Veredito: O meu jogo preferido do mundo, agora aperfeiçoado até o último detalhe.

Quando paro pra pensar, não tem nenhuma razão objetiva pra Sonic 3 & Knuckles ser o meu jogo favorito. Ele não é nem de longe o melhor jogo que já joguei. Falta bastante cuidado em alguns detalhes, a IA do Tails poderia ser melhorada, a campanha do Knuckles - especialmente na 1ª metade - fica na cara que não foi testada e polida como deveria, etc etc etc. Enfim, não existe jogo perfeito, e S3&K definitivamente não é a exceção.

Não me entendam mal, porque ele é realmente muito bom. Mas muito, muito bom mesmo. Apesar dos pesares, é um jogo sólido para um senhor caralho. Quase 30 anos depois e ainda não fizeram um plataforma de velocidade 2D mais redondinho que ele, e não foi falta de tentar: Sonic Rush, Spark, Freedom Planet e mais um monte estão aí pra não me deixarem mentir. Ano entra, ano passa, e S3&K continua reinando como o absoluto ápice de seu gênero, com controles precisos e uma física balanceadíssima, mecânicas robustas e extremamente funcionais, level design de primeira, uma trama simples e funcional com uma narrativa prática e direta, e tanto visuais quanto músicas simplesmente top de linha.

O verdadeiro padrão ouro do que é um jogo bom do Sonic em 2D.

Mas é "só" isso. Ele é só um jogo muito bom e não passa disso. Não tem nada que o eleve a um outro patamar para estar junto dos meus favoritos. Para estar acima de Talos Principle e Outer Wilds, cujos puzzles e universos me emocionam e dialogam intimamente comigo como nenhuma outra obra é capaz de fazer; e no mesmo nível de Sonic Adventure 2, que foi o jogo que me moldou na pessoa que sou hoje, com sua história magnífica, jogabilidade sublime e a melhor trilha sonora que já existiu.

Quando paro pra analisar friamente, S3&K é "só" um jogo muito bom.

Mas jogar videogame não é algo pra ser analisado friamente. A arte não é objetiva, e não tem que ser. A experiência estética é algo muito pessoal e íntimo. E sempre será.

Sonic 3 & Knuckles sempre vai ser meu jogo favorito da vida, e acredito piamente que nada pode mudar isso. Não porque ele é bom - e de novo, ele é MUITO bom, mas eu o adoraria mesmo que fosse uma bosta - e sim pelo quanto ele me faz feliz há quase 30 anos.

Este é o jogo que me fez gostar de videogames.

É o jogo que me fez ganhar um Mega Drive dos meus pais antes de eu ter 05 anos de idade. É o jogo que eu mais rejoguei na vida (acho que nem Zelda Ocarina ou Sonic 1 superam ele nesse quesito) sem nunca cansar, sem nunca achar que ficou repetitivo demais, fácil demais, mecânico demais, sem nunca ficar uma única partida sem descobrir algo novo: uma técnica nova que é boa pra correr mais rápido em alguma fase, um jeito mais eficiente de fazer aquele pulo e ganhar alguns milissegundos, ou então um caminho mais otimizado que me permita pegar todas as esmeraldas mais cedo.

Eu não faço a mínima ideia de quantas vezes já rejoguei S3&K - só agora rejoguei duas campanhas completas, todas as fases + as 14 esmeraldas duas vezes, e mais algumas fases individualmente pra bater recordes pessoais, e tou triste que infelizmente acabou -, mas tenho absoluta certeza que em todas elas eu me diverti DEMAIS.

Desde que eu tinha 04 anos, Sonic 3 & Knuckles faz parte da minha vida. Sempre fez. Sempre vai fazer. É uma constante universal.

E não existem "qualidades objetivas" que consigam bater de frente com isso.
---

PS: Um dos problemas que não mencionei lá em cima é que ele era claramente ambicioso demais pro console e época em que lançou, e praticamente todos os ports são muito mal feitos. Daí entra Angel Island Revisited, um port feito por fãs que converte ele em um jogo nativo de Windows com todo o capricho que a Sega jamais teve com ports oficiais, e INSTANTANEAMENTE quase todos os defeitos dele se corrigem.

Agora tem suporte a 60 quadros e a 16:9, uma CARALHADA de opções pra brincar, controles melhorados - inclusive é possível voar no modo Sonic+Tails e controlar o voo facilmente usando um controle só -, time attacks, conquistas, extras desbloqueáveis, e suporte facilitado a mods. Sem contar que ele ficou LINDO DE MORRER, meldelsdusséu!!! ❤️

Reviewed on Mar 06, 2023


12 Comments


1 year ago

Admiro muito que você tenha maturidade o bastante para reconhecer que os seus favoritos não sejam os mais elaborados e bem feitos já existentes e aceitá-los por suas falhas. Te entendo perfeitamente nisso, já que o meu jogo favorito é o Smash Bros Brawl e todos nós sabemos o quanto ele é criticado pelo balanceamento e gameplay truncada, e mesmo assim eu gosto dele não só pelo meu apego pessoal, mas por me deixar feliz e dar aquele quentinho no coração independente das falhas, mesmo não sendo exatamente um dos melhores já feitos ou algo assim (não é o único dos meus favoritos que tem essa situação, mas é o exemplo que pude dar).

1 year ago

As vezes o indivíduo está louco no Sonic The Hedgehod 3 & Knucklenismo.

1 year ago

Eu só não entendo uma coisa, qual é o seu favorito, Sonic 3 & Knuckles ou Sonic Adventure 2 ? Eu lembro de você falar que o Adventure 2 é seu favorito também.

1 year ago

@Yansergamer94: Brawl é, a meu ver, o melhor Smash já feito, EXCETO para torneios.

@Geno123: https://i.imgflip.com/7dflyd.gif

1 year ago

@CDX Brawl só perde pro Ultimate...

1 year ago

Considero Brawl melhor que Ultimate, mas prefiro ainda Ultimate porque sou putinho de torneio. =P

1 year ago

@CDX explique porque você acha o Brawl melhor.

1 year ago

This comment was deleted

1 year ago

@Geno123 Brawl tem uma entrada nesta lista aqui que explica por que eu admiro tanto ele.

No mais, ao contrário de Brawl/Melee/N64 que eram bem originais tematicamente, tanto Ultimate quanto Smash 4 são derivativos e incompletos demais pro meu gosto nos modos de jogo e vibe geral.

1 year ago

@Hunyoshi HAHAHAHAHAHA

...só falei verdades. 👀

1 year ago

@CDX eu acabei de ler a lista, sempre achei o Ultimate melhor que o Brawl objetivamente, mesmo não sendo uma diferença tão gritante.

1 year ago

Amor por videogames é algo surreal de bonito de ver. Me encatei da maneira que, enquanto narrava, falava deliberadamente mal e bem do jogo que tanto ama. Deve ser um jogo importantíssimo para você e me fez ter vontade de jogar. Excelente review.

1 year ago

Valeu pelos elogios, galera! ❤️

Pra quem interessar, tenho esta outra review aqui do jogo base. 👀