2018

Eu tentei... tentei 3 vezes e não gostei, dropei as 3. Realmente não clicou pra mim, todas as vezes que terminava uma run ja batia um desanimo por ter que fazer aquele caminho de novo. Mesmo com algumas diferenças entre as runs não foi o suficiente pra me despertar aquele senso de novidade ou de objetivo, eu só ficava cansado da repetição. A gameplay é interessante mas não é tão enganjante quanto eu achava, é frenética ao ponto de você se perder no tanto de informações em tela e não conseguir absorver nenhuma, eu quase nunca sabia quando eu tomava algum dano porque era tanto efeito e animação na tela e o combate era tão rápido que tudo se misturava de forma que em algum momento eu olhava pra barra de vida e ja tava com ela la em baixo sem perceber. Acho que é a primeira vez que eu desgosto de um jogo que todo mundo ama, mas é normal, todo mundo erra e todo mundo ta errado agora.

Eu passei minha infância jogando ps2 e nunca cheguei a realmente zerar RE4, eu era uma criança e jogava muito pouco por causa aquela atmosfera hostil e macabra, era mais fácil assistir pessoas mais velhas jogando. Eu me divertia só de assistir justamente porque nunca tinha visto nada parecido com RE4 naquela época em termos de gráfico, física e jogabilidade, as cutscenes com métodos cinematográficos me chamavam muito a atenção. RE4 Remake adaptou de forma brilhante aquela fórmula do jogo de 2005 para contexto atual, é um ótimo jogo em tudo que se propõe a ser, personagens extremamente carismáticos, história simples mas envolvente e uma gameplay muito divertida e frenética. Esse jogo me prendeu desde o começo e vai ficar marcado na minha mente igual o primeiro fez.

2022

Na minha adolescência eu lembro de pegar o Xone de um amigo emprestado porque ele tinha comprado um pc gamer e o console tava parada. Na época já tinha gamepass e um joguinho de luta indie nos confins daquela lista de jogos me chamou atenção. Joguei e me apaixonei pelo combate extremamente envolvente, eu engoli aquele jogo por um dia inteiro com um amigo ja que o jogo tinha coop e fiquei me perguntando se aquilo era uma beta pelo final do game ser ilogicamente inconclusivo, nem parecia que aquilo era um final boss, pesquisei tudo sobre o jogo e no fim percebi que ele tinha sido "meio abandonado" por causa da baixa popularidade. O jogo era Absolver: Downfall da Sloclap. Desde então eu tinha esquecido dessa desenvolvedora até ver o trailer de Sifu e por quem seria produzido, o combate totalmente refinado e polido daquele falecido Absolver tava de volta, e agora era realmente um jogo completo. Não só isso mas o jogo inteiro é bem feito, a trilha sonora, direção de arte (DESTAQUE PRA CARALHO) e o game design extremamente inteligente, o desafio e a maneira de enfrentar inimigos e bosses que me lembra o sentimento prazeroso de jogar sekiro. Graças ao bom deus o potencial da Sloclap foi percebido e vai continuar sendo explorado. Esse com certeza é dos meus jogos favoritos e não é só pela nostalgia, mas é pela originalidade e ousadia que Sifu carrega. Isso é Wude, obrigado Sloclap.

Foi uma experiência bem legal acompanhar um jogo tão esperado como esse e joga-lo desde o seu lançamento foi divertido, praticamente um jogo-evento, toda a repercussão que ele gerou foi maior que qualquer outro lançado esse ano, vou me lembrar pra sempre disso. Falando propriamente do jogo, não supriu minhas expectativas pessoalmente (culpa minha, eu elevei ela demais), ele é ótimo e cheio de qualidades, todas as reviravoltas na historia e a imersão tecnicamente falando são incríveis, agora muito dessa qualidade que o jogo tem perdem o brilho por ter defeitos tão influentes, problemas que atrapalham fortemente o ritmo de jogo, se torna cansativo. No geral é um bom jogo que frustrou expectativas que eram altas demais, mas ainda assim um bom jogo. Esse é o primeiro jogo da Bethesda que eu jogo e posso dizer que fiquei curioso pra jogar os outros, só espero que no futuro eles trabalhem pra melhorar os seus pontos fracos porque The Elder Scrolls VI precisa ser muito melhor do que Starfield foi.

Mais um ótimo indie da Annapurna, a criatividade que esse jogo alcança com as suas mecânicas é absurda, o game design e a curva de aprendizagem são muito bem idealizados, esse jogo é mais uma prova que games indie empurram essa indústria pra frente.

parece mais um jogo da liga da justiça

Isso é gameplay pura, cada local desse jogo é um quadro pintado, cada paisagem parece até um sonho, cada criatura remete a mais criativa e revolucionária obra de fantasia criada por Tolkien. Eu não conseguiria escrever tudo que eu senti jogando esse jogo, ele se tornou especial demais pra mim. O sentimento de aventura e de encanto que eu tinha quando assistia desenhos e via filmes enquanto criança, a sensação de descoberta em um universo mágico. A direção de arte, as músicas, o design dos monstros e dos personagens, cada pequeno local feito com um carinho excepcional, isso é arte. Obrigado From Software por mais uma experiência extraordinária.

A simplicidade de uma mecânica tão orgânica, jogo apaixonante.

Fui jogar só pelo rewards e viciei, é uma gameplay realmente.

Um jogo que eu tenho um carinho enorme, me entreteu durante a pandemia e me ajudou a conhecer muitas pessoas, a primeira vez que eu me senti intensamente dentro de uma comunidade. O multiplayer que eu mais aproveitei na vida, me deixou viciado, jogava todo dia sem falta e chamava sempre uma galera pra jogar junto. Os mapas (Verdansk e Rebirth Island) foram tão marcantes que eu sinto saudade como se fossem um lugar real, as armas que eu usava eram como minhas amigas. Cara como aquela época foi boa, foi o jogo certo na hora certa, coisa que nunca mais vai acontecer com call of duty, a Activision perdeu uma grande oportunidade tão promissora quanto fortnite. Agora só restam lembranças e eu agradeço a Deus por ter vivido o que eu vivi nesse jogo.

isso com certeza é um jogo já feito

Esse aqui é problemático, é um jogo bem inferior ao 2 remake e mesmo assim eu consegui me divertir. Como jogo de terror é bem fraco, não que isso seja um problema pra mim até porque esse gênero não é o meu favorito, mas mesmo com aqueles momentos meio sem sentido que da pra perceber no decorrer da história ainda tem coisas boas nele. Eu não joguei o original e pelo que vi coisas demais foram cortadas o que acabou prejudicando muito o resultado final. Enfim, Capcom errou nesse.