...
...Que?
Eu não faço a mínima ideia do que tava na cabeça da SEGA fazendo esse jogo mas pqp não era algo bom.
Primeiro que o 4 no título é uma mentira, isso é só sonic 1 2 e nem isso é um título bom pra ele por que só tem 4 FASES nesse jogo (e uma delas é metropolis de sonic 2?????? Wtf???????????), fases essas que level design deixa a desejar e ost que pqpKKKKKKKKKKKK uma merda.
Jogar isso foi a definição da palavra ruim, tá óbvio que a sega não sabia que direção queria ir nesse jogo, se era uma reimaginação do 1, um jogo novo, reimaginação do 1 e 2??????? E essa falta de direção fez um jogo MERDA com músicas BOSTA com level design MERDA e NENHUMA diversão envolvida.
Eu ainda vou jogar o episódio 2, espero que com essa sequência já mude bastante coisa dessa bostinha aqui pq precisa mudar, e MUITO.
(Prefiro jogar essa duologia a sonic advance 3)

Esse jogo inteiro foi uma surpresa muito bem vinda, a soundtrack composta pelo hideki naganuma da uma vibe única pra esse jogo que além de ser única é INCRÍVEL, tem várias músicas nesse jogo que eu achei muito boas e que não saem da minha cabeça.
A gameplay em geral é muito satisfatória e é outra coisa que gostei muito, todas as fases e controles do sonic/blaze são MUITO boas, eu não sou muito fã de ter que jogar um jogo 2 ou mais vezes pra pegar o final real mas essas fases é controles desse jogo foram tão boas, curtas e satisfatórios que eu não me importei nem um pouco de ter que zerar outra vez (os special stages desse jogo são outras coisas que eu gostei muito, sonic mania ainda tem meus special stages favoritos mas esse jogo é um 2° lugar fácil fácil).
Sonic Rush facilmente virou não só meu sonic 2D favorito mas meu sonic favorito em geral, eu gostei bastante das fases, special stages, ost, tudo, é curto, divertido e prazeroso, sair correndo com um boost e fazendo manobras no ar não cansa nunca e é divertido cada vez que acontece. Recomendo pra qualquer fã de sonic e até quem nunca jogou um, esse jogo é muito bom e capaz até de fazer alguém se interessar pela franquia só de jogar esse jogo.
Um 9/10 fácil.

Persona 3 Portable é algo que eu fico muito confuso, sim eles fazerem >Persona 3< rodar em um portátil fraco que nem o PSP é algo surpreendente, mas realmente valeu a pena? Eu quero começar falando o quão esse jogo é FEIO, é sério eu aumentei a resolução no emulador pra ficar mais bonito, mas esse jogo normal é horrível, tudo serrilhado e horrendo, o original também era um pouco mas esse aqui é sacanagem.
Agora pra falar do elefante na sala, a remoção de cutscenes e recriar algumas ingame é algo que causa mais problemas que benefícios, primeiro que que nem eu falei, esse jogo é horrível nativamente, combina isso com o fato que o PSP não é tão potente faz as cutscenes que usam os modelos ingame são horríveis, o awakening do makoto é algo muito foda de Persona 3 (Original, vai se fuder Reload) e nesse jogo ficou horrendo, o suspense, atmosfera e TUDO sumiu, parece que os desenvolvedores só recriaram a cutscene de memória sem reassistir o original pra ter uma referência de como ela era, agora pras cutscenes que não foram recriadas ingame, elas são do mal a pior, todas as imagens parece que tão na pior qualidade possível e tem só uma descriçãozinha merreca pra explicar o que tá acontecendo pro jogador, tem coisas no endgame que são importantes e nesse jogo é só uma linha de texto e cagam pra tudo.
Partindo pra gameplay, começando no jogo de dia, é...legal? É o suficiente pelo menos, o problema de ter fotos com qualidade ruim ainda existe no overworld e nas imagens de fundo dos social links ainda é um problema mas pelo menos os social links continuam normais, eu ainda prefiro modelos 3D do que uma visual novel mas é o jeito.
Agora partindo pra dark hour, algo que eu gostei muito é que agora os party member NÃO SAEM do time quando você volta pro primeiro andar do tartarus se eles estiverem nocauteados enquanto tu explorava o tartarus, outra coisa legal é que agora (oficialmente) os party members não são mais controlador por IA (ainda dar as mesmas opções de tática pra quem quisesse jogar com IA e não controlando os personagens seria legal mas não botaram no jogo, uma pena), agora o combate nesse jogo é...meh eu digo isso por que ele agora tem o estilo de 1 more "moderno" de persona 4 (e 5, 3R etc) que eu não sou muito fã, essa mudança fez esse jogo ficar MUITO fácil e dá pra exploitar mais do que dava no original.
Agora a adição do Portable mais importante, a FeMC, ela é legal.
É isso galera obrigado por lerem a review tmj

