Meu sistema de notas

Altas chances de ele ser muito diferente do seu.

É bom eu avisar que só dou notas na virada do ano, depois que termino de revisar e organizar o diário de jogos zerados. E como a nota do jogo é específica para aquela partida, provavelmente algumas notas que já dei aqui no site vão estar desatualizadas. Afinal, se eu rejogasse hoje, talvez gostasse menos ou mais do que na época.

Prince of Persia: Warrior Within
Prince of Persia: Warrior Within
½: Não tem salvação.

Eu adoro videogame, é raríssimo não curtir um jogo. Se chego ao ponto de dar nota mínima, é porque ele realmente se esforçou pra conseguir esse mérito. Na minha partida, a dor foi tanta que estragou toda a graça de jogar videogame. Às vezes é porque a temática do jogo é indefensável, às vezes é porque tem um defeito específico que me incomodou a esse ponto, e às vezes o jogo pisou e cuspiu em algo que eu tenho muito carinho.

O que importa é que de um jeito ou de outro eu fico ofendido com a simples existência de um jogo assim.

Esses jogos podem ter todas as qualidades do mundo, caguei. Podem ser jogos bem polidos, super coesos, atemporais. Foda-se. Eles me dão um desgosto tamanho que, mermão, a essa altura do campeonato já não têm mais redenção possível.
Tails Adventure
Tails Adventure
★: Ficou uma merda, mas a ideia era boa.

Eu costumo reservar essa nota a potenciais desperdiçados. São aqueles jogos claramente ruins, mas que com umas mexidas aqui e ali ficariam ótimos.

Pode ser uma dificuldade injusta, uma enorme falta de qualidades-de-vida, pode ser que eles só eram mesmo ambiciosos demais para os poucos recursos que tiveram, sei lá. ALGUMA COISA puxou eles pra baixo. Eles têm boas ideias, eles trazem coisas interessantes, eles têm potencial, mas essa "alguma coisa" fodeu todo o esquema.
New Super Mario Bros.
New Super Mario Bros.
★½: Sem graça.

Esses jogos não são ruins, longe disso. Eles têm qualidades, eles funcionam redondo, e eu super entendo por que os fãs gostam tanto deles.

Eles só não são pra mim.

Apesar de não fazerem nada exatamente errado, eles também não fazem nada de muito especial, nada muito digno de elogios. Ou pelo menos foi o sentimento que fiquei na minha partida.

São jogos que achei mornos, aguados, sem gosto, sem sal.

Que eu curto pegar pra conhecer, jogar uma vez pra ver qualé, e esquecer completamente dele em poucos dias. Talvez eu dê outra chance depois. Muito, muito depois.
GoldenEye 007
GoldenEye 007
★★: Gosto muito, mas é porque eu sou maluco.

Eu adoro esses jogos, juro que adoro, mas não consigo recomendar eles pra quase ninguém. Os defeitos são tão óbvios e atrapalham tanto a jogatina que, pra gostar de um jogo desses, você teria que ser doido feito eu.

Não me entenda mal. Eu gostei de jogar eles, provavelmente um dia vou jogar de novo, e vou jogar feliz. Vários jogos nesta categoria são importantes pra mim, nostálgicos, que eu tenho uma quantidade obscena de horas acumuladas.

Mas isso é porque tenho uma tolerância ENORME a defeitos, pra mim é muito fácil gostar de algo cheio de problemas. E todos os jogos com esta nota são provas disso.
Little Nightmares
Little Nightmares
★★½: Nota de corte.

A partir daqui, eu indico qualquer jogo sem medo.

Notas mais baixas que essa são, na maioria, jogos que eu gostei mas tenho alguma ressalva. Notas acima dessa geralmente são jogos fora de série, incríveis, espetaculares.

Esta nota é para jogos bons. Simplesmente bons, nem mais nem menos. Jogos que eu curti, e recomendo com tranquilidade. Eles não são excelentes, nem revolucionaram a arte gamística. Mas também não são horríveis, nem ruins, nem mesmo médios. Eles são bons, são legais, são bacanas. E isso basta.
Loom
Loom
★★★: Fodão.

Tou pouco me lixando pros defeitos que esses jogos possam ter. Claro, se passar um pente-fino com lupa, aposto que vou encontrar algum problema neles, e defeitos são defeitos. Mas, com todo o respeito, foda-se.

