172 reviews liked by Sandht


Chasm

2018

A game I backed on Kickstarter, so I probably came into it with my expectations set too high. Great pixel art style, but poor controls and lackluster dungeon design made it boring to play.

Já tinham me dito antes que a partir do 4, que é onde a 343 ficou resposavel pela franquia, acabava não valendo muito a pena, ainda assim eu pensei que seria um jogo pelo menos divertido mesmo que a trama fosse ruim.
... Nem isso conseguiu...
A trama é pior do que eu imaginei e a gameplay é chata, cansativa, com desafios mal feitos e mesmo as coisas mais legais, como uma leva nova de inimigos consegue ser um saco quando eles são um nojo de se enfrentar.
Fora a questão do Master Chief e a Cortana que... nossa, como avacalharam com os dois...

A continuação mais desnecessária que eu já vi. Os novos personagens tem a profundidade de um meio fio pro asfalto, o combate é monótono e entediante e a narrativa é tão repetitiva que faz a ideia dos palaces ficar genérica pra própria série de jogos.

Não comprem essa porcaria, é apenas um esquema da ATLUS pra ganhar dinheiro fácil.

Un remake es todo lo que necesita este juego para brillar, genuinamente bello, con personajes interesantes que se ven limitados por la corta duración del juego. Muy infravalorado, no lo recomiendo porque la neta juego castroso, pero tiene una historia que, en mi opinión, es más bonita que la del tercer juego.

favorite game of all time dont listen what those other guys say i love you so much babe <3

Jogasso. Por mais que eu tenha passado um perrengue ridículo, já que o jogo tem uma dificuldade bem fdp, ele é muito foda. O Dante em si é um personagem carismático, a quantidade de combos e golpes que dá pra fazer desde o primeiro jogo é imensa, podendo combar os inimigos absurdamente, o que dá mais pontos, que acumulados dão uma boa quantidade de orbes vermelhos no fim de cada fase. Orbes vermelhos são a moeda do jogo, tendo suas variações, com os amarelos sendo orbes que te garantem vida extra caso morra, orbes azuis sendo úteis pra desbloquear uma parada que eu esqueci, acho que era mais um slot de devil trigger, algo assim, fodase... e por aí vai. Tu pode comprar com os orbes vermelhos desde combos novos, inclusive ataques novos pra cada arma em específico, até itens de cura, vida extra e por aí vai. Tem como conseguir orbes vermelhos só matando os inimigos ou também completando alguns desafios espalhados por cada fase, não encontrei muitos mas eu tlg que tem.

O Devil Trigger é uma das habilidades do Dante. Em resumo, faz com que o Dante fique ridiculamente mais forte e resistente, conseguindo tankar dano pra caraio de inimigos e matar eles com muito mais facilidade. A fita é que o Devil Trigger é a parada mais pica do jogo todo, juro. De todas as habilidades que tu consegue durante o game o DT é o mais pá. Ele é absurdo contra inimigos insuportáveis, que tem de monte no jogo, desde a bosses filhas da puta que te matam muito rápido com poucos hits. A melhor coisa do DT é que ele é muito rápido pra encher de novo, o que significa que tu pode usar ele várias e várias vezes sem se preocupar muito. Não significa que você vai ficar invensível pra sempre ou algo assim, porque mesmo usando o DT você ainda pode morrer, mas ele é uma mão na roda enorme pra tankar a dificuldade do jogo, que é enorme. Esse primeiro DMC é difícil pra caralho irmão, pprt, os inimigos (mais pra frente principalmente) são muito chatos, às vezes vindo em bando pra cima de ti e principalmente dando um dano do caralho e demorando pra morrer, ainda mais os bosses que são muito apelões, o que vai render muito sofrimento, já que se tu morre, independente da onde você tá na fase, você vai ter que reiniciar ela. Não existem checkpoints. Isso é muito desgraçado, principalmente quando você tá no fim da fase e nela tem uma boss fight, com você todo fodido, sem vida, acabado porque enfrentou inimigos chatões, tendo que lidar com um boss fdp. Eu lembro de ficar irritadíssimo com isso.

Os bosses se repetem 3 vezes, com a terceira sendo a última vez que você enfrenta eles. Os bosses consistem em uma aranha gigante feita de lava, um falcão gigante pau no cu, uma versão maligna do Dante que se transforma em um cavaleiro bizonho (que mais pra frente a gente descobre quem realmente essa versão é), uma máquina estranha hi-tech medonha que atira lasers (???) e por fim, o chefão final, Mundus. TODOS os chefes são difíceis, sem excessão, mas a melhor parte de enfrentar coisas difíceis é a sensação de satisfação depois de conseguir superar elas, e é exatamente isso que esse jogo proporciona (mesmo que eu preferisse não sentir essa sensação, já que ela vem com um bocado de dor, sofrimento e pensamentos suicidas).

A soundtrack é foda pra caraio, todos os bosses tem músicas bem daoras, e a dublagem do Dante em específico é de longe a melhor de todas. Ele é muito carismático, passa uma vibe de molecão, mesmo já sendo um adulto... pelo menos nesse jogo ele é.

A história é, em resumo: Dante descobre que um menor chamado Mundus quer comer o cu de geral, e essa informação veio de uma mina que invadiu a casa do Dante de moto quebrando tudo (era uma moto? eu nem me lembro pqp) sem mais nem menos. Depois dos dois se socarem um pouco eles se juntam pra derrotar o menor mamão e salvar o mundo, mas pra isso o Dante precisa ir pra um castelo em uma ilha lá no cu do mundo, pra acabar com o Mundus. Chegando lá ele percebe que tá fudido porque tá cheio de bicho nessa desgraça de ilha enorme e tem que fazer um monte de parada e descer o pau em um monte de bicho. Gostei da história, achei divertida.

As armas que a gente tem são variadas, a gente começa com a espada que o Dante herdou do pai dele, o lendário spartacus, pera é sparta o nome dele eu errei foi mal. Depois ele pega outra espada que eu nem vou tentar lembrar o nome mas ela solta raios e é muito foda. Depois ele pega uma espada enorme gigantesca que eu também não lembro o nome, mas era do pai dele também e é daorona. A gente também pode usar armas de fogo, como as ebony e ivory que são as pistolas do Dante, ou a shotgun serrada, muito potente e (ao meu ver) muito melhor que as pistolas). Ah e podemos usar luvas de fogo também. Elas são daoras.

Enfim jogo muito foda, genuinamente curti embora tenha tido partes extremamente frustrantes e não seja muito intuitivo, eu gostei bastante e acho que vale a pena a experiência. Recomendo. Agora é partir pro 2 o que eu acho que vai ser doloroso pq se não me engano ele é um lixo

One of the greatest games I've ever played. Thank you for everything, Shigesato Itoi, Nobuyuki Inoue, Satoru Iwata and everyone who worked on this work of art, known as Mother 3

Só tenho uma coisa a dizer, esse jogo é SUBESTIMADO.
Jogue!