É humanamente possível ''avaliar'' Shadow of the Colossus? Eu acredito que não seja algo que dê pra colocar em palavras e simplesmente atribuir uma simples nota ao jogo, então não vou fazer uma review avaliando os ''pontos positivos e negativos'' do mesmo, vou só tagarelar e falar sobre esse jogo que eu amo tanto, então se quiser ver um maluco pelo jogo falar um monte de coisa é só continuar lendo. Um amigo iniciou o remake do PS4 e veio conversar comigo sobre, pois sabe que eu sou doente pelo jogo, então naturalmente eu fiquei com saudade e comecei a ver alguns vídeos sobre SOTC pra matar a saudade, especialmente os sobre os mistérios e colossos excluídos do jogo, algo que me fascina de maneira inexplicável. Eu era um dos que procurava pelos segredos do jogo andando pelo mapa, coisas como o infâme 17° colosso (que claro que não existe), ou tentar fazer o inexistente final alternativo que ninguém nem sabe de onde surgiu a ideia inicialmente, ou simplesmente andar pelas misteriosas Forbidden Lands e imaginar como era aquele mundo antes, que é um dos mundos mais incríveis e fascinantes que já vi em qualquer jogo, mesmo que seja ''vazio''. Eu lia blogs diariamente sobre o jogo pra ver se tinham encontrado alguma coisa de novo, seja alguma novidade em relação ao ''mistério'', ou se acharam algum arquivo levando a algum colosso excluído, ou arena, algum vídeo, alguma demo antiga que vai ter o breakthrough que precisavamos, mas sinceramernte, podia ser qualquer coisa que pudesse me atiçar a ler mais e mais sobre o jogo. Naquela época vários pré-adolescentes, (ou só eu) sempre buscava algum jogo que tinha algum gameplay avassalador, posso citar de exemplo Resident Evil 4, GTA SA ou GOW, mas Shadow não se trata apenas de gameplay, então com isso em mente o efeito que ele teve em mim pra eu começar a fazer todas essas coisas é algo simplesmente absurdo e eu não consigo bem explicar, parece que o jogo te enfeitiça apartir do momento que você olha pra capa. O negócio tava tão ''feio'' que em certo ponto eu ficava plena aula de artes desenhando meus próprios colossos no caderno de desenhos junto com suas respectivas estratégias que eu inventava e ficava imaginando, eu sou um completo terror quando se trata de desenhar, mas isso não me impedia de fazer isso. Eu nunca fiz algo do tipo seja antes ou depois, isso só prova o impacto absurdo que esse jogo teve na minha vida, de tocar o terror no GTA pra imaginar coisas em um mundo fictício é algo completamente absurdo quando paro pra pensar nessa metamorfose que tive naquela época, só prova o quanto o jogo é cativante.

Pois bem, é óbvio que eu fui rejogar depois de ficar nos últimos dias consumindo conteúdo sobre o jogo, algo que claramente não era o suficiente pra matar a saudade. Eu já o tinha no meu pen drive conveninentemente e meu PS2 sempre fica instalado. Ainda tenho os meus memory cards com todos os meus saves da época do PS2, e claro que todos do SOTC ainda estão lá. Shadow tem NG+, e nos save files ta marcado quantas vezes você zerou o jogo, divido em 6 slots que estão marcando 8 vezes zeradas no normal e 4 no hard, agora com a nova zerada são 13, acho que eles sabem que o jogo enfeitiça já que não tinha necessidade de marcar isso, mas quem sou eu pra reclamar? Não teve jeito, esse jogo ainda consegue me surpreender e me arrepiar da mesma forma de quando foi a primeira vez que o joguei, tudo é fascinante, a intro, o primeiro momento que você assume o controle, a atmosfera, a antecipação do que está por vir, o sneak peek na arena do colosso e finalmente, a cutscene revelando o mesmo é algo que ainda consegue me deixar maluco mesmo já sabendo como cada um deles são ou tudo que está por vir. Dessa vez percebi alguns detalhes impressionantes que não tinha percebido antes, como a Agro se sujar de areia durante a luta com o Phalanx ou o jogo ter algumas transições suaves de cutscene pra gameplay. Sobre a narrativa minimalista de SOTC eu consigo apreciar ainda mais depois dessa rejogada com mais atenção nas nuances, Wander tem menos falas que o Boss no Phantom Pain, que tem miseros 4 minutos de fala no total, Wander não deve ter 2 e isso contando todos os grunhidos, mas como que mesmo assim ainda conseguimos nos conectar ao personagem? Mal sabemos quem ele é ou de onde o mesmo veio mas mesmo assim torcemos pelo cara enquanto ele assassina criaturas possivelmente inocentes, álias, não sabemos sobre absolutamente nada, o que diabos aconteceu nas Forbidden Lands? O que exatamente são os colossus? Quem diabos é a Mono? Que treta rolou entre Dormin e os Xamãs? Não sabemos nada, mas precisamos mesmo da resposta e ter a chance de tudo perder a magia? Talvez sim, talvez não, mas uma coisa que já disse pros meus amigos é que se algum dia Shadow of the Colossus tiver uma sequência, eu viro sonysta nunca critiquei num piscar de olhos. Mesmo com tudo isso, sinto que tem ainda tem algo naquelas terras que ainda falta ser descoberto, mas só saberemos isso se alguém conseguir hackear o cérebro do Fumito Ueda para nos dar a resposta. Uma obra de arte em forma de jogo, não existe algum jogo igual e acho que nunca existirá.

