Me diga seu jogo favorito e vou te recomendar The Talos Principle!

Aposto que consigo achar algo em comum entre ele e qualquer coisa que você goste.

Minha missão nesta Terra é convencer todo mundo a dar uma chance para Talos. Se você gosta de videogame, você tem que zerar ele pelo menos uma vez na vida.

The Talos Principle
The Talos Principle
Geno123, Super Smash Bros. Ultimate:

Me parece que você gosta de OSTs instrumentais e de gráficos que saibam usar efeitos de luz de forma competente. Nesse caso, Talos Principle é uma ótima pedida, pois seus ambientes 3D usam efeitos de luz como nenhum outro que já vi, além de ter uma das trilhas sonoras instrumentais mais belas que já escutei.

Além disso, Smash Bros começa com S, e Talos Principle começa com T, então pela lógica alfabética vai que ele vira seu próximo jogo favorito? =P
The Talos Principle
The Talos Principle
Hunyoshi, Danganronpa:

Todo mundo sabe que os fãs de Danganronpa adoram histórias com bons personagens. Assim sendo, é óbvio que você vai gostar de Talos Principle, pois Alexandra Drennan é uma das - pra não dizer A DE FATO - melhor personagem já criada no mundo. Isso sem falar de todos os outros personagens: Milton, Elohim, toda a equipe do IAN, etc.
The Talos Principle
The Talos Principle
Jeudy, Hellsinker:

Confesso que não sei quase nada sobre Hellsinker, então vou ter que dar um chute calculado aqui.

Mas passando rápido o olho neste texto, parece que a história dele não explica muita coisa diretamente, além do básico? Que o jogador tem que ter disposição pra procurar e entender nuances em detalhes que parecem triviais à primeira vista, tem que fazer o esforço de ligar os pontos se quiser compreender boa parte do universo do jogo? Ao que parece é um lore relativamente complexo, envolvendo um mundo pós apocalíptico e uma busca de respostas sobre o passado desse mundo.

Se for o caso, é óbvio que tem tudo a ver com Talos Principle. Talos é um dos jogos mais tocantes e inteligentes que já joguei, boa parte disso pela história e universo dele. A fórmula "veja primeiro, talvez entenda depois" é usada até não poder mais e da forma mais bem pensada possível. Ao mesmo tempo que dá pra só zerar, entendendo bem o básico da história e do mundo, existem milhões de subplots espalhados, que tanto são emocionantes e inteligentes por si mesmos como também dão um peso maior pra história como um todo, inclusive pra esse básico que você vê se só zerar.

Entender Talos dá trabalho, no melhor sentido possível. Assim como zerar um jogo de navinha difícil dá trabalho e mesmo assim é prazeroso (porque você se sente crescendo no caminho e recompensado no final) igualmente ligar os pontos do universo de Talos te faz se sentir mais inteligente e mais humano ao longo do caminho, e a recompensa é impagável.

No mais, se tudo isso não tiver nada a ver com Hellsinker, olhando rapidinho no YouTube parece que ele tem uns puta céus bonitos. E vamos combinar que Talos é especialista em céus bonitos, pqp, olha só essa merda:

(infelizmente nem todas as imagens com boa resolução)
https://i.imgur.com/1ZBsl4y.png
https://i.imgur.com/6XILUc5.jpeg
https://i.imgur.com/Q0MjI8B.jpeg
https://i.imgur.com/uzZHCa2.jpeg
https://i.imgur.com/O8rhTbJ.jpeg
https://i.imgur.com/0SbqcKk.jpeg
https://i.imgur.com/DEPOPiK.jpeg
https://i.imgur.com/2EY4Aw3.jpeg
https://i.imgur.com/uvE3SAM.jpeg

PS: E assim como Hellsinker, uma parte considerável da história de Talos é apresentada através de texto puro. Seja por textos espalhados pelas fases (a la Resident Evil ou Dishonored, embora a origem e natureza dos textos seja a princípio bem mais obscura e difícil de entender do que nesses) ou seja por muitas horas de diálogo por texto com outros personagens em computadores espalhados pelas fases.
The Talos Principle
The Talos Principle
lpslucasps, Crusader Kings 2:

Ambientação imersiva? Pff, Talos tira de letra.

Sistemas que interagem de formas divertidas? Bitch, please. Tu já tentou pegar todas as estrelas de Talos? Já testemunhou como as camadas de profundidade dos puzzles vão se acumulando, dos jeitos mais divertidos possíveis, à medida que ele te obriga a combinar mecânicas diferentes? Já viu as coisas insanas que dá pra fazer e os lugares bizarros que dá pra chegar combinando essas mecânicas?

No mais, CK2 é um jogo infinitamente rejogável, pelo que você me diz. Talos também, embora por motivos diferentes.
The Talos Principle
The Talos Principle
LSF02BR, Red Dead Redemption 2:

Quer dizer que você gosta de jogos que dão uma atenção ENORME a coisinhas minúsculas e que parecem insignificantes, dessas que não vão ser percebidas ou descobertas nem por um pentelhonésimo dos jogadores? Então Talos Principle é perfeito para você!

