52 reviews liked by bulbafan


dava pra zerar Goof Troop antigamente, eu que era ruim em video game mesmo...

um jogo fofo, divertido e irritante

Muito bom, morri bastante na parte final antes de chega no boss, o meu "eu" criança iria rir da minha cara vendo eu jogar.

Thanks for keeping me company.

eu joguei isso pra poder adicionar no site (mas também pra deixar a página todo bonitin) mas não tem muito o que ser dito, é um CD-ROM interativo que inclui nove jogos básicos como jogo da memoria, palavras cruzadas, descobrir qual é o animal baseado na sombra da imagem, dentre outros que podem ser um pouquinho chatinhos como um que é meio que uma batata quente na qual você clica aleatoriamente na imagem pra saber aonde está a apresentadora com ela dizendo se está frio ou quente ou que não funciona de jeito nenhum e crasha o jogo por algum motivo como o do quebra-cabeça. ele tem algumas intermissões feitas pela própria apresentadora e dependendo das interações que fizer nos joguinhos, você pode ganhar ou perder pontos nas quais podem fazer você ganhar alguns videozinhos de algum animal pra ver.

tem um video inteiro do vinizinho explorando ele por completo se estiverem curiosos.

Feliz aniversário Super Mario RPG ! 🎉🎉🎉🎉🎉🎉

Hoje esse incrível jogo faz 27 anos, SMRPG foi um grande impacto na minha vida, é o meu RPG favorito do Mario e um dos meus RPGs favoritos de todos !

Foi o meu segundo RPG do Mario, o primeiro foi Mario & Luigi: Partners In Time do DS, mas ainda assim o SMRPG é TÃO melhor, joguei ele pela primeira vez no emulador de SNES e lembro que eu ficava perdido lá em Mario's Pad por causa que eu não sabia que era só conversar com o Toad (nessa época eu nem sabia LER), apesar de eu ficar preso naquela aérea, aquela música e aqueles lindos gráficos me faziam feliz mesmo eu não avançando na história, mas algo que eu via em várias imagens e vídeos do YouTube eram dois personagens bastante específicos, Mallow e Geno, no começo eu não fazia menor ideia de quem podia ser eles e só ficava curioso para descobrir eles no jogo, depois de alguns anos (acho que foi em 2012), finalmente consegui jogar o jogo de uma maneira que eu conseguia prosseguir mesmo demorando porque eu não sabia inglês e foi um enorme prazer eu finalmente descobrir quem era Mallow e Geno, Mallow é o primeiro parceiro do jogo e consegue ser um dos mais marcantes por isso, o Geno é o segundo parceiro do jogo e é com ele que a trama fica mais envolvente, os dois são incríveis, meu favorito é o Geno, ele é de longe o personagem mais foda daquele jogo, além de ter uma arma laser no braço, ele tem uma grande importância na história, possui golpes bem diferentes em relação aos outros personagen, tem um design simples mas charmoso, o momento em que conhecemos ele e quando nos despedimos dele são os momentos mais marcantes do jogo, até mesmo a origem dele (ele é na verdade um ser que se chama ♥️🎵!? e esse ser possui um boneco chamado Geno), ele é um personagem bastante diferente de tudo o que eu tinha visto antes, mas além deles, temos vários personagens marcantes, como o Booster, os Axem Rangers, o Croco, o Smithy, o Chancellor (que é basicamente a primeira versão do Toadsworth), o Exor e até mesmo o Culex ! Um chefe secreto que é uma clara referência ao Final Fantasy !

Quando eu zerei o jogo pela primeira vez, percebi que o SMRPG não era apenas mais um jogo incrível do Mario, era algo especial, a trilha sonora composta pela Yoko Shimomura é bastante importante para mim, Beware the Forest's Mushrooms é a minha música favorita do jogo, eu tenho vários motivos, mas os principais são que além de ser muito boa e marcante, a Forest Maze é primeiro local que a gente vê o Geno em ação e eu adorava um Remix feito por fãs que supostamente estava no Super Smash Bros. Brawl (na época existia um rumor que era uma música cortada do jogo mas é mentira), no geral a trilha sonora é bastante diferente dos outros jogos do Mario mas ainda assim combina bastante, o sistema de combate é simples mas super divertido, os gráficos são excelentes e os personagens novos são sensacionais e a história mais complexa comparada com outros jogos da série.