Agora falando sério, ela é legal de se ter e eu até que gostei de alguns social links novos dela (alguns são chatos ou potencial desperdiçado) (a Saori é minha favorita) mas honestamente eu não vejo muito hype nela, eu tô me repetindo muito mas é, eu só acho ela legal no máximo, talvez eu não seja o tipo de pessoa que criaram a femc pra, então talvez eu não ache tão foda, mas é isso.
Em geral o portable foi uma experiência...legal? Pra mim eu não vejo muito motivo pra jogar ele ao invés do FES ou até o Reload, tem muitas coisas que ele peca e acho que mais coisas que peca que coisas que ele faz certo, eu não diria que se você jogar só essa versão você vai "PERDER TUDO DE PERSONA 3 VOCÊ VAI TER UMA EXPERIÊNCIA INCOMPLETA!!!1!!1!11", Mas que você não vai absorver tanta coisa que nem as outras versões você vai, eu queria muito gostar mais dessa versão já que Persona 3 é um jogo que eu acho muito foda, mas nesse estado que ele ficou eu acho impossível eu gostar muito dele.

Desde que eu comecei a jogar essa franquia começando com o 5, eu sempre ouvia falar que "the answer é ruim" "the answer não deveria existir" "the answer é uma merda", e agora no meio de fevereiro eu decidi finalmenre jogar ele e...eu não entendo por que todo o ódio?
Eu comecei o the answer não espetando nada, pensando que ia ser a pior coisa que eu já joguei, mas ele nem é ruim(???), a história foi o que eu mais gostei, todos reagindo após o que aconteceu no final de persona 3, da pra ver só pelo jeito que eles agem que eles não estão bem e que ainda tão em luto por tudo, a yukari é um dos maiores exemplos disso, o contrário que dizem, a caracterização dela NÃO TEM NADA DE ERRADO É ASSIM QUE SERES HUMANOS REAGEM COM LUTO, ela querer a todo custo ver o makoto só mais uma vez é uma reação bem realista e nada horrível, mas voltando a história, ela é algo que eu achei foda, tudo sobre o passado e como eles tem que aceitar que o passado não é algo que você tem que mudar foi algo foda de se ver e é uma mensagem incrível, a gameplay é outra coisa que gostei, você pode dizer que "é tudo muito repetitivo é muito chato😭😭😭😪😪😪😪" cara a maior quantidade de andar que tu tem que explorar nas portas é 27. Tu não consegue aguentar 27- andares só 7 vezes????
No geral eu achei the answer uma experiência completa, eu gostei da história, personagens e gameplay, eu diria que é uma bela continuação pra Persona 3 e recomendaria pra qualquer fã, ansioso pra ver como vão fazer esse jogo no reload! (Provavelmente pior que o original denovo)

