68 Reviews liked by weatherday


this is humanity's greatest achievement and we should be using the moomins as examples for how to make society better

esse jogo tem um ar muito reconfortante amo ele

Jogado em um emulador.
Explodiu minha cabeça quando eu descobri que esses games que originaram o anime que eu via.
Não zerei mas ele é muito divertido e entendo os fanboys, dá pra se viciar bastante nele

Um marco pra saga Final Fantasy.

Mesmo jogando pelos Pixel Remaster e não vendo o salto gráfico e de hardware do Nintendinho pro Super Nintendo, é IMPOSSÍVEL de não se notar as melhorias que esse jogo apresentou em relação a todos os seus predecessores, em basicamente todos os seus aspectos.

Começando pelo óbvio ponto mais alto e de mais destaque que é a história, Final Fantasy IV introduziu pra franquia a narrativa com foco em seus personagens e em seus desenvolvimentos, o que acabou se tornando o padrão pra saga hoje em dia. Eles pegaram o diamante bruto que era Final Fantasy II e o refinaram criando uma história bem construída e divertida, que reconhece os seus limites e nunca tenta os ultrapassar, sendo muito centralizada nos seus personagens carismáticos e que conseguem te cativar à primeira vista. Eles conseguiram trabalhar muito bem na construção da história desse jogo visto que ele foi tecnicamente o primeiro Final Fantasy a ter uma história de verdade, já que a do 2 era bem simples e vazia, e entregaram uma experiência muito cativante e animada que é muito difícil de não te prender e fazer você adorar acompanhar cada momento dela.

Falando nos personagens, eu adorei o modo que cada um deles foi introduzido e como eles se encaixaram na história cada um do seu próprio jeito. O personagem do Cecil tem uma construção muito boa no início do jogo e por mais que depois de certo tempo ele seja meio jogado pra segundo plano, ainda da pra ver como ele se desenvolve ao desenrolar da história e como o personagem dele cresce do início ao fim. Todos os protagonistas são muito carismáticos e alguns tem até mesmo sua própria sub-trama e um desenvolvimento durante o jogo, como o Kain e a Rydia, o que acaba acrescentando e muito pro mundo do jogo e pros seus personagens. Aliás, gostei bastante do Golbez e como ele é basicamente um vilão de Power Rangers/Super Sentai e a conclusão dele no final é legal e bem feita.

A gameplay introduz o que acabou se tornando uma característica fundamental da franquia, que é o combate em tempo real, que eu pessoalmente gostei bastante e acho que cria uma certa necessidade de estratégia em cada combate e em como você usa o seu tempo corretamente nele para não acabar deixando o seu inimigo agir muito antes de você. A exploração de mundo que no Final Fantasy III já havia sido bem expandida, aqui é ainda mais, com 3 mapas pra serem explorados cada um com seu próprio ambiente, dungeons e locais opcionais que novamente, acrescentam muita coisa pro mundo do jogo e o tornam em algo muito mais do que apenas um local vazio feito pra progredir a sua história, até porque diversos povos residem ali e é legal ver como as diferentes civilizações desse mundo são compostas e se encaixam nele.

E o final desse jogo foi algo magnífico, desde o boss final até os créditos rolarem. Foi o primeiro Final Fantasy em que o último boss me fez ter a sensação de que aquilo era de fato a batalha final, diferente dos últimos que acabaram sendo bem decepcionantes e fáceis, e ver o fim da história do Cecil e dos seus companheiros finalmente tendo um momento de paz foi bem reconfortante.

Obviamente nem tudo são flores e eu tive alguns problemas pequenos com a história durante o jogo, mas o maior problema de fato é o jeito que alguns personagens foram usados e tratados e em como isso acabou tirando certo impacto da história. Não é um problema tão significante assim ao ponto de estragar o jogo mas é meio chato ver como certas cenas acabam perdendo o peso por conta disso.

Enfim, ADOREI jogar Final Fantasy IV e foi uma experiência magnífica sair dos 3 primeiros jogos pra esse, tudo aqui é muito bem feito e carismático e não teve um único segundo que eu me senti entediado ou achei o jogo chato. Esse jogo marcou a virada da franquia pra algo muito mais baseado em história e texto e eu adorei isso, os primeiros Final Fantasy são interessantes de se jogar pra saber de onde a franquia surgiu e como ela evoluiu, mas a partir de Final Fantasy IV é onde eles REALMENTE começaram a valer a pena de serem jogados, e eu recomendo muito que todo fã de Final Fantasy ou de JRPGs em geral jogue Final Fantasy IV.

I was writing the fifth paragraph of my review, and then accidentally clicked on one of my browser's bookmarked websites, losing all of my progress. It felt exactly like my first 6 hours into this game, so I think that this is way more symbolic than anything that I could have ever written.

The Legend of Zelda: Majora's Mask (2000)

used my imagination to play this, pretty good

I think this series made me realize I was just a girl the entire time actually

A creeper blew up my home fuck this game lol, Im gonna to taco bell need some tacos

i have daily traumatic flashbacks to high school where i was walking down the halls wearing an Undertale shirt and this one random guy was like "wh-what??? a gamer girl!" and then blocked my path and did the entire Sans speech. the whole thing. in public.

será que existe algo mais clichê no mundo do que dar 5 estrelas pra undertale.
desculpa, não tem como ser diferente.