12 Reviews liked by Elriic


Veredito: Melhor do que eu dava crédito.

Ace Attorney 2 é exatamente o que parece: a continuação do mistério criminal de advogados. Tudo que eu falei do 1 vale aqui também: 4 casos, aventura gráfica, visual novel, etc etc etc. Mas este aqui é conhecido como o pior da trilogia original, e não é sem motivo. Todos os defeitos do jogo anterior voltam com tudo.

Lembra como muitas vezes você empacava num ponto que tinha várias soluções lógicas, mas o jogo só aceitava AQUELA ALI super específica? Como algumas vezes tu perdia o saco com isso e só passava na força bruta? Pois é, isso tá pior ainda. Lembra dos problemas de ritmo? Que o jogo te forçava a dar uma volta do caralho com umas coisas nada a ver (tomar no cu do roteiro me obrigando a desvendar o Monstro do Lago Ness) só pra avançar na história? Nesse sentido, o pior caso de toda a trilogia está aqui. A sexualização de uma médium adolescente incorporando uma morta gostosona? Agora é de uma garotinha de 8 anos. Sim, uma médium de 8 anos incorpora o fantasma de uma adulta peituda e fica com um DECOTE BIZARRO.

Mas nesta partida de agora, sou forçado a dar mais crédito pra ele do que eu dava antes. O 1º caso eu achava bem chato, mas é bacaninha sim, na pior das hipóteses ele é inofensivo. Costumava detestar o 3º caso. E agora entendo perfeitamente por que eu não gostei dele antes, mas mesmo assim, como eu fui capaz de não gostar dele?!?! Beleza, rola um triângulo amoroso com dois homens adultos e uma adolescente, maqporra. Sem contar que é muita volta desnecessária que ele te obriga a dar, meu deus do céu, se ele tivesse 1/3 do tamanho seria consideravelmente melhor. Valeu, não nego isso. Mas ao mesmo tempo, os motivos do assassino, a arma do crime, o método, as questões morais que ele me obrigou a lidar, tudo isso foi perfeito. Quando terminei ele eu tava destruído por dentro, o final acerta a gente em cheio no coração.

E o 2º e 4º casos são tão absurdos de fodas que chega a ser surreal. Questões como a chegada da vida adulta, famílias desestruturadas, suicídio, até onde estamos dispostos a ir pelos ideais que acreditamos, morte de pessoas queridas, doenças e tragédias causadas por condições merdas de trabalho, tudo isso percorre todo o jogo e é tratado com uma maturidade surpreendente. AINDA MAIS se lembrar que estamos falando desta franquia, que é famosa pelo senso de humor e pelos personagens caricatos.

Ace Attorney 2 é sim o pior da trilogia original, não é mentira. Mas essa é uma verdade pequena, não seria justo com o jogo a gente não alargar essa verdade. Também é verdade que ele faz coisas fantásticas que só uma continuação consegue fazer. O desaparecimento de Miles Edgeworth depois do final do 1º jogo. O fato de Phoenix e Maya terem aprendido com o que aconteceu nele, e já estarem mais maduros antes mesmo deste aqui começar. A introdução de ótimos personagens novos, e os relacionamentos entre eles e com o elenco que já existia. Tudo isso e muito mais são coisas Ace Attorney 2 tira de letra e passa com louvor.

É uma pena que ele tenha repetido e exacerbado os defeitos do antecessor. Se não fosse a mania de rankear e comparar os jogos, tenho certeza que ele seria lembrado com muito mais carinho.

Veredito: Mario 2D chegou ao ápice aqui.

Existe um motivo muito simples para este jogo ser reverenciado ao infinito e além por qualquer fã de Mario: é porque ele é bom pra cacete. A meu ver não tem nem discussão, nenhum plataforma 2D tradicional supera Super Mario World, e fim de papo. No máximo Super Mario Bros 3 consegue empatar. E olhe lá.

O nível de criatividade e de polimento em TUDO aqui é absurdo. Fases, poderes, inimigos, caminhos alternativos, visuais, músicas, mecânicas, chefes, controles, NADA neste jogo consegue ter um rival à altura em qualquer jogo do tipo. E não foi falta de tentar. Super Mario World é um dos maiores responsáveis por plataformas 2D terem sido o gênero gamístico mais popular do mundo por boa parte dos anos 1990.

Eu tenho muitas e muitas críticas ao Shigeru Miyamoto, o cara consegue ser um babaca de marca maior quando ele quer, mas é inegável o talento, dedicação e competência que ele sempre teve. Não é à toa que ele virou o maior game designer da história, não é a toa que ele está para o videogame pós-Atari assim como Fernando Pessoa está para a poesia portuguesa ou como Milton Santos está para a geografia da virada do milênio. Se Shigeru e Takashi Tezuka não formassem uma dupla tão incrível, é provável que os videogames tal como conhecemos hoje simplesmente não existissem.

Obrigado, Shigeru. Obrigado, Takashi. Obrigado, Koji Kondo e Hideki Konno e todas as outras pessoas envolvidas nesse projeto tão maravilhoso.

Obrigado, Super Mario World. O mundo gamer te saúda.

Um RPG diferente de tudo, com uma gameplay única dentro de um universo com personagens MUITO carismáticos. Sistema de combate divertido e desafiador junto com uma trilha sonora IMPECÁVEL.
O game permite que você faça algumas "escolhas" durante os combates e todo o universo do jogo muda de acordo com o que foi escolhido. Ler este review até o final, isso te enche com DETERMINAÇÃO.

who the fuck in new york names their daughter fray

esse é definitivamente o pior jogo de 2023 até o momento, o gráfico é horroroso mesmo no máximo e com ray tracing ligado, sem contar que mesmo numa rtx 3060 o jogo nao consegue nem manter os 30 fps com tudo no mínimo e dlss ligado. a história é uma tranqueira nojenta de ruim, faz parecer que sword art online é bom perto dela, os personagens não te cativam nem um pouco, as piadas são ruins, o roteiro é previsível e preguiçoso além de ser lotado de conveniências. a unica coisa que minimamente presta no jogo é a gameplay e nem isso presta pra ser sincero, totalmente confusa e cansa depois de 20 minutos, ela consegue ser pior que a do final fantasy xv, mal tem variação, eu vi os mesmos golpes durante 2 horas, o jogo tbm é extremamente fácil, mesmo no dificil tu so vai apertar rt/r2 ou mouse ate o fim do jogo sem desafio algum. pra finalizar com chave de bosta, a atuação é uma carniça imensa, o áudio do jogo é todo estourado, a trilha sonora é podre e o unico ponto positivo é a gata de estimação da protagonista, é literalmente a unica coisa q eles se esforçaram pra fazer

Roguelike sensacional, jogo desde o lançamento.

PC version is dogshit considering it costs around 10 bucks on Steam and you still don't unlock everything, AND even if it did the other major PC roguelikes are still far better.

Mobile version is quite good though: only competes with Soul Knight and 6 premium characters can be unlocked for free. Much better business model on phone because its free/freemium, so why isn't it the same on PC???

O SUCO DO HYPE (e melhor que soul knight)

Um jogo muito bonitinho, porem bem enjoativo. Nos primeiros dias fiquei fascinado, mas não demorou muito pra desinstalar.

O jogo já me fisgou logo no início quando começou a tocar "Home" da Gabrielle Aplin. Que OST fantástica!
Os personagens são todos muito carismáticos, e a história do game é excelente!

Alex Chen ♥

Duet

2013

Eu realmente entrava em estado de flow com esse jogo, de começar a jogar e meus dedos começarem a escolher sozinhos como mover as bolinhas.