O laboratório X-18 é provavelmente um dos momentos mais aterrorizantes que eu já joguei, é absolutamente assustador.
Eu amo a ambientação de todo o universo, o enredo envolvente, mas a gameplay mesmo que com muitos pontos positivo como na liberdade que o jogo da ao player e a jogabilidade fluida, eu acho que o jogo é um pouco punitivo de mais em algumas partes. (passei um sufoco medonho em algumas partes.)
Mesmo com isso o jogo é excelente, penso em revisita-lo posteriormente após jogar os outros da franquia.

um RPG que realmente faz jus a o Roleplay, infelizmente a indústria anda simplificando de mais esse gênero trazendo experiências lineares com pouco poder de escolha no desenrolar da trama, mas em Fallout New Vegas, nada é linear, tudo realmente te faz sentir no jogo, o mundo do jogo é tão vivo e imersivo que realmente faz você se importar em como você vai agir naquele mundo, além do roteiro sempre da escolhas ao jogador que fazem muita diferença na trama, nenhuma das escolhas são binarias e fazem o jogador pensar qual é a melhor decisão a ser feita.

A forma como o jogo te faz se importar com suas decisões é trazendo em pauta as consequências delas por meio das facções, que tem suas próprias ideologias e filosofias fazendo o jogador pensar qual delas ele mais se identifica e qual fara de Mojave um lugar melhor.

Definitivamente meu FPS favorito, toda a temática politica que explora uma sociedade objetivista foi muito bem debatida de maneira que é extremamente realista, um mundo totalmente egoísta é um mundo hipócrita, a empatia é a base da vida humana sem ela nos viramos pessoas iguais aos Splicers, pessoas completamente deterioradas além da gameplay ser um primor, podem ate discutir sobre a dissonância ludo narrativa envolvendo a mecânica das Little Sisters que é realmente um ponto negativo porem não tira toda a genialidade do jogo um, definitivamente dos roteiros mais bem escritos dos vídeo games.

melhor jogo já feito. (sou literalmente o godot)

Que jogo perfeito. Tudo nele é impecável mas as mecânicas e como você consegue moldar o Harry é o que mais me marca, somos todos iguais pois somos de uma mesma natureza imutável, o que te faz se destacar é a forma como você reage ao mundo externo ao nosso, o Harry é um exemplo em apenas um único personagem você pode ser bom, ruim, um gênio, um cara comum e inúmeras outras coisas, mas mesmo assim você continua sendo o Harry com seu passado e traumas, o que só mostra que não importa oque aconteça mas sim como nós interpretamos. Tem muitas outras discussões mas essa para mim foi a mais impactante e a mais bem transposta pelo jogo.

o enredo é do caralho, sobre o mundo aberto passa bastante a vibe de faroeste porem acho algumas missões um pouco repetitivas e o combate meio quebrado. Na parte do enredo não tem o que reclamar a temática da natureza humana, sobre ate onde chegamos para conseguir oque queremos é sensacional, só acho que poderia ser contado de uma maneira mais imersiva a gameplay não conversa diretamente com o enredo mas sim com o worldbuilding o que não é ruim só acho que um equilíbrio entre os dois faria o jogo ser melhor.