Naquilo que esses jogos fazem de bom, eles são extraordinários. São jogos divertidos para um senhor caralho, ou são emocionantes, ou então apenas extremamente sólidos. No fundo, não importa. O que importa é que eles me fazem muito feliz.
Mega Man X
Mega Man X
★★★½: MUITO fodão.

Esses jogos podem não estar entre os meus favoritos de todos os tempos, MAS PUTA MERDA ELES COM CERTEZA CHEGARAM MUITO PERTO!

Qualquer jogo que tenha dessa nota pra cima é porque eu vejo fácil ele sendo o top 1 jogo preferido de muita, mas muita gente mesmo. E com razão.
Chrono Trigger
Chrono Trigger
★★★★: O pódio.

Os jogos a partir daqui são a nata do que videogames podem oferecer.

Na minha cabeça existe uma lista imaginária de jogos perfeitos. Eu nunca consegui encontrar um defeito neles, e pode crer que não foi falta de procurar. Aos meus olhos, cada detalhe nesses jogos é espetacular num nível tão absurdo, tão inacreditável, tão milimetricamente calculado, o carinho que os criadores tiveram com a obra foi tão mágico, que o resultado final não poderia ser menos do que isso: os melhores jogos já concebidos pela humanidade.
The Legend of Zelda: Ocarina of Time
The Legend of Zelda: Ocarina of Time
★★★★½: O ápice absoluto.

Existem poucos jogos que chegam nesse nível pra mim, mas muitos motivos que podem fazem um jogo chegar a tanto.

Eles podem ter sido divisores de águas na minha vida. Pode ser que eu tenha uma nostalgia tão gigantesca por eles que iria doer meu coração dar uma nota um pouco menor. Mas na maioria das vezes eles só conseguem mesmo ser TÃO BONS a esse ponto.

Eu jogaria um trizilhão de vezes qualquer jogo com esta nota, sem cansar. E, pra ser sincero, provavelmente já fiz isso com boa parte deles.
The Talos Principle
The Talos Principle
★★★★★: Mudou minha vida.

Só 4 jogos até hoje conseguiram chegar aqui: Outer Wilds, Talos Principle, Sonic Adventure 2, e Sonic 3 & Knuckles.

Acho que jamais vou conseguir botar em palavras tudo que sinto por esses jogos. Posso escrever paredões enormes de texto, muitos e muitos paredões, e ainda vou achar que foi pouco. O lugar que eles ocupam na minha vida é insubstituível.

Mas se tiver que resumir, aí fica um pouco mais fácil. Eu sinto gratidão. Sou grato, muito grato a esses jogos por tudo o que eles fizeram por mim.

15 Comments


3 months ago

Eu só não identifiquei qual era o jogo com ★½ 👀

3 months ago

@Geno123 👀

3 months ago

Eu não entendi

3 months ago

@Felipse O Geno gosta do New Mario, então ele sempre me zoa quando eu falo que não curto. =P

3 months ago

GoldenEye 007 esta no gamepass e eu coringuei já na primeira fase pq qualquer mínimo erro tu falha e tem que fazer tudo de novo. Repeti sei lá quantas vezes e enlouqueci.

3 months ago

@OGabriel77 Se tu jogar na última dificuldade, têm umas fases lá pro final que são muito, MUITO mais tensas. =P

3 months ago

Acho que esse é o sistema de notas mais generoso que eu já vi na minha vida

3 months ago

@CDX eu tenho ctz absoluta que não vou chegar nas últimas fases kkkkkk. Eu já tinha começado na última dificuldade e travei de primeira kkkkkk

3 months ago

@Yanser94 Como eu disse: eu gosto de videogame, é raríssimo eu não gostar de um jogo. =P

3 months ago

@OGabriel77 Pô, joga na dificuldade mais fácil. Fica se estressando à toa não, hahahaha

3 months ago

@CDX eu vi que os objetivos aumentam de acordo com a dificuldade. No fácil, não é tão estressante não? Talvez eu dê uma segunda chance, mas beeeem talvez msm kkkkkk

3 months ago

@OGabriel77 No mais fácil, a maioria das fases é só chegar no fim da fase. =P

3 months ago

Não é possível que o homem jogou algo pior que Tails Adventure.

3 months ago

@Hunyoshi Se é objetivamente pior eu não sei, mas COM CERTEZA gostei menos. =P

E tu fala como se fosse super entendido de Tails Adventure. 👀

3 months ago

Tails Adventure é tipo matemática: eu deixo pra quem sabe.


Last updated: