345 reviews liked by Druidam


A Cultura nerd precisa ser revisada.

É uma cultura que sequestra obras de arte em um culto egocentrico e excludente. Pessoas resgatam símbolos das obras para se identificarem e vão enaltecer aqeuelus que reconhecem esses símbolos, que conseguem ler as referências e se sentem superiores por conta disso, mais popularmente culturados.
Ready Player Fuck sequestra esses símbolos em uma sátira divertida, engraçada e que não se importa com propriedade intelectual. Usando esses símbolos para mostrar o quão tosco e sem noção é esse imaginário coletivo do nerd boomer, que adora essas imagens religiosamente.

Terrible. Go to point A and B, kill the same fucking enemies, do the same fucking puzzles, make ridiculous objectives to make it last as long as possible, still gets called a "masterpiece".

Releasing the same fucking game over and over apparently gets it appraised if it has "Sony" in it.

This game is literally a virus, what the fuck bro

A nota extremamente baixa se da pelo fato de que, problemas a parte, como mira bugada, loot extremamente ruim e mal balanceado e inventário e baús muito imitados para meu gosto pessoal, o meu save simplesmente sumiu. Sei que o jogo está em constante atualização, mas foi literalmente de um dia para o outro, nenhuma atualização aconteceu nesse período. Talvez em um futuro próximo eu de uma chance para o jogo.

Acho que a maior ofensa que há é falar que Wanted: Dead é uma homenagem à sexta/sétima geração de jogos. A razão? Nostalgia barata + nem fodendo que aqueles jogos eram tão inconsistentes como esse

esse jogo destruiu a minha vida

*Radiant dawn para RD, Path of radiance para PR, e fire emblem para FE.

Este é concerteza o mais ambicioso jogo de FE, não só isso ele é o título com a maior quantidade de quase tudo, texto, capítulos, personagens, resumindo esse jogo é enorme, entretando tamanho não é documento e ele comete graves falhas por ter essa mentalidade gigante e acaba esquecendo pequenos detalhes que faz com que esta experiência na franquia seja um tanto quanto excelente e amarga ao mesmo tempo.

-Narrativa e como ela afeta no equilíbrio do jogo

RD é uma continuação direta do PR, e ele faz bem isso, o expande e conta as pontas soltas de seu antecessor. Seu estilo de narrativa é baseado em vários pontos de vistas dos personagens, então você frequentemente troca de local e personagens e esses pontos constantemente vão se entrelaçando gerando tensão e um caos positivo, o que é um estilo que gosto muito. Também acho bacana como o jogo fez questão de colocar todos os personagens do PR nesse jogo (menos o largo kakakaka).

Grande parte da execução da história é boa, mas no meio dela tem um cancêr, que se chama: Blood contract, não vou spoilar, mas ele é um puta de um plot device horroroso, eles pegaram a medida mais preguiçosa possível pra mover a história para onde eles queriam.

.Narrativa X personagens
Esse estilo de narrativa acaba beneficiando alguns personagens e o contrário para outros, uma boa quantidade deles acabaram sendo jogados de escanteio e aparecem em uma pequena quantidade de capítulos (cof cof dawn brigade), fazendo ser difícil manter os personagens com um bom level para quando eles retornarem, gerando um frequente desbalanceamento entre units. RD também fez o crime de exterminar os supports, isso faz com que saibamos muito menos sobre os personagens introduzidos nesse jogo e se você jogou esse jogo antes do PR você vai saber quase nada dos que retornam, as bases conversations (info) ainda continuam pelo menos e vieram em uma maior quantidade pelo menos.

.Narrativa X dificuldade
O estilo da narrativa obviamente iria impactar negativamente nesse tópico, a troca de party somente tinha acontecido no Gaiden/Echoes, mas lá era só duas e você tinha o controle de quando prossegui com quem você quiser, aqui começa de boa, mas vai ficando bizarra com o decorrer: primeiro ato (uma party inteira até o fim), segundo (uma party inteira com algumas alterações ali e aqui até o final), no terceiro ato (primeira metade, nova army forte, diminuindo a dificuldade, com o decorrer você volta com a party do primeiro ato e ela tá bem underlevel, criando um puta spike de dificuldade, e depois vai alterando entre as duas até o final) e o quarto ato (onde tem um twist maneiro, de administração da party, mas depois vai pro final e você escolhe suas melhores e o resto do jogo é easy). Resumindo é uma zona, se tivesse um gráfico da dificuldade do jogo ia ser cheio de subidas e descidas e com poucos momentos de estabilidade, o jogo focou muito mais em progressão de história, fazendo com que a progressão da gameplay ficasse nada linear (algo cômico considerando que esse é um FE linear).

A...mas não acabou porque tem esse ponto de extrema importância que inclusive vou botar em maiúsculo pra todo mundo notar e não ter a experiência fudida por esse top 10 erros da história do mundo dos videojogos.

.MUDANÇA NO NOME DAS DIFICULDADES

Resumão, no japão é normal, hard e maniac, já aqui veio EASY, NORMAL E HARD, eu não estou zuando, se essa for sua primeira vez jogando o jogo, essa informação muda toda sua relação com o jogo, isso também foi um dos motivos do jogo ter recebido más notas de mídias ocidentais, dizendo que o jogo é muito difícil, ou seja se quiser ter sua primeira vez de boa, bota no easy que na verdade é o modo normal. Meio que existe uma razão para essa confusão, mas fds muito texto mlq, vai pesquisar ou me pergunta nos comments.

-Bem agora vou só tacar randoms pontos positivos e negativos sobre esse jogo.

Positivos:
.O jogo está bem mais rápido e os modelos e animações melhoraram bastante em comparação ao PR, literalmente concertou o maior problema dele, ou seja a gameplay desse jogo tá no ponto;
.Possui uma grande quantidade de diálogos bons ao enfrentar certas units com outras units;
.Poder transferir stats e bonds supports do PR pra esse jogo;
.MANO, ESPADA COM 2 RANGE NO COMEÇO BRRRRRRRR.

Negativos:
.O jogo bloqueia content que é desbloqueado na segunda jogatina POR NENHUM MOTIVO, um péssimo método de incentivar um fator replay, vai ver no youtube o que foi cortado que você ganha mais;
.O jogo tem dois scripts na versão japonesa, um padrão e um extended, o primeiro preso ao modo normal original e o outro para as outras dificuldades, dá pra adivinhar pelo nome as suas diferenças, a versão extendida possui uma linguagem mais formal e extendida, com uma ceninha aqui e ali novas ou que adicionam um novo contexto, provavelmente feito para diminuir a quantidade de diálogos para o jogador novato, ok, interessante, FDS versão ocidental só localizou o script padrão para todas as dificuldades haha, vai ser bem fds para alguns mas isso me enfurece um pouco;
.O fato de jogo ser gigante, também afeta o fator replay dele;
.Esse jogo é bem fácil no modo normal, até chegar o spike no meio do jogo (easy na versão americana KAKAKAKAKA);
.QUEM FOI O DESGRAÇADO QUE FODEU MINHA ASTRID!?

Leite dentro de um pacote de leite dentro de um paceto de loite