Persona 3 Reload é um dos jogos que mais tava hypado pra jogar esse ano, junto com metaphor, eu fiquei contando os segundos pra que a data de lançamento chegasse e eu finalmente pudesse jogar esse jogo que eu quis tanto jogar e joguei o Persona 3 FES pra poder ver o quanto esse remake melhorou comparado ao original.
Agora que já faz um tempo que eu zerei, ele superou o original e virou a versão definitiva pra mim?
Eu vou começar com os pontos positivos começando do mais óbvio;
Esse jogo tá MUITO lindo, o persona mais lindo que já teve e eu quero que os futuros jogos continuem nesse caminho nos gráficos, os remix da ost original tão fenomenais também, não tem UM que eu não gostei e vários desses eu considero até melhores que as músicas originais, as ost's novas também me pegaram de surpresa, full moon full life é uma música de abertura incrível que só melhora na minha cabeça a cada dia que passa, o mesmo pode ser dito pra its going down now e color your night, ambas músicas FODAS que ambas fizeram eu ficar parado quando elas tocavam só pra ouvir mais delas durante a gameplay, os novos link episodes que foram criados pela falta de social links dos membros masculinos da party estão todos fodas e me fez gostar mais ainda desses personagens que eu já gostava (exceto o do akihiko.), principalmente o do shinjiro, pqp que link episode foda, o combate agora está no estilo Persona 5 e isso fez o combate que eu já achava bom no original ficar fenomenal nesse remake já que além de botar o estilo de combate do persona 5 ainda pegaram as coisas pequenas que aumentavam o tempo de batalha no 5 e poliram elas pra não ficar desnecessariamente mais longo (i.e agora se você usar um media por exemplo vai mostrar todos os personagens se curando de uma vez ao invés de mostrar um por um recebendo cura, o mesmo pode ser dito pra matarukaja etc), explorar o tartarus ficou ainda melhor, eu já gostava de explorar ele no original e agora no remake ficou ainda melhor, além dos blocos ficarem LINDOS nesse remake adicionaram várias coisas pra encorajar explorar mais ele, designs novos pros andares pra não fazer explorar os andares muito repetitivo, baús raros, o relógio agora aparece em alguns andares aleatórios pra você se curar, as monad doors (mínima ideia como é o nome delas na tradução) aparecendo em andares aleatórios também e te dando recompensas boas demais se tu conseguir avançar nelas, tudo isso já fez algo foda de explorar ficar mais foda ainda.
Agora que eu já falei todos os pontos positivos desse jogo pra mim eu vou falar dos problemas desse remake e o porque (pra mim) não é a versão definitiva do jogo, começando do mais óbvio denovo; Nao ter o the answer ja é um problema quando você quer que novos fãs saibam da história de Persona 3 (principalmente quando voce diz em entrevistas que quer conectar o jogo melhor com a história do Persona 4 Arena, um jogo onde você precisa jogar o the answer pra entender mais a história), mas já tirando isso do caminho, gasta so uns 7 minutos e assiste a primeira cutscene do Reload agora o do Original, o que eu quero dizer com isso já deve tá bem óbvio, esse remake NÃO faz um bom trabalho de captar a atmosfera do original, pegar essas cutscenes como exemplo, no original a câmera fica trocando entre o Makoto e a Yukari enquanto ela ta apontando a arma pra cabeça dela, a água da torneira escorrendo, a música ficando mais e mais alta o mais perto que ela tá de puxar o gatilho e logo depois disso o makoto sai da estação e a hora sombria começa, tudo ficando completamente escuro, caixões aparecendo do nada na escuridão, o makoto entrando no dormitório e a Yukari assustada e visivelmente "não preparada" pra aquela situação onde ela possivelmente precisa sumonar a persona dela, tudo isso a versão do Reload TENTA replicar, mas no máximo é isso, uma TENTATIVA de replicar a atmosfera do original onde em nenhum momento do jogo ele consegue replicar direito a atmosfera do original, isso se extende não só nas cutscenes, mas na gameplay em geral também, a iluminação do jogo não tá dos melhores, no dormitório