Fez minha infância, é muito confortável e softzinho.

Conheci esse jogo pois uma vez meu querido amigo Felipe mandou diversos áudios bêbado dizendo "VOCÊ PRECISA JOGAR ISSO, FOI FEITO PRA VOCÊ". Dito e feito, foi feito pra mim.

Fiquei pensando... quem foi o MALUCO que fez uns diálogos nesse nível? Sem caô, tem influência kantiana, hegeliana, kafkaniana, marxista... é um jogo que foge MUITO de tudo que ja joguei nesse gênero, sabe aqueles diálogos que você tem que reler pra apreciar o tão bom que é? Esse jogo me deu a sensação de que eu deveria fazer isso em TODO parágrafo, uma das melhores histórias e desenvolvimento de personagem que ja vi na vida... recomendo muito.

Apesar de tudo, ainda é você

Não é só um joguinho 2D, é uma lição de moral daquelas, não tenho nem muito o que falar, consegue unir uma gameplay muito divertida à uma construção de diálogos absurdos de bons; comédia, redenção, profundidade e etc.

O melhor jogo que a Rockstar ousou desenvolver, chega a ser CRIMINOSO o nível de detalhes desse game, é algo surreal e garanto ser único. A história é TÃO pé no chão e ao mesmo tempo tão surpreendente... que experiência incrível, eu sabia que era um jogo bom, "hypado" e tudo mais... mas não esperava algo tão legal de jogar.

Sabe aquele comentário padrão sobre esse game, de que é um "simulador de andar" ou coisa do tipo? O jogo não foge disso, é verdade. A gameplay é bem repetitiva e até "limitada", mas esse game está longe de ser apenas sobre isso, ele é uma viagem interna, ele é sobre a vida e a morte, é sobre respirar fundo. Explico.

O Kojima não está aqui pra te entregar a gameplay mais inovadora do século, ele não quer te entregar algo que vai fazer sua mente explodir, não espere grandes plots, ele é como um jardineiro feliz em cultivar suas plantas exóticas e aqui esse jardim está exposto ao público.

O game vai na contramão da recompensa "rápida" ou da era de dopamina e impulsos artificiais que estamos vivendo, os jogos estão cada vez mais complexos e épicos, cheios de informações, esse jogo vai na contramão. Joguei durante diversas crises de ansiedade-depressão, ali eu estava imerso em um mundo vazio, vasto e enquanto eu andava para fazer as entregas ao som de uma trilha sonora fenomenal, eu pude, finalmente, respirar fundo. Então percebi que realmente não é um jogo que vai agradar a todos (e ainda bem!!! isso é normal!!!).

Ele me tocou pois eu precisava disso, precisava de uma experiência mais vasta, lenta e inspiradora. Um dos melhores jogos da minha vida, num momento muito especifico dela.

Uma das músicas mais lindas que ja vi de soundtrack (Low Roar - I'll Keep Coming):

Faintly I'll go, to take this head on (Fracamente eu vou, encarar de cabeça erguida)

É tudo tão artístico nesse game, o ambiente é realmente muito animador, é como estar em uma trilha numa aventura cheia de nostalgia e infantilidade no ar, o verde dos campos, os personagens cartunescos... um Zelda espetacular de bom.