Reviewed on Jan 16, 2023


17 Comments


1 year ago

Surreal mano! Deve ser diferente, mas comigo aconteceu algo similar. Quando mais novo, eu jogava em um site chamado Friv, e acabei entrando em um jogo chamado Sky Serpents. Em resumo, é um joguinho de um vikingzinho que mata umas serpentes no céu. E eu ficava desenhando minhas próprias serpentes numa folha, eu desenhava tipo: Serpente do nível 1000. E ia desenhando na casa da minha vó ahhahaah. Tenho saudades desse joguinho, não é lá essas coisas, mas senti uma familiaridade quando você citou sobre desenhar os colossos, senti na pele ao ler isso, de verdade! Bom texto, amigo.

1 year ago

@GaiBrusX, Obrigado amigo, desenhar é algo que quando se é novo qualquer coisa pode servir de inspiração, ainda mais algo que você esteja gostando. Com o Shadow eu sempre ficava desenhando minhas ideias de colossos, mas pena que é literalmente a última lembrança de desenhos que eu tenho já que nunca mais toquei num lápis pra isso infelizmente.

Coincidentemente tem um colosso que é uma serpente voadora no jogo, inclusive é uma das batalhas mais incríveis.

1 year ago

Cara eu também sou bem aprofundado na comunidade de SOTC e ficava pesquisando coisa pkrl principalmente se tratando dos colossus e detalhes excluídos, e ir atrás de entender todas as idéias descartadas, ver entrevistas do Fumito Ueda, artbook e o krl. E é absurdo como um jogo consegue instigar tantas pessoas dessa maneira, acho que a própria maneira como o jogo funciona é a chave fundamental nesse processo de nos cativar, como tu mesmo falou aí, ele levanta várias perguntas, mas deixar a cargo do jogador interpretar e entender esse mundo, detalhes que parecem besteira nos contam a história, como por exemplo a atenção em fazer as animações do Wander parecerem todas desengonçadas "O que esse cara que mal sabe manejar uma espada está fazendo com essa fucking espada sagrada?" O que nos leva a pensar que ele provavelmente a roubou. Porra, e se em pequenas coisas ele nos induz a procurar respostas, imagine no macro desse mundo absurdo. Não acho que vá ter uma sequência, até por que eu duvido muito que o Fumito Ueda aceitaria fazer, mas continuo sonhando em jogar The Last Guardian e seja lá qual for o próximo jogo que essa lenda que HACKEOU a vida e simplesmente fez o jogo perfeito(SÉRIO COMO PODE?? ATÉ HJ NÃO TEM UM JOGO QUE CHEGA PERTO DE TRANSMITIR ALGO PARECIDO).