a iluminação parece que adicionaram 1000 lâmpadas e deixaram elas ligadas 24/7 sem exceção, isso não seria um problema por si só, mas combina com todo o resto do jogo não fazendo um bom trabalho de captar a atmosfera do original que se torna um problema, o mesmo pode ser dito toda vez que você faz algo na hora sombria, tá tudo claro demais que não faz sentido quando você tá na hora >>>SOMBRIA<<< (em outubro você tem que lutar contra duas sombras na lua cheia, eu queria MUITO saber como bota imagem nas reviews só pra mostrar o quão ridículo a iluminação pode ficar), além da iluminação tem o tartarus onde no original as shadows tinham uma ia boa e te comia na primeira oportunidade e fazia o tartarus parecer um lugar que você NÃO DEVIA tá explorando só por quão fácil as shadows podem te matar se elas conseguirem ver tuas fraquezas.
Aproveitando a deixa eu já vou falar de outro problema do Reload, a (falta de) sua dificuldade. Eu já vou falar direto; se Persona 5 Royal não existisse esse jogo seria o persona MAIS FÁCIL da franquia inteira, pra efeito de comparação eu joguei o FES e o Reload ambos na dificuldade normal, um desses fez eu ter que pensar em cada boss fight do tartarus e os inimigos normais dele também, várias vezes eu morria por ter feito um descuido que eu não vi e tive que sofrer por causa disso, o outro é Persona 3 Reload onde eu só morri 10 VEZES no jogo de 70 horas inteiro, a IA dos inimigos ficou MUITO burra, até as shadows mais fortes que aparecem de vez em quando na maioria das vezes nem são tão difíceis assim porque elas tem a mesma inteligência de um feto de 4 segundos de idade, ainda falando do combate tem mais 2 coisas pra se falar ainda, a primeira delas é a quantidade ABSURDA de xp que tu ganha a cada batalha de boss no tartarus, lá no mid-game você ganha (sem exagero) 100+ MIL a cada boss, e esse número só vai aumentando a cada boss, 200, 300 e até quase 400 MIL de xp nas boss fights, e o que isso dá? Você ficar overleveled pras boss fights sem nem ter grindado UMA vez no jogo inteiro, isso tira bastante o desafio do jogo que já seria fácil até sem essas quantidades absurdas de xp que só faz a experiência de jogar ele ficar um pouco vazia e não sentir mais o sentimento de conquista quando você mata um boss de lua cheia/do tartarus.
Agora a outra coisa que eu quero falar do combate desse jogo é a mecânica nova do reload; as Teurgias, eu não gosto das teurgias. Sim as cenas delas são muito boas e eu gosto de cada uma delas, mas por que elas tão aqui? A explicação delas não faz muito sentido pra mim e em nenhum momento no original alguém pensou "Nossa!!! Esse jogo está incrível...mas nossa como eu queria que tivesse uma mecânica que fizesse esse jogo ridiculamente fácil e não tivesse motivo pra estar no jogo..." Porque as teurgias são literalmente só isso, uma mecânica que só serve pra fazer um jogo que já tava fácil ainda mais fácil, eu espero muito que a Atlus não bote esse tipo de mecânica em futuros Persona 1 ou 2 Remake (ainda mais no 2 onde já tem os ataque de fusão que quebra o jogo) porque não tem motivo pra adicionarem essas mecânicas nesses jogos e nem no 3 Remake, deixava isso no 5 Royal que já tava bom.
Eu espero que eu tenha deixado claro a minha opinião nesse remake, por ser o primeiro remake dessa escala que a atlus faz eu vou dar uma colher de chá pra eles e dizer que talvez só não estavam acostumados e vão melhorar no futuro pra não repetirem o que foi dito de ruim nessa review, eu gostei da minha experiência nesse jogo, mas que poderia ser melhor isso não da pra negar, essa primeira tentativa já foi boa, espero só melhoras daqui pra frente depois do 3 Reload em remakes (eu digo isso pra mim mesmo pra pensar que não vão errar no Peraona 2 Remake).
Eu vou repetir o que eu falei na review do Persona 3 FES, mas não importa qual versão de Persona 3 você pegar você vai ter uma puta experiência foda de um jogo que eu acho que todos devem jogar pelo menos uma vez na vida, mas se eu tivesse que pegar uma versão pra chamar de minha favorita, essa versão ainda seria o FES.