Além disso, eu adorava ver vídeos e fanarts no Newgrounds relacionados a Super Smash Bros. Melee e Super Mario RPG, principalmente a animação chamada Super Smash Bros. Murder (que era o Capitão Falcon e outros personagens matando geral com muito sangue desnecessário) e a Rawest Forest (uma animação com um remix da Beware the Forest's Mushrooms em que os personagens cantavam), apesar de não serem a melhor coisa do mundo, eu tenho muita nostalgia, porque era uma época mais simples em que animações daquele tipo eram o auge da internet dos anos 2000.

E pra terminar, na época em que o Super Smash Bros. Brawl era hype ainda, muitas pessoas na internet começaram a falar e fazer vídeos de quais personagens elas queriam que entrassem pro Roster dos próximos jogos, muitos personagens eram pedidos, tínhamos Banjo & Kazooie, Ridley, King K. Rool, Sora, Isaac, Shadow, Cloud, Megaman, Pac-Man e claro o Geno, ver outras pessoas que gostam não só do Geno mas do Super Mario RPG ao todo me deixava bastante contente pelo fato de não ser apenas eu que tinha essa paixão pelo jogo, no fim das contas o Geno virou um Spirit e uma Mii Costume nos dois últimos jogos da franquia, então meio que conseguimos uma pequena vitória.

Mas por todas essas razões que meu personagem mais pedido ainda é o Geno, porque o SMRPG representa uma parte da minha vida de quando eu era bem novo e os personagens daquele jogo NÃO podem ser esquecidos, a Nintendo e a Square podem nem se lembrar direito deles, mas nós fãs vamos lembrar para sempre !


Faz 4 meses que eu quero falar desse jogo mas esperei para uma ocasião especial, hoje faço dois anos de Backloggd, dois anos da minha primeira análise que foi do Super Mario 64, além de ser meu aniversário e de que forma posso comemorar aqui? Falando de um dos Remakes mais especiais e únicos que já vi.

O jogo original é um dos JRPGs mais especiais da minha vida e ter um Remake/Continuação sempre foi um sonho gamer meu mas ao mesmo tempo eu achava que era impossível por conta da Square Enix ter os direitos de muitas coisas do jogo. Na Nintendo Direct de Junho do ano passado tive uma das maiores surpresas e alegrias com vídeo games, o Remake de Super Mario RPG foi anunciado, eu lembro que tive muitas coisas se passando na minha cabeça, infelizmente eu não podia me soltar naquela hora porque eu estava na escola mas dentro de mim era felicidade 2.

Mas afinal de contas o que achei do Remake? Simplesmente perfeito, meu nome ser "Geno123" não é atoa porque eu sempre fui fã do jogo original desde quando eu era pequeno e esse Remake me fez voltar aos tempos nostálgicos das minhas primeiras jogatinas.

A apresentação do jogo é incrível, os gráficos são muito bonitinhos e os cenários receberam um gigantesco upgrade, parecendo muito mais vivo que a versão de Super Nintendo e os personagens estão uma maravilha, é simplesmente do caralho ver Geno, Mallow e todos os outros personagens em HD finalmente temos renders e modelos oficias dele (eu achava que só teríamos fan made pra sempre), o jogo original é belo e o Remake respeita muito bem o legado, basicamente são os gráficos que eu sempre sonhei com o Remake do Super Mario RPG, mantendo a essência do original e ao mesmo tempo atualizando.

Se os gráficos estão incríveis a trilha sonora também e PUTA QUE PARIU que música boa, ela foi composta pela lendária Yoko Shimomura, simplesmente a compositora original também está no Remake e ouvir os novos arranjos das músicas é chorar de alegria, algo muito legal é que algumas músicas foram extendidas na duração, ficando um pouquinho maiores. Eu simplesmente amei TODAS as músicas, posso dizer que gostei mais da nova trilha sonora do que a original mas se você por algum fucking motivo não gostou pode escolher a trilha sonora original.

As minhas músicas favoritas são:
-Beware the Forest Mushrooms (óbvio né)
-Rose Town
-Hello, Happy Kingdom
-And My Name's Booster
-Battling Culex
-Todas as músicas de batalha do Smithy
-The Wishes from the Stars

Agora é possível escolher a dificuldade entre Fácil (chamado de Breeze Mode) ou Normal, é muito bom para uma pessoa que nunca jogou um RPG mas é uma pena que não existe um modo difícil, seria muito foda ter uma versão mais complicada porque pra quem joga a dificuldade Normal ainda é tranquilo especialmente se você já conhece o jogo original.

Algumas coisas também foram mudadas como você poder carregar 9999 moedas ao invés de 999, guardar mais itens no inventário, ter um indicador no mapa e etc, a princípio não parece ser grande coisa mas ajudou demais na qualidade de vida do jogo.