1 year ago

@Vitan, é inexplicável como SOTC consegue instigar todo jogador dessa forma hipnotizante, do mais novo ao mais velho. Qualquer mínimo detalhe já é algo que o jogador vai tentar descobrir qualquer resposta que seja, e como você disse, levando em conta o escopo do mundão então... Cara eu daria um rim pra poder enfrentar o Adar Flam ou o Aberth, tomara que algum disco anterior a demo da E3 apareça em algum momento, com alguma informação absurda, mas a esse ponto é só com intervenção divina. Esse detalhe do Wander desengonçado é genial, até quando ele apanha da pra perceber, quem nunca tomou soft-lock pros javalis de tanto que ele dorme após tomar porrada ? Parecia que ele perdia a coragem por alguns segundos e depois acordava literalmente lembrando do que estava ali pra fazer.

Também acho que nunca vai haver alguma sequência porque se duvidar, nem o próprio Ueda vai conseguir fazer algo nesse nível de novo, o life-hack só funciona uma vez. Preciso dar um jeito de jogar The Last Guardian também, mas sinto que não importa qual outro jogo eles façam, eu nunca vou esquecer SOTC.

1 year ago

Nossa, quando eu vi os colossos excluídos eu fiquei triste na hora kkkkkkk adoraria ter enfrentado eles
Acho que nenhum outro jogo vai fazer eu sentir o que senti com SOTC, esse jogo é absurdo

1 year ago

@gleicy, eu acho que seria melhor se eles não tivessem mostrado aquelas fotos dos colossos removidos no art-book porque só faz a gente sofrer imaginando kkk. Ninguém consegue explicar SOTC, tô pra achar até hoje alguém que jogou e não tenha no minímo curtido, porque de resto todo mundo cai no feitiço.

1 year ago

Colossus é possivelmente meu jogo favorito do PS2, e olha que o PS2 com certeza é top 3 videogames que já joguei. Não sei se quero uma continuação. Por mais que deixe muito pro jogador interpretar e imaginar, Colossus é um jogo bem completinho com começo, meio e fim. Sei lá, dá medo de um 2 ser ruim e quebrar a magia. =P

Aguarde mensagem minha sobre como desbloquear o PS2 pros jogos rodarem direto do pendrive. 👀 O meu é desbloqueado e acho que ele não faz isso, e o canhão dele já tá bem fodido.

1 year ago

@CDX, também acho exatamente isso, a chance de perder a magia é alta, mas é bem óbvio que nunca vai ter uma sequência e todos seremos viúvas do jogo pra sempre. Talvez isso seja o melhor pois como tudo que eu falei, Shadow te atrai de volta como um imã. Vai se tornar uma tradição minha zerar ele todo ano daqui pra frente, ao menos uma vez.

Cara, eu não tenho certeza se o OPL funciona com PS2 que tenha o canhão desgastado ou não funcionando, mas acredito que funcione se ao menos conseguir abrir o navegador do console e o menu do destravamento, pois o Pen Drive que vai estar lendo o jogo, não o canhão, mas falo puramente especulando, sem garantias.

1 year ago

Review pequena em!

1 year ago

@orDepper, eu avisei que iria tagarelar kkk e isso que queria falar ainda mais, quando começo a falar de SOTC não paro mais.

1 year ago

"se algum dia Shadow of the Colossus tiver uma sequência, eu viro sonysta nunca critiquei num piscar de olhos"

The Last Guardian: "Am I a joke to you?"

1 year ago

@orDepper Nem achei tão grande assim, eu costumo escrever maiores. 👀

1 year ago

@lpslucasps, ai você me quebra kkk, mas ainda quero joga-lo, só não drasticamente a ponto de fazer isso.

@CDX, isso foi uma ameaça ou um desafio...? Espera algum jogo me emocionar de novo pra você ver.

1 year ago

@Hunyoshi Vai lá jogar Outer Wilds ou Talos Principle que aí a gente conversa. 👀

1 year ago

Sua melhor review! Amei! Tudo nesse jogo é perfeito, desde a atmosfera até os combates contra os colossos. Coincidentemente eu também gostava de desenhar os colossos e inventar meus próprios colossos num caderninho específico de desenho.

1 year ago

eu fazia exatamente isso de desenhar colosso e anotar estrategia no caderno tbm kkkkk. textao ficou pika

1 year ago

@Amandinha e @EnelFlamengo, valeu <3

Bom saber que eu não sou o único que ficava desenhando os próprios colossos.