Minha maior surpresa com esse jogo foi que ele REALMENTE funciona e dá pra fazer combo com ele.
Melhor jogo que joguei da minha vida ansioso pra Kandidatos Kart

Uma experiência curta mas mesmo assim incrível, amo os jogos da Angela he e esse não me decepcionou nem um pouco, recomendo demais esse jogo pra qualquer um, história emocionante e incrível

Um jogo com falhas, sem dúvidas, mas ainda sim um puta jogo 2D do sonic que eu recomendo pra qualquer fã.

Desde o começo com a primeira cutscene até o último dia do jogo com memories of you tocando esse jogo não parou de me impressionar, a história tem um pacing incrível, em nenhum momento eu achei que a história tava se arrastando ou botando coisa desnecessária no meio, tudo que acontece nela tem um significado, e os personagens principais dessa história, a SEES, não decepciona, todos têm um desenvolvimento incrível ao decorrer da história, é uma pena eu não poder dizer os momentos que eu mais gostei de cada personagem por ser spoilers mas confia em mim, eles são um dos personagens mais bem escritos de Persona.
Ainda em personagens eu quero falar de um pequeno problema que eu tive com o jogo; a STREGA, não os personagens em si, mas a falta deles, o conceito de um grupo de usuários de persona inimigos é simplesmente foda mas o jeito que eles foram utilizados nesse jogo foi meio merda, o desenvolvimento do Takaya e do Jin é basicamente inexistente, eles aparecem e somem em tipo 10 minutos no jogo e não ajuda que eles só aparecem umas 4 vezes basicamente, felizmente tudo indica que o Reload vai arrumar isso, mas que eles foram mal utilizados no original foram.
Já partindo pra parte da gameplay eu achei ela muito boa, não nível Persona 5, mas muito boa, explorar o tartarus eu achei muito foda com o ambiente e a música mudando e escalando respectivamente com cada bloco que você explora, o combate é muito bom, o split de ataques físicos ajuda muito em um problema que persona 4 tem que é a escassez de tipos de ataque que o jogo tem (só olhas no moveset dos party member que entram mais pra frente no jogo os cara tava desesperado), ainda na gameplay eu quero falar sobre a parte ruim dela, esse negócio de por exemplo tu usar um magaru e tu acertar a fraqueza de todos os inimigos menos 1 que não tem a fraqueza pode te ajudar? Pode, mas já teve muitas mais vezes que eu já me fudi por isso do que eu me beneficiei, já nas fusões você não poder escolher as skills manualmente é uma merda e te impede de te poder fazer uma skillset que nem você planejava (perder 1 turno por ter que se levantar depois de tomar critico/fraqueza é meio ruim também mas eu pessoalmente nunca tive tanta dificuldade com isso).

Persona 3 em geral é um jogo incrível que todos deviam jogar pelo menos uma vez na vida, ele tem a melhor mensagem de todos os Personas já lançados e com o Reload talvez vire o melhor Persona ponto.
Se já não ficou óbvio eu recomendo demais jogar essa maravilha, seja jogar agora o FES ou esperar o Reload lançar, você vai jogar um dos jogos mais fodas já feito.

"You can close your eyes. I'll always remain here by your side..."

Cara eu tentei, tentei muito, mas caralho que jogo sem sal pqp, não tem nada nele que seja novo ou que seja inovador pra quem já jogou outros jogos de plataforma, esse jogo deve ser bom pra quem vai jogar com amigos ou que jogou na infância mas pra alguém que nunca jogou NSMB Wii eu simplesmente não tive o saco de jogar esse jogo até o fim.

