6 reviews liked by ShimiraXelo


Envelheceu igual vinho, absurdo pensar que esse game é de 2001. Como o game foi moldado a partir da saga "Resident Evil" são nítidas as semelhanças entre os jogos, principalmente no sistema de câmera (o que acaba sendo um lado positivo e negativo ao mesmo tempo).
O jogo é frenético a todo momento, a trilha sonora com musicas rápidas casa perfeitamente. A história é extremamente boa, os chefes são desafiadores (o último boss chega a ser absurdo de difícil) e o protagonista é bem moldado, tendo uma história interessante. Um dos jogos mais difíceis que zerei.

Como um VIDEOJOGO é um ótimo FILME ANTIGO JAPONES.

A estética do game é uma das coisas mais lindas que já vi. Ele é todo em preto e branco além de ter um efeito película na tela, que simula aqueles “granulados” de filmes antigos. A falta de cor dá destaque aos efeitos de iluminação e de clima (como chuva e ventos) que funcionam muito bem, porém os personagens sofrem com poucos detalhes.

O combate do jogo é simples: Você tem uma katana e enfrenta levas de inimigos durantes as fases até chegar no chefão final (Além disso tem armas que podem ser usadas a distancia como arco e flecha por exemplo).
Nas batalhas você precisa de concentração para se defender dos combos dos inimigos e infelizmente tudo se resume a isso. Todos os inimigos comuns podem ser derrotados com ataques simples, o que não incentiva o jogador a tentar estratégias diferentes ou aprender todos os combos que o jogo tem (De fato o maior desafio nos combates é no chefe de cada fase, tirando ele é tudo muito fácil demais).

A historinha do jogo convence, pois se encaixa bem no mundo que o jogo constrói. Além disso o jogo conta com 3 finais diferentes que é moldado por escolhas (Mas são escolhas super obvias tipo "sacrificar minha vida" ou "viver um amor").

Trek to Yomi é um jogo que parece se preocupar demais na narrativa e acaba sacrificando alguns elementos de gameplay que poderiam ser melhores aproveitados.

PRÓS:
- Estética única.

CONTRAS:
- Gameplay muito repetitivo.
- Puzzles simples demais.

Resident Evil 4 foi o jogo que mais joguei em toda a minha vida desde que o conheci por volta de 2007, minhas lembranças são bem claras o quanto eu estava vidrado na frente de uma tv de tubo e afirmando para mim mesmo que esse era o maior jogo e melhor jogo que eu já podia ter jogado e que nada e nem nenhum jogo iria superar o quão bom ele era. Após isso mesmo sendo fã da saga e tendo meus favoritos até então o RE1 e o Code Veronica, o 4 logo se tornou o meu RE e meu jogo "queridinho" e cresci jogando muito mais o RE4 do que qualquer outro RE.

RE4 foi muito importante em minha vida em modo geral, criei laços de amizades lá em 2007 que levo para minha vida até hoje, e sempre que me via em uma situação onde eu queria descontrair era justamente RE4 que eu jogava.

Mesmo hoje em dia eu tendo uma percepção e claro conhecendo que sim o jogo tem problemas como qualquer outro, ou em como ele mudou a fórmula da saga e dividiu o antes e depois ou até as partes super exageradas e a galhofa presente desde o primeiro, eu não conseguia deixar de amar esse jogo e nem é uma questão só de nostalgia, e sim porque é um jogo absurdo! não é atoa que moldou muito do cenário dos games pós Resident Evil 4.

E aí em 2023 eu me deparo em um momento onde eu não estou tanto feliz com a saga desde o Resident Evil 3 e o Village... E surge o Remake do jogo que eu não estava tão confiante e para a minha surpresa esse jogo é um masterpiece que superou muito do original com folga.
Eu fiquei pasmo enquanto revisitava o Pueblo o Castelo e a Ilha o quanto esse jogo foi fiel e novo ao mesmo tempo! Eles mudaram várias sequências e alteraram as ordens de alguns acontecimentos que foram quebrando minhas expectativas desde o começo!

Ficou realmente incrível o tom que eles mantiveram nesse remake e a discussão se RE4 é ou não um Survival Horror o Remake deixou claro, É SIM UM SURVIVOR HORROR! A atmosfera elaborada e a tensão em alguns momentos ficaram no ponto ideal entre a ação e o horror, rapidamente eu me senti lá em 2007 só que agora sentindo o jogo ainda mais intensamente.

a Lore e narrativa ganharam um peso maior, aonde eles removeram o que não era bom e mantiveram o que dava certo, tudo ficou bem mais desenvolvido e elaborado resultado que tornou a lore mais palpável e envolvente de acompanhar. O trabalho de personagens também foi algo que ficou excelente! Agora tem muito mais tempo de tela e background para todos eles principalmente o Luis e o Krauser. Existem várias trocas de diálogos interessantes e cativantes que criou uma química absurda que sinceramente no original não havia. Em 2023 eu me vejo achando a Ashley uma personagem carismática e bem construída pode isso?! E o que dizer do Leon? Seus traumas o deixaram mais sério e fechado porém aquele Leon com um humor seco em situações tensas ainda vive e no geral ficou bem dosado e que na minha opinião essa é a melhor versão do personagem. A história do jogo continua cheia de clichês e com algumas galhofas também, mas tudo deixando a experiência mais pés no chão.

O combate ficou maravilhoso com um peso bacana nos personagens e inimigos e o novo sistema de luta com a faca funciona muito bem, o encontro com os inimigos e chefes estão ainda mais memoráveis, conseguiram melhorar a trilha sonora, expandiram os mapas permitindo mais exploração tornando as coisa um tanto menos linear.. e todas essas melhorias e adições vieram sem perder a essência do jogo original.
Não posso negar que um certo inimigo clássico não estando no jogo me deixou desapontado porém em contraponto esse jogo adicionou bem mais que subtraiu e outra questão foi a ausência do modo Separate Ways que sendo bem sincero creio que virá por DLC. (infelizmente essa é a industria atual)

Esse Remake de modo algum é tratado como um pedido de desculpas pelo Resident Evil 3, na verdade ele é o que todo e qualquer Remake deveria ser, uma verdadeira carta de amor aos fãs!

Um ótimo jogo pra passar um tempo, definitivamente vale a pena cada tempo gasto nele

I know a lot of people just give up on this game, or just stop playing it after the most common ending. But, there's so much to this game. Literally all the endings are so greatly done. And the gameplay is such a unique one that despite doing all the endings, I still play it from time to time. Honestly, this has become my fav game so far. Definitely Recommended.