Se bobear uns 90% ou mais do conteúdo de Talos é opcional, coisas completamente desnecessárias pra ver os créditos. E não só sidequests, embora o jogo também tenha uma quantidade enorme de horas a serem gastas nelas. Mas temos também lore escondido nos cantos mais remotos dos mapas, certos troféus/conquistas hilárias, outros só bacaninhas mesmo e alguns até meio bem escondidos demais. Além de easter eggs pra dar e vender.

Se você desconfia que tenha ALGUMA COISA ali naquele cantinho obscuro do mapa que "não tem motivo nenhum pra ir lá, com certeza ninguém vai", você quase sempre vai estar certo e encontrará algo, mesmo que seja só um easter egg engraçadinho.

Com tanto conteúdo opcional, seria de se esperar que quase tudo seja uma bosta e só a campanha principal seja boa, certo? ERRADO, JOVEM GAFANHOTO!!! Claro que nem todo conteúdo opcional é orgástico, mas quase tudo é pelo menos bacaninha. Em especial, as sidequests são divertidíssimas, e o lore escondido dá uma camada de profundidade extra, tanto pra trama geral quanto pro mundo do jogo, que é linda de se ver.
The Talos Principle
The Talos Principle
TheFred, Kingdom Heats 3:

Quer dizer que tu curte jogos que te fazem chorar feito uma criancinha que ralou o joelho e perdeu a mãe no parquinho?

Você gosta de histórias baseadas nos relacionamentos interpessoais, em como as pessoas mudam e crescem com base naquilo que elas viveram umas com as outras?

Você joga videogame não só pela jogabilidade (excelente, diga-se de passagem) mas também pelas mensagens sinceras e verdadeiras que jogos conseguem passar através de seus temas e narrativas?

Então senta aqui, jovem, vamos conversar...
The Talos Principle
The Talos Principle
GaiBrusX, Hollow Knight:

Todo mundo que gosta de exploração, e principalmente de narrativas contadas através do level design, precisa jogar Talos.
The Talos Principle
The Talos Principle
Tomoko, Dark Souls 1:

Então tu curte uns joguinhos difíceis pra caralho, né? Desses que o modo de contar a história apela bastante para a fórmula do "veja primeiro, talvez entenda depois".

Sei... 👀
The Talos Principle
The Talos Principle
Meo, Persona 5:

Assim como P5 (assim como qualquer Persona na real) a história de Talos mostra a importância das coisas banais e comuns. Fazer pequenos gestos de carinho para seus amigos, trabalhar com pessoas que te tratem bem, a alegria de simplesmente gostar de algo (uma música, um filme, etc) e ser feliz com aquele algo.

A singularidade, a particularidade das pequenas coisas das vidas humanas é uma dádiva e deve ser celebrada, e isso é um dos muitos temas de Talos Principle.
The Talos Principle
The Talos Principle
Lord1368:

Confesso que só conheço Goodbye, Doggy de ouvir falar. Mas já aviso que um dos muitos temas de Talos Principle é a dificuldade de lidar com a morte, a nossa e a de entes queridos.
The Talos Principle
The Talos Principle
Simply_OverB, The Elder Scrolls III: Morrowind:

Um dos maiores méritos (ou pelo menos um dos maiores legados) de Morrowind foi dar uma abordagem quase que completamente nova pra um gênero já velho e manjado. Esse novo foco, essa nova pegada, seria o grande diferencial de Morrowind que ele usou pra se destacar em frente à multidão de RPGs. Ou pelo menos era, né, antes de todo mundo copiar a fórmula.

Talos faz algo bem parecido com outro gênero.

Enquanto Morrowind expandiu os limites do que um RPG podia ser, especialmente no quesito roleplay; Talos expande os limites do que um jogo de puzzle pode ser, especialmente a história e estética.

O resultado é, assim como fez Morrowind em sua época, algo único e singular. Algo que de fato só poderia ser encontrado ali.

De formas diferentes e usando mecânicas e filosofias de design diferentes, tanto Morrowind quanto Talos TINHAM que ser jogos. Jamais poderiam ter sido livros, ou filmes. Porque a experiência que eles passam só tem como ser vivida a partir da curiosidade e iniciativa dos jogadores.

54 Comments


11 months ago

@CDX porra, só um pouquinho KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK, mas gostei <3

11 months ago

@GaiBrusX Quase nada. 👀

11 months ago

@CDX 👀 entendeu ?

11 months ago

Algo aconteceu...

11 months ago

algo aconteceuKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Talos Principle 2
Eu já mandei insta pro @Geno123 falando q vc vai ficar híper felizKKKKKK
CDX ganhou e MUITO!

11 months ago

Agora vai ter q fazer outra lista pra recomendar o 2 kkkkkkkk.