O sistema de batalha está bastante parecido com o original mas teve algumas alterações muito legais como Chain e Action Gauge. Chain é uma recompensa de usar os golpes cronometrados na hora certa assim aumentando seu Chain que consequentemente aumentará seu dano mas o Chain poderá ser quebrado se você fizer alguma burrada e terá que começar tudo de novo. Sobre o Action Gauge é basicamente é uma barra que podemos aumentar se usarmos os golpes cronometrados ou defender na hora, quando a barra é 100% preenchida poderemos usar um Toad Assist (se você está muito no começo do jogo) ou um Triple Move.

Toad Assist invoca um Toad que dará um item aleatório mas o Triple Move é muito foda, você terá que ter 3 membros na equipe e é um super ataque poderoso! A combinação da sua equipe também afetará o Triple Move já que cada trio possui um Triple Move diferente, felizmente eles não são quebrados mas dão uma boa ajuda se você estiver encrencado além do que você não pode usar sem saber direito porque têm chefes que podem resistir sem problemas por causa das resistências. A parte mais legal é ver as pequenas Cutscenes, são muito épicas!

E ainda falando das Cutscenes, elas estão presentes em alguns momentos bem específicos do jogo, como a introdução, o Mallow correndo atrás do Croco e etc. São bem legais e lindas de se ver, uma pena que elas não ocorrem com tanta frequência porque parece um filme de tão bonitas que são.

Outra novidade é o Pós Game, depois de completar o jogo você poderá enfrentar 7 chefes novamente porém eles estão muito mais poderosos e com novas estratégias, Além os personagens ganham novas armas, no geral apesar de serem poucas batalhas são bem únicas e diferentes do resto do jogo inteiro, especialmente a verdadeira batalha final contra o Culex 3D que é uma putaria, é difícil mas é épica ao mesmo tempo, com certeza uma das melhores batalhas ou se pá a melhor batalha da franquia Mario.

Existe uma nova feature chamada Lista de Monstros, é o bestiário do jogo com um total de 235 inimigos diferentes, é uma missão secundária bem legal se você quer fazer o 100% do jogo, basta usar o Mallow e o golpe Thought Peek na hora certa para ler a mente e os status dos inimigos. Cuidado que existem inimigos que só aparecem em uma parte extremamente específica e que nunca mais aparecem mas felizmente não é o fim do mundo porque você pode usar as Frog Coins para pegar esses inimigos que você não pegou.

Momento 🤓: alguns nomes de personagens foram trocados pra corrigir as cagadas do Ted Woolsey como o Neosquid que agora se chama Mouth (porque é pra ser só a boca do Exor mas por algum motivo colocaram um nome nada haver) ou para ficar parecido com a versão Japonesa como Frogfucius que virou Frog Sage (o nome japonês). Simplesmente injogável, -0/10.

As novidades mais importantes do Remake eu já falei, não é um Remake que adiciona tanta coisa nova assim, ele é bem fiel, eu estava esperando algo no nível Luigi como jogável mas não aconteceu, tudo bem porque só do Remake existir é um milagre divino.

A minha única crítica é que não tem tradução para Português do Brasil, faz 4 anos que a Nintendo voltou para o Brasil e infelizmente eles estão vacilando muito, é uma tristeza porque os poucos jogos traduzidos para português são muito bem feitos e um RPG que precisamos ler TEXTO seria ideal para esse jogo mas não, simplesmente não traduziram ele, é foda porque quem não sabe de inglês vai ter a experiência muito prejudicado. No mínimo do mínimo todos os jogos teriam que estar traduzidos, é obrigação dos caras e nem isso tão fazendo, por essas e outras coisas que a pirataria na Nintendo é tão forte porque a Nintendo não faz porra nenhuma mas enfim é assunto pra outro dia.

No fim das contas o Super Mario RPG remake é um jogo foda pra caralho, conseguiu superar o original pra mim mas é claro que o jogo de SNES ainda é excelente e recomendo muito ainda. Agora eu me pergunto se com o Remake teremos finalmente uma continuação e talvez o Geno no Smash, espero que sim. Ultimamente estamos recebendo uma boa dose de conteúdo dos RPGs do Mario, como o Super Mario RPG e o Remake do Thousand Year Door e seria incrível se os RPGs do Mario voltassem com força como nos velhos tempos.

BRIAN HARDING E HUGO VEGA VOCÊS SEMPRE SERÃO OS MELHORES.

