2001

Jogar ICO é definitivamente uma experiência única, tato a gameplay quanto a ambientação e level design são muito a frente da sua época, a OST é simples, mas brilha em certos momentos, um jogo a frente de seu tempo em todos os sentidos.

Nunca fui de escrever muito sobre as minhas experiências com mídia no geral, sou péssimo em colocar em palavras esse tipo de coisa, mas esse jogo, ou melhor, essa obra de arte, me fez querer tentar.

A principio, NieR Replicant me interessou puramente por ser uma suposta prequel do Automata, e também por que eu fiquei instigado pelo universo do mesmo, porem, eu encontrei algo muito melhor do que eu esperava.

Yoko Taro faz aqui, um dos melhores trabalhos de narrativa que eu já vi, em todos os momentos desse jogo, eu me senti preso a mesma, ela é instigante e muito bem desenvolvida, cada pedacinho que eu tinha desse jogo a mais era uma alegria, (e também uma certa tristeza). Os personagens são incríveis e durante minha gameplay eu criei um carinho imenso por eles, (estou falando com vocês, Emil e Kainé) se tornou um dos meus favoritos.

O que me instigou a escrever esse texto, foi a reflexão que eu tive sobre toda a minha jornada com esse jogo, sobre todo o sentimento que esse jogo tem e como ele consegue emocionar, é pra mim, o que torna tudo especial.

Minha única ressalva com esse jogo fica com as missões secundárias, elas não são instigantes como a campanha e não acrescentaram em nada na experiência.

No mais, termino esse texto com uma alegria que poucos jogos me deram, digo sem receio que fico muito grato e feliz por ter conhecido a Duologia NieR.

"Our journey may have been meaningless."
"Our past may have been a mistake."
"But we’re not going back."
"Even if this world comes to an end."
"Because this… This is the world with the people we cherish"

This review contains spoilers

Meu jogo favorito da série Yakuza e da RGG Studios

Digo sem receio que esse jogo tem a melhor gameplay da serie Yakuza, a história não deixa desejar e o dilema moral aqui é fortíssimo, além das missões secundárias serem extremamente legais, foi divertido do inicio ao fim (e depois dele também).

"The world began without knowledge, and without knowledge will it end. Dost not this ring clear and true?"

Sun light 夢を醒ます 朝の光
また照らし出す(all over my sight) この世界

途切れた約束だけ 独りかかえて
臉の昨日だけ(it's over my blind) 追いかけた

Stay high 忘れてたよ こんなに透き通ったスカイプルー
きっと キミがくれた
True feel 輝き

いつか つないだ手の強さに傷ついても
絶対はなさないよ
Dear Friends このままずっと

Stray days 同じ月を幾つ見上げたろう
同じさよならを(We told you so long) 越えただろう

痛みがくれる宝石知ってたはずなのに
なくした光だけ(You told me what's wrong) 數えてた

Stay high 気付けばほら 窓越し 眩しいスカイブルー
きっと明日のドアが
still green 開くよ

いつか巡る時が全てを変えてしまっても
絶対なくさないよ キミを
I'll lead the brand new days

Sun light 夢を醒ます 朝の光
そして輝き出す(It's all up to you) この世界

生きる意味を呼び疲れ 俯く日もある
それでも心には(So look up to you) キミの笑顏

Stay high 忘れてたよ こんなに透き通ったスカイブルー
きっと キミがくれた
True feel 輝き

夢が醒めるから 出会える 新しい明日に
絶対信じてるよ Your faith いつでもずっと

Stay high 気付けばほら 窓越し 眩しいスカイブルー
きっと 明日のドアは
always green あいてた

New days 春の風に聴こえる graduation
今日からの True days キミと出会いう明日へ
I'll lead the brand new days

新しい奇跡を ここから始める 
shining place ねえ もう一度キミと

Zenith of the medium. Hallmark of media. Gold standard of storytelling. Apogee of creativity. Vertex of invention. Crest of ingenuity. Acme of imagination. Pinnacle of innovation. Epic of epics. Legend among legends. Peak fiction

Hihihiha

Tenho preguiça dos jogos da CD, outra hora eu termino

Me diverti pakas com os manos mas é mal otimizado pra caralho (jogo feito no unity precisando de 8gb de RAM vsfd)

"You don't have to save the world to find meaning in life. Sometimes you need something simple. Like someone to take care of."

Persona 3 tem vários dos melhores aspectos da franquia, mas também é o mais problemático.
Apesar disso, nenhum desses problemas ofuscam o quão especial e único esse jogo consegue ser.
P.S: Aigis.

Provavelmente o jogo que eu tenho mais carinho, o 3° semestre é simplesmente impecável em todos os sentidos, elevou o patamar do jogo base que já era ótimo

(Isso não é uma review, é só um pequeno comentário meu sobre esse jogo que considero extremamente marcante, com alguns spoilers)

The Last of Us é sem duvidas um dos melhores jogos que eu já tive o prazer de jogar em toda minha vida.
É basicamente uma aula de como construir uma relação natural e palpável, usando seus personagens como recurso pra trabalhar esses temas extremamente delicados.
O jogo mostra a forma como Joel, vai evoluindo alongo da narrativa, se relacionando com Ellie e criando uma relação paternal com a garota, ao ponto de sacrificar a única esperança da humanidade em prol de salva-la da morte, sem duvidas o elemento mais único do jogo
Em quesitos como gráficos, jogabilidade e trilha sonora, o jogo é praticamente impecável, são aspectos do game que ajudaram a maximizar minha experiência com o mesmo.
No mais, foi uma experiência fantástica do inicio ao fim, é difícil descrever essa obra de arte em sua totalidade.