11 months ago

@Geno123 @M1xY Cês tão me zoando porque não sabem o PAVOR que eu tou desse 2 sair ruim. XD

@GaiBrusX Eu já sabia disso há eras, ele tinha sido anunciado em 2016 ainda, mas tava praticamente sem notícias desde então. Eu tava semi-esperando (e quase semi-torcendo) que ele fosse cancelado.

11 months ago

Vi ontem que vai ter a continuação e lembrei de ti kkjk

Tá valendo ainda? Meu game é Persona 5

11 months ago

@Meo impossível ver esse jogo e não lembrar do @CDX na hora KKKKKKKKKKKKKKK icônico demais

11 months ago

@GaiBrusX o último fã de Talos Principle do mundo

11 months ago

@Meo @GaiBrusX Olha cês me respeitem que já platinei a expansão dele (Road to Gehenna, top 3 jogos mais difíceis que já joguei) de cabo a rabo, no braço e sem guia. =P

10 months ago

Isso ainda tá valendo? Se sim, o meu seria Goodbye, Doggy.

26 days ago

This comment was deleted

26 days ago

Alguém tinha colocado A Hat in Time aqui. Tava esperando pra quando jogasse eu mesmo, aí finalmente vim atualizar a lista pra pessoa e ela foi banida do site. =(

Aproveitando, @Yanser94, vou só largar este link aqui e sair correndo. 👀

26 days ago

@CDX Melhor ainda. Um dos meus primos me presenteou com um PC gamer que ele não tava usando mais, e criei uma Steam já faz 3 meses. Agora eu tenho 2 plataformas pra jogar Talos Principle e sou sortudo.

26 days ago

@Yanser94 Hahahahaha

Pior que eu só compraria a do Switch pela portabilidade. A de computador tem teclado e mouse (esse jogo específico muita gente vai acha melhor jogar com mouse) e suporte a mods.

23 days ago

Diga-me The Elder Scrolls III: Morrowind, o melhor RPG da história, oq tem em comum como the Talos principle?

22 days ago

@Simply_OverB Ainda não joguei Morrowind, tudo que sei dele é por pesquisa e osmose cultural. Mas espero que goste da resposta. =)

22 days ago

@CDX meu amigo, que resposta linda! Mesmo só pela osmose cultural a resposta ficou incrível... Cara eu queria muito ver sua opinião sobre Tales Principle II de verdade, um dia quando você jogar diga ela aqui, e eu voltarei apenas para lê-la.

22 days ago

@Simply_OverB PORRA, NEM ME FALA!!!!!

Tu não é a 1ª pessoa a me dizer isso inclusive. XD

Na moral, o hype que eu tenho pelo 2 não tá escrito. Foi a 1ª vez na vida que eu fiz pré-compra, pra dar uma pequena noção.

Mas infelizmente não roda aqui. =( Ele exige um computador muuuuuuito mais potente que o meu. Só vou conseguir jogar quando tiver grana pra comprar um Rog Ally ou um Ayaneo da vida. =')

21 days ago

@CDX Embora eu ache difícil superar um jogo como Talos Principle, eu devo dizer que eu achei essa sequencia fantástica! Assim, a forma como a Croteam aprendeu com as pequenas criticas que o primeiro game recebeu, pra tentar fazer algo ainda mais fantástico, é uma das melhores demonstrações de aprendizado que a gente teve na indústria nos últimos anos... Junto com a equipe que fez Rambo, e depois nos entregou Robocop, que é um ótimo jogo.

Assim, eu não sei se você vai amar o segundo jogo, como eu amei, espero que sim... Mas me impressiona que o game design do segundo jogo seja tão maduro, no sentido de respeitar o player que tem mais dificuldade, ao mesmo tempo que também respeita o player que vai ter mais facilidade nos puzzles, entregando uma experiência que é boa pra ambos... Muita gente criticou o primeiro por causa do último puzzle, que muitos diziam ser frustrante, então a Croteam buscou tornar esse jogo melhor pra ambos os públicos, e cara... Deu certo... Mesmo que eu não esperasse isso, acredito que tenha funcionado... o Game design do game é esplendido...

E a escrita! Cara! Fantástica! Embora eu discorde de alguns conceitos filosóficos que o jogo apresenta, isso não significa que eles são ruins, pelo contrario. Tudo que Talos 2 busca transcrever ou apresentar para o jogador é muito bem feito...

É um jogasso, mesmo, eu torço pra que você ama o game, de verdade!

21 days ago

@CDX Cara... Acabei de ver um entrevista em que o Jonas Kyratzes disse que sempre enxergou The Talos Principle como uma trilogia... E que quer muito trabalhar pra fazer o terceiro jogo... Essa entrevista foi um pouco antes do segundo lançar... A Croteam já confirmou que o Talos 2 é o game mais aclamado deles, com a melhor media nos agregadores e que tava vendendo bem... O TERCEIRO VAI VIR AÍ!!!!!!!!!!!!

21 days ago

@Simply_OverB

AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAHHHHHHHHHHHHH


Last updated: