Reviews from

in the past


While the story might not be as ambitious as its predecessor's (being more in line with the formula of prior Pokemon games), the myriad improvements to the gameplay make this still a worthy sequel and an excellent game in its own right.

The best pokemon game and generation in my opinion.


Best pokemon game ever made, every pockemon from gen 1-5
super cool animations for a 2D game und a lot of sidequest,

This is and will always be the best Pokémon game, the series really peaked in gen 5

took everything I loved about the first one and just added more to it. story wasn't as good as the first but made up for it with the new features and the addition of other Pokémon from previous generations. loved the pokemon world champion thing.

The lack of pokemon variety from its prequel is still showed here and team plasma's theme got a little worse

Tied with its predecessor as my favorite Pokemon game.

This review contains spoilers

pokémon black/white 2 são jogos que ficaram populares por serem considerados os melhores jogos da franquia, possuindo a melhor história já escrita desde, sla? Sempre? Oque pra mim foi estranho de se ouvir pela primeira vez. PESSOAS ELOGIANDO A HISTÓRIA DE UM JOGO? EM POKÉMON DE TODOS OS LUGARES? Então dps de ouvir essa bomba eu finalmente dei uma chance pra gen5 como um todo.

E adivinha só? As pessoas estavam certas, a história da gen5 é realmente boa. Normalmente nos jogos de pokémon, a história só serve como uma desculpa pra se ter oque fazer ao longo do jogo, ela não tem nenhuma propósito, não tem uma moral, MAL explora a lore do universo, e meio que só tá ali por estar.

Já a história dos jogos da quinta geração levantam um ponto interessante sobre o universo pokémon. No BW(o primeiro) o jogo acaba questionando toda a moralidade de ser um treinador, alegando que a sociedade força esses monstrinhos a lutarem pela humanidade, como se a relação entre pessoas e pokémons fosse forçada, e que ser um treinador por si só é não ver pokémons como SERES VIVOS de verdade, com sentimentos e pensamentos,
oque é extremamente interessante pra um jogo pokémon dizer isso, é basicamente dizer que a franquia pokémon apoia a escravidão (oque é hilário)

Oque levou a criação do BW2, uma continuação da história com a esperança de não associar a franquia a um dos piores acontecimentos da humanidade. No final da história chegamos a conclusão que a relação de pessoas e pokémons são igualmente boas pros dois lados, dizendo que pokémons conseguem trazer o melhor das pessoas (vemos isso no arco do N aprendendo todo esse papo com o Zekrom) e que as pessoas conseguem trazer o melhor dos pokémons, com o jogador servindo de prova de que uma boa relação de amizade, qualquer pokémon é capaz de derrotar até mesmo um Deus (ou oq caralhos pokémons lendários deveriam representar).

Oque é um conceito interessante, passa uma vibe meio undertale, criticando os seus fãs
que ficam farmando bons status nos seus pokémons, apenas capturando os mais fortes, em vez de só capturar o pokémon que eles acham engraçadinho e simplesmente SE DIVERTIR COM O JOGO. Reconhecendo que seu próprio público não consegue reconhecer a parte do ROLEPLAY e que os personagens daquele jogo como personagens que possuem sentimentos naquele universo em vez de serem só personagens dentro de um joguinho.

MAS ao mesmo tempo reconhecendo que o ato de combate não é necessariamente algo ruim, afinal, até mesmo quem só captura os pokémons que acham engraçadinhos passam por essa parte do jogo.

Então, ufa, que bom que o noahccola de 11 anos só estava se divertindo e não escravizando monstrinhos pelo próprio prazer.

PORÉM, TEM UM ENORME problema com esse jogo, que é o quão desconexo a gameplay é da história. Pq por mais que o jogo incentive o seu público a simplesmente se divertir e capturar os pokémons que mais gosta, por conta de como a fórmula de gameplay da franquia funciona, eu passei por DIVERSOS momentos no qual EU FUI OBRIGADO a ter que ficar repensando meu time ao longo do jogo, pq por algum motivo ⅓ da pokedex é bloqueada pro final do jogo ou no pós game, me obrigando a capturar qualquer desgraça que tenha o tipo necessário pra que eu possa passar pro próximo ginásio, ou até mesmo me forçando a obrigar a abandonar pokémons por serem fracos demais e não conseguirem acompanhar o ritmo do jogo.
Não existe um aspecto da gameplay que faz o jogador sentir que a “amizade” que ele criou com o seu pokémon o fez mais forte, não possui nenhuma gimmick como mega evoluções, o seu pokémon sobreviver porque você sla deu um carinho nele, pokémons do meu time que eu capturei por capturar e pokémons que eu REALMENTE queriam, dentro da gameplay eram exatamente os mesmos.
Eu terminei o jogo com dois pokémons que só estavam ali pra substituir os que eu realmente queria mas não podia porque eram muito fracos ou por não conseguir aprender algum HM, e um ainda no segundo estágio pq eu só consegui capturar ele NA ULTIMA ÁREA DO JOGO.

Sem falar do próprio ponto que o jogo levanta, que as pokébolas DE FATO de fato FORÇAM os pokémons a obedecerem os treinadores a força, com o Team Plasma inteiro tendo um time de pokémons roubados de outras pessoas + o pltor do Purrlion do nosso rival esquecendo quem ele é pq um dos vilões estava com a pokebola do bicho.
Seguindo a lógica do universo, se a amizade entre pokémons e pessoas já é o suficiente, porque caralhos eu como treinador uso elas ?