Enfim, além disso...
O jogo é muito legal na maneira que se desenrola, sendo uma visual novel decentemente escrita que equilibra (de uma forma que eu gostei) o plot de você com a sua filha e o de você com os um ou mais pais que você tenta romancear ao longo do jogo, com personagens que parece que só precisavam de mais tempo de tela pra se desenvolverem mais e continuarem sendo expandidos de forma positiva, bem, pelo menos alguns deles. O jogo não se leva a sério e isso não é um problema, pelo menos em parte...

O que é de fato um problema é que o jogo se contenta em ser apenas isso, personagens majoritariamente cativantes em rotas pré-determinadas e imutáveis, onde na maior parte das vezes a suas escolhas se resumem a ter um encontro bom ou ruim, mas sem poder mudar mais que isso, e eu acho que isso arrasta demais o jogo e tira muito do potencial que ele tinha de ser uma visual novel com replayabilidade alta.

O sistema de notas é desnecessário se o jogo vai simplesmente analisar se o encontro foi bom ou ruim, pouco importa pegar um S nos 3 encontros se no final isso não vai me recompensar com nada a mais. O fato de que cada um dos pais tem basicamente uma história escrita e você tem poucas escolhas que se resumem a ser uma pessoa agradável ou um cuzão faz a experiência ser simplista e tira muito da profundidade que eu queria tanto que esse jogo tivesse, entre isso e falta de rotas alternativas com romances mais cedo ou simplesmente mudanças nos tipos de diálogos, faltou substância, e a ausência de mods é mais triste do que qualquer coisa, no final eu vejo como e porque isso foi um sucesso momentâneo, mas que, infeliz e justamente, acabou esquecido em pouco tempo.

Dream Daddy is what I call a "God Tier" dating sim (full transparency I haven't played many). The characters are all well written and unique. Each Daddy has their own distinct personality and life that they live. Paired with a great soundtrack and a charming art style, I had a wonderful time finding my dream date. Mat was my dream come true when I played with friends. I'm not drawn to visual novels or dating sims very often so I haven't played this game since. But I can see myself going back to it one day soon to explore the other potential dating paths (and the Daddy's I'll meet along the way).

Provavelmente meus R$ 12,00 mais bem gastos

What's on the menu tonight, boys? Invisible food.

So, I'm not really sure if this used to be as buggy as it is now or if I just never noticed, but taking your Sims to a restaurant is kind of a miserable experience. Like, it's an all day excursion. Take PTO because you're gonna be stuck there until 3:00 AM when you really just wanted to go on a date night with your husband. I'm not really sure what the issue is honestly, maybe all of the furniture just short circuits all of the Sim's brains and gives them stupid idiot disease, or quite possibly they all have some serious ADHD because it's almost impossible to keep them seated for even 5 minutes.

The waiter is a pregnant alien and the chef is a robot who keeps shutting himself down mid-shift. There's a thunderstorm outside so everyone is running around in fear. The bathroom is too far away so there's piss puddles all over the floor. The guy sitting next to me keeps eating everyone else's food. I ordered my appetizer 6 hours ago and it still hasn't come. An old person just died in the lobby and a celebrity is screaming songs into the open mic. It's nothing but CHAOS!!!!

I appreciate the sheer amount of possibilities that could happen, but I seriously don't recommend bringing more than one Sim to one of these things. It's funny for like 10 minutes, but it does quickly turn into a migraine. I went to a restaurant everyday to fulfill the Experimental Food Collection, and that's really it. She ate 3 meals in one sitting each time and can now craft the most disastrous artisanal foods you can think of. Squid tentacle à la Mode if you will. Nothing but the finest cuisine over here, except for when you order something and it comes invisible like the waiter is pulling the biggest prank and charges you for it anyways. Dickhead!!!

Aside from that, there's really nothing else other than the gameplay. Having no Aspiration is a bit weird because in this pack you can actually own your own restaurant, unlike the Spa Day pack. You can actively choose the staff and take care of your guests, which is rather nice but there's really no incentive to do it without an Aspiration though. (Unless you really want to live your restaurant owner fantasy). Being in direct control of the operation helps it run a bit better and you're actually paid for a full night. I'd definitely rank this above Spa Day even with the bugs just because of that alone.

I like the ideas a lot with this one but it's probably the buggiest pack out of them all. It's been patched multiple times throughout it's entire lifespan and it seems they just can't figure out how to get it to function normally with all the other DLC throwing wrenches into the Sim AI. With every other expansion pack added into your game, this one breaks again. It's not a super necessary pack to have for a full experience of this game, so I wouldn't buy it again personally. However, if you're a true psycho you can feed unsanitary sushi to your guests and literally murder them with it, so there's that.

Maybe Dine In instead.