jogo ok, memorável e tem gameplay boa

meu jogo favorito antes de trails

combate top de linha. tem conteúdo PRA CARALHO. tem atmosfera boa, ost excelente. não sou tão na dele quanto o 4u, mas acho que em questão de gameplay é mil vezes melhor. muito bom de jogar solo e com amigos.

melhor monster hunter. tem uma história fraca, mas é a primeira existente em um jogo de mh. a gameplay é até que simples comparado com os jogos futuros, mas é efetiva. a questão de áudio e aparência é o que faz o jogo ser tão especial, bem feito e polido. a UI, a UX, os gráficos, a trilha sonora, a atmosfera, o estilo de arte, os designs dos monstros, os ataques deles. os combos são mais desenvolvidos de ambos lados (do jogador e do monstro). no geral é um jogo extremamente especial e mora no meu coração.

terminei todas as quests single player, cheguei no começo do high rank. migrei pro mhxx

é minecraft, tlgd... não tenho nada a falar exceto que é um clássico moderno

jogando com meu irmão. gráficos extremamente lindos e gameplay engajante.

tudo nesse jogo me agrada. os gráficos, lindos e surpreendentes pros padrões de seu tempo, com cores charmosas e vibrantes. a gameplay, que mesmo simples, ainda mostra dificuldade e desafio, e é satisfatória. a música, que mesmo sendo em pouca quantidade, é muito bem feita e nostálgica. fiz todas as 6 rotas, e os finais foram até que engraçados. a versão de 3ds tem bastante customização, pra todo tipo de jogador. eu amei esse jogo.

xenogears. o começo e o final. o alpha e o omega.

eu não esperava que esse jogo fosse se tornar tão especial pra mim. tão amado. tão essencial. achei que não seria nada demais, e que era só um jrpg ok. e até boa parte do disco 1 foi. um jogo excelente, mas nada demais, e com bastante problemas de pacing como um jrpg normal. mas me veio o segundo disco. a obra prima. o pico dos videogames. este jogo não é só um jogo... é muito mais do que isso. comparado aos outros jogos do gênero que joguei, ele aprofunda muito mais nas questões humanas e divinas. ele analisa o interior do nosso funcionamento. como percebemos a realidade. como conseguimos viver em sociedade.

porém, boa parte disso é raso, observando pelas lentes de alguém que conhece psiquiatria e filosofia. tem um universo profundo, mas não realisado. este é o desastre do disco 2. por mais que ele tenha melhorado de forma incomparável em relação ao disco 1, ele poderia ser muito mais. um universo com infinitas possibilidades.

a gameplay deixa a desejar, mas é legal e bem feita. bem enjoativa, devido ao desequilibrio entre história e gameplay. o combate tem influências de fightans, mas não aprofunda tanto quanto deveria. as animações são bem medíocres até o final do disco 1, onde começam a ficar legais. as dungeons do disco 1 são bem chatas. eu gostei delas no disco 2, são bem mais curtas.

a música poderia ser melhor, mas é excelentíssima. sofre bastante de repetição, assim como a gameplay, e fica enjoativa bem rápido. algumas músicas são extremamente lindas. mesmo com a pouca quantidade de músicas, o jogo não usa boa parte delas com a frequência que deveria, e prefere usar outras bem batidas.

os personagens são bons, com ótimo desenvolvimento, mas também poderiam ser bem melhores. o fei, krelian, citan, elly e bart são totalmente realizados e uns dos melhores personagens que já vi em mídia. mas o resto fica no fundo depois que seus arcos acabam, ou só falam coisas genéricas junto com todo o resto pra não serem 100% inúteis.

eu queria tanto que o jogo tivesse mais flashbacks, ou fizessem dos que existem mais aprofundados, talvez até jogáveis. pra mim, foram umas das melhores partes do jogo.



veredito: eu amo esse jogo, é o meu favorito até agora junto com a duologia crossbell de trails, mas não consigo recomendar. esse jogo sofre. é enjoativo em seu pior, amável em seu melhor. é muito mais longo do que deveria, e ao mesmo tempo muito mais curto do que eu queria que fosse. joguem se já tiverem experiência com outros jrpgs da época, e tiverem bastante paciência.

(mensagem do discord)
primeiramente, eu terminei o end game de xenogears hoje, amanhã eu começo a fazer a última dungeon
segundamente, voltei a jogar xenosaga hoje, mais pra já ir andando com o jogo e tal, já que boa parte do xenogears já tá finalizada. e agradeço a mim mesma por ter esperado ter chegado no final de xenogears, pq antes não tava entendendo nada no xenosaga. xenosaga é mais como uma reinterpretação do mundo de xenogears, na época antes do crash da nave. tem os mesmos termos, esquemas etc, mas com alguns a mais (gnosis, agws, umn, etc), e como o jogo não explica muito os sistemas que tinham no xenogears, então eu acho bem necessário ter jogado ele antes. eu to curtindo o jogo em si, mas sofre até um pouco mais dos problemas de xenogears, já no começo do jogo mesmo. no caso sendo a falta de balanceamento entre ceninha e gameplay, a música excelente mas extremamente repetitiva e enjoativa e tal. eu não curti tanto os modelos 3d, mas a artwork 2d dentro do jogo é bem daora. o combate já começa bem melhor que o gears, e o combate terrestre parece bem mais com o combate de gear do gears doq do terrestre. e o combate não é dividido em 2, é só um. lol

recomendaria, mas só pra quem jogou e entendeu o xenogears. não tá melhor do que o começo do xenogears, mas tá excelente. xenosaga fica com 8/10 e xenogears com 11/10.


nota: to jogando no ps2 mesmo, hardware real, coisa rara pq o único jogo de jrpg que tenho disco é xenosaga. peguei do meu tio "emprestado" (foi mais pra um pequeno furto).

jogando com meu irmãozinho. o port de pc é uma porcaria, se forem jogar, joguem pelas outras plataformas. o jogo em si é muito bem feito, traz um estilo anime nos gráficos charmoso, bem melhor que o de tales of the abyss; a história não é nada demais, tem uns personagens bons mas não acontece nada que aparente ser importante. a música é boa, mas não excelente. é bom der jogar. a gameplay, até agora, não é muito complexa, mas definitivamente melhor que a do abyss. a comédia é MUITO engraçada.

muito bom, mas poderia ser melhor. o final poderia ser melhor explicado, desenvolvido, e prolongado. eu realmente quero ver mais dos personagens, na vida real, se divertindo. sinto que os créditos foram extremamente curtos. mas fora isso, é um jogo extremamente estiloso. sinto que a gameplay decaiu conforme o jogo foi rolando, mas é muito boa. os personagens são muito bem caracterizados e únicos. sinto que eles poderiam ser pessoas na vida real. é um jogo com uma história bem natural, e gostei muito dela. a segunda semana do jogo é o ápice, com trilha sonora estourando, a história atingindo mistérios muito bons, e o combate com todas as mecânicas.

ainda quero fazer o pós game. vai demorar, mas planejo jogar a história adicional da versão de switch e a sequência.

jogo chato. lento. não consegui gostar. talvez se eu rejogar mais algumas vezes consiga gostar, mas não to afim. e a implementação de gyro é péssima. pelo menos é bem curto, demorou menos de 1 hora pra terminar.

muito bom. amei. a gameplay é ruim, e o pacing na segunda metade também. mas o resto todo é top de linha. amei a estética, a história, os personagens, etc etc. ainda quero rejogar e fazer as missões secundárias, seguindo um guia, no new game +.

jogo muito divertido! gostei bastante da exploração e da gameplay, e a história é boa. mas é um jogo bem simples de natureza.