Apesar de eu sempre implorar pra que a nintendo REALMENTE leve as histórias dos seus jogos a sério, e tente ter um jogo com um bom game design e uma boa história em vez de um jogo com SÓ bom game design, é irritante ver que A ÚNICA VEZ na franquia que a história REALMENTE FOI BEM FEITA, a PORRA da gameplay do jogo estraga tudo em prol de ser “divertido”. Para que a história de um jogo seja bem contada não é SÓ você escrever bons diálogos, também é necessário ser capaz de contar a história por meio não verbais, visuais, músicas e PRINCIPALMENTE A GAMEPLAY.
Se existia um jogo de pokémon que precisava ser diferente, que precisava ser não só bom, mas excepcional, era esse… e infelizmente ele não conseguiu… :(

Honestamente, ver que possivelmente o melhor pokémon já feito, é tão MAL PENSADO só me faz pensar o quão merda a qualidade dos jogos de pokémon realmente são, e que pra eu simplesmente possa gostar de franquia eu tenha que excluir completamente a minha visão crítica dos jogos

e eu SEI que a graça de pokémon nunca foi dos jogos serem “bem feitos”, mas sla isso ainda não exclui o fato de que eles poderiam sim ser divertidos e bem feitos ao mesmo tempo . No final é tudo culpa do capitalismo

--------

Time:
Whimsicott lvl. 54 - N
Excadrill lvl. 55 - Autista
Cofagrigus lvl. 53 - Jingle Bel
Volcarona lvl. 52 - Xerequinha
Samurott lvl. 54 - Halo
Zweilous lvl 55 - marimbonda

menção honrosa:
Scolipede lvl. 38 - cascudo
Riolu lvl. 14 - porro
Mareep lvl. 13 - bobinha
Patrat lvl 16 - maconha

prints - https://drive.google.com/drive/folders/1UG9zw95XNCMcboSjlEGIfpGQ7FJ8DBMw?usp=sharing

Well-made sequel that — while not being as strong narratively — improves upon almost every aspect of gameplay.
+ huge Pokédex that strikes a good balance between old and new
+ decent group of "companions" without an actual rival for once
+ neat collector features (habitat list and medals)
+ reasonable expansion to the previously unfinished story
+ better 3D implementation with a lot more scenic value
- only slight remodeling of the familiar terrain
- no more moral ambiguity at all

Mainline Pokémon’s magnum opus and that probably won’t ever change. Expands on the first game’s great story while addressing many of its issues, and has the most side content/postgame of any Pokémon game and it’s not close. Not sure why the difficulty options were implemented so weirdly but other than that it’s hard to find things to complain about

I was ready to write this off as people being nostalgic, but they really did pull out all the stops for this one. Definitely the best pacing out of the mainline series as well. Peak Pokemon.

The sequel gives us more of the amazing Unova region, though the story's a lot less personal and more standard for those used to playing Pokemon games. Hugh's the most reliable twit in the series and I hate the guy.

The introduction of Pokemon from past regions spices things up, though I kind of wish they expanded the Unova dex with more new Pokemon. The game's post-story content is among the best the series has to offer.

Vou me abster de passar 1 hora escrevendo o quão importante esse jogo é para mim, a nostalgia de um tempo mais simples as charmosas músicas e as discussões com meu primo a cerca dos pokémons nunca vão sair da minha cabeça. Pode não ser meu jogo favorito, mas é o mais próximo que eu consigo listar de um jogo sem defeitos. Talvez minha nostalgia esteja falando mais alto, mas depois de rejogar pela terceira vez, esse jogo cresceu tanto em mim que eu nem tenho palavras, nenhum jogo de Pokémon é tão importante quanto este para mim, e tirando yume nikki, nenhum outro jogo me tocou tanto quanto este. É por jogos assim que eu criei apresso por esta forma de mídia, e apesar de não gostar dos jogos da franquia mais recentes, ainda tenho muito apresso por estes graças a esse jogo. Obrigado game Freak, apesar de todos os seus tropeços, obrigado por nos ter proporcionado este jogo

Easily the best Pokemon game. Great dex, good story, overall very inventive, the movie minigame could genuinely just be a game of its own as is.

one of the best if not the best mainline pokémon game

Generation 5 of Pokémon really was it's best time

i'm so glad i gave unova a chance

The story is less impactful as the first one, but I think the whole rest of the game makes up for it. The middle of the game is kind of boring and feels like nothing is happening, but whatever. There's a lot of variety in the pokemon and there's always something you can do, including stuff thats not part of the main story. I really liked raising my fame as an actor. The climax of the story is kind of whatever, but battling is fun and the towns are all very pretty. Its pretty good.

Makes a really strong first impression, but kinda starts running out of steam the closer you get to the end, with wholesale re-used assets and anti-climactic scenes back to back. I'm kind of impressed at how many character arcs unceremoniously got dropped; it feels like they wrote EVERYBODY out somehow. And that's a damn shame, because Hugh was so endearing. I don't think any of the characters in this franchise have ever been so ready to throw hands before him, and I feel like a kid with that much gusto deserved better.

I really liked what this had to offer gameplay-wise (though I felt the encounter rate got grating after a while), but as a followup to the surprisingly well-written story Black 1 had, this left a hell of a lot to be desired.

The more and more I learn about this game, the more and more it becomes peak


Nunca existiu um jogo de Pokémon melhor do que este.

eh um dos melhores jogos ja feitos, um dia eu faço uma review completa por enquanto fica ai