitas vezes tão engraçados que você até esquece que tem um inimigo querendo destruir a galáxia inteira. As interações no ME 3 são incríveis, pra mim é o que faz esse jogo ser tão sensacional, seus companheiros interagem bem mais entre si e a DLC da Cidadela deixa tudo isso impecável.
Eu poderia passar horas e horas explorando todo esse universo que me cativou, fazendo inúmeras missões secundárias ou só vendo as interações e as histórias contadas por cada tripulante da Normandy, eu realmente sou fascinado por todos os detalhes desse jogo, como eu queria esquecer tudo e jogar como se fosse a primeira vez.
Depois de jogar os 3 jogos, acompanhar toda a jornada da minha comandante Shepard juntamente de todos os camaradas que eu fiz ao longo desse caminho eu posso dizer, essa trilogia ganhou eternamente um espaço no meu coração e eu só posso dizer que amo muito esse jogo.
O final pode não ter sido muito satisfatório, mas vou me permitir usar uma frase que vi em outra review: ''ME é como nossa vida, talvez não tenhamos o melhor final de todos, mas o que importa é a nossa jornada, é pelo o que passamos e o que deixamos para aqueles que ficam.''

Liara T'soni: We've been through a lot, haven't we? But it's been a good ride.

Commander Shepard: The best.

O GTA Vice City é o clássico jogo que eu instalo em alguma época aleatória do ano, jogo sem parar, zero, desinstalo e repito esse ciclo em outro momento.
Eu amo esse jogo, esse feeling miami vice dele é simplesmente fora de série. Confesso que zerar ele num notbookzin no teclado é um desafio (fico com preguiça só de pensar em ter que fazer aquela missão do helicóptero dnv, mas sempre vale a pena).
A história é muito boa, uma clássica história para um clássico GTA, a gente começa fudido e vai ficando BOSS ao longo do tempo, não tenho do que reclamar. Os personagens tem seu carisma, não do nível do San Andreas, mas você consegue se divertir bastante com cada um.
Tudo nesse jogo tem seu estilo próprio, é muito maneiro, você realmente se sente naquela época, o GTA em si nunca falhou nesse quesito.
A trilha sonora eu não sei nem como comentar, é simplesmente perfeita, eu escuto diversas músicas desse jogo até hoje, elas foram escolhidas a dedo por DEUS, essa é a única explicação. Arrisco dizer que essa trilha sonora ganha, por muito pouco, da do San Andreas.
Enfim, um clássico que merece sempre ser revisitado.

Sabe quando você não da nada por um jogo e ele acaba se tornando um dos seus maiores amores? Pois é, eu nunca tinha nem sequer visto uma gameplay de Mass Effect, peguei a versão lendária que tava de graça na plus e decidi dar uma olhada, o resto é história.
Você é jogado numa galáxia gigante com inúmeras raças, planetas, histórias e tudo que você puder explorar. Basicamente você é um/uma comandante de uma nave da aliança e precisa descobrir pq um antigo membro dos espectros (uma espécie de força especial militar do conselho galático) traiu a aliança. Não vou focar muito na história do jogo, mas oq eu posso dizer é que eu achei muito interessante e de certa forma intrigante, nada revolucionário mas ainda sim te faz querer continuar.
Certo, mas o que me encantou tanto nesse jogo? É um mix de sentimentos, uma hora você tá num tiroteio galático contra uma raça sintética de alienígenas que querem te matar e na outra você tá num mundo vazio, com montanhas de gelo e uma paisagem incrivelmente bonita e silenciosa, sem música de fundo, apenas você e outros dois membros do seu time que você pode levar, isso pra mim é perfeito. Eu poderia passar horas explorando os mundos desse jogo, lendo cada informação que o jogo te dá sobre as raças, sistemas, planetas, equipamentos, naves, tudo é descrito com uma riqueza de detalhes, você se sente realmente ali explorando e descobrindo coisas novas.
A imersão desse jogo, pra mim, é perfeita, você se sente realmente um comandante de uma nave, você explora a galáxia, recebe diferentes tipos de missões (resgatar alguém, investigar uma organização terrorista ou apenas dar uma entrevista para uma repórter), essas pequenas interações com o mundo fora das missões principais foi o que me conquistou nesse jogo, você é um comandante e você será um comandante. Eu adorava ir na cidadela e ouvir as notícias no elevador, tudo que era dito realmente tinha acontecido in game, você sentia que o universo tava em movimento e você fazia parte daquilo, mesmo que em uma proporção muito pequena.
Eu não posso deixar de falar dos personagens desse jogo, cada um com sua história, seus problemas e seus dilemas, todos escritos com muito carinho e carisma.
Em questão de gameplay, missões etc não tenho oq reclamar, atualmente vc pode achar meio travadão mas nada q tenha me incomodado na real, ao longo dos jogos (2 e 3) esse aspecto melhora bastante.
Eu realmente gostaria de esquecer tudo e jogar do 0 pra sentir toda aquela emoção de salvar a galáxia ou apenas explorar um planeta novo e ouvir umas notícias galácticas no elevador da cidadela. Um mix de emoções e sentimentos que ganhou um espaço no meu coração