Esse jogo fez o impossivel; um spin off de persona 5 que você REALMENTE pode gostar e dizer que é bom.
Não vou mentir, o começo desse jogo é MUITO CHATO, tanto que teve 2 vezes que eu tive que salvar e sair do jogo pra dormir, mas tu chega na metade do segundo reino e esse jogo te PEGA e enfia uma PIROCA de 45 CENTÍMETROS DE HISTÓRIA e tu fica cada minuto mais e mais interessado nela e com vontade de ver a conclusão, eu não posso citar nenhum momento porque meus momentos favoritos são spoiler, mas confia em mim, essa porra vale a pena.
Falando em história, nela tem dois personagens em específico que eu quero falar; Erina (Elle) e Toshiro, eu comecei esse jogo esperando nada deles e saí mais que surpreendido, a lore deles, a personalidade e tudo que eles passam na história foi lindo de se ver e eles quase viraram meus personagens de spin off favoritos (O Shō e a Labrys existem o que vocês queriam que eu fizesse) e se o behind the voice actors ta certo e esse é o primeiro trabalho profissional deles eles fizeram mais que um bom trabalho, teve poucas vezes que dava pra perceber que eles nao tao no ramo a muito tempo mas todos essas poucas vezes são completamente invalidadas pelas várias e várias vezes que deu pra ver que os dubladores tavam dando tudo de si pra que as emoções dos personagens podiam ser vistas (e conseguiram todas as vezes que tentaram)
Já na parte da gameplay...é complicado, o combate é simples até demais, na maioria das missões você só faz o mesmo skill, arma, triple threat, skill, arma, triple threat... e a simplicidade se extende ate nos personagens jogaveis, basicamente todos eles sao a mesma coisa, só muda o quão longe eles podem andar por turno, não ajuda também que agora todos os personagens podem usar 2 personas cada, que adicionam mais vida/SP além de skills de todos os tipos, porém ao mesmo tempo que isso faz o jogo muito simples e tu pode escolher qualquer phantom thief sem se preocupar...tu pode escolher qualquer phantom thief sem se preocupar, então tu pode ir com teus personagens favoritos sem medo que pra mim pelo menos foi um + já que eu gosto pkrl da Haru.
Em conclusão, Persona 5 Tactica é um dos MELHORES spin off de persona que tu pode jogar (isso de vem de um cara que se tirar os Q jogou todos os spin offs), eu recomendo qualquer fã de persona pelo menos experimentar esse jogo (mesmo se você tiver cansado e saturado de Persona 5, tu ainda pode curtir o jogo já que eu gostei dele), ele tem uma história foda, personagens fodas e um tempo bem curtinho (por padrões de persona), tu pode zerar em 25-30h só.
Se você quer a paz conquiste você mesmo

Arte linda, OST linda, Presidente linda, tem tudo pra ser um puta jogo foda, mas vem o RNG e ferra TUDO, graças a ele o jogo inteiro é 8/80, esse jogo se beneficiaria muito se tivesse fases feitas por pessoas msm e não pelo computador.
Porém esse jogo continua sendo um jogo foda que recomendo todo mundo pelo menos testar
Gemaplys me come

O TANTO que a história desse jogo evoluiu comparado ao seu antecessor chega a ser ridículo, eu comecei a história não esperando muita coisa por causa do Arena mas desde o capítulo 1 o ultimax me prendeu na história e me fez querer ver ela até o fim, o P-1 agora ser no mundo real? O pessoal da Shadow Operatives sendo capturado? A dark hour aparecer denovo? A YUKARI TA NA HISTORIA? Esse era o tipo de coisa que em nenhum momento o Arena teve, tipo de coisa que te faz querer ficar vendo tudo que a história tem pra oferecer do começo até o fim, outro exemplo desse tipo de coisa é todo o personagem do Sho, o desenvolvimento que ele tem, a história dele, tudo que ele teve que passar foi incrível de se ver e no final da história ele virou um dos meus personagens favoritos da franquia.
Eu recomendo DEMAIS essa duologia do Arena mesmo se você não gostar de jogos de luta, ver mais do cast de P3 e P4, ver esses novos personagens e as histórias deles foi muito legal que eu recomendo pra qualquer fã de persona.
CADE A PORRA DO PERSONA 5 ARENA COM PERSONAGEM DE PERSONA 1 E 2 ATLUS

Modo história...ok...
Em si ele é legal até, mas o jeito que a atlus escolheu pra contar ele foi o pior jeito que ela poderia ter escolhido, cada personagem ter sua própria versão em que ele/ela vence o torneio é legal, mas depois da terceira versão em que não tem quase nada de mudança com as mesmas cutscenes numa história que é legal no máximo você começa a perder a vontade de continuar lendo tudo, esse modo história se beneficiaria MUITO se fosse contado que nem P4AU/P4D (mesmo provavelmente tendo um vencedor cannon) mas o jogo lançou antes desses 2 então não vou reclamar tanto.
Agora um personagem que teve um modo história FODA foi a Labrys, todo o desenvolvimento que ela teve nele, o que ela teve que passar, o por que o torneio é do jeito que ele é, tudo foi muito foda e sem dúvidas a melhor história do jogo.
No geral é um modo história legal de se experienciar e ver mais do cast de P4/P3, porém bote em mente as falhas desse jogo pra não se decepcionar tanto.

A atlus não se esforçou pra fazer um jogo bom e eu não vou me esforçar pra